Vygotsky, Agnes Heller y Ciampa: aproximaciones teóricas al proceso de identidad y constitución subjetiva

Aproximações teóricas sobre o processo de Identidade e Constituição Subjetiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6993

Palabras clave:

Identidade, Psicologia Histórico-Cultural, Subjetividade.

Resumen

En este estudio se realizó una contextualización teórica de las concepciones de diferentes autores respecto al proceso de construcción social de los sujetos. El objetivo es contribuir a la comprensión teórica de la Identidad en una perspectiva histórico-cultural. Aunque los estudiosos tienen diferentes aportes, es claro que hay puntos en común, especialmente al considerar la constitución de la identidad como un proceso activo permeado por la historia y los factores sociales. Con este estudio es posible afirmar que las personas siempre cambian y este es un principio de su formación. Este cambio metamórfico se produce en consonancia con los movimientos históricos, culturales, sociales y políticos.

Palabras clave: Identidad. Psicología histórico-cultural. Sujeto.

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Biografía del autor/a

Talita Meireles Flores, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui Graduação em Psicologia (2011), pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mestrado em Psicologia (2015), pela mesma Instituição. Especialização em Avaliação Psicológica pelo Instituto de Pós-Graduação - IPOG. Atualmente é Psicóloga Clínica e Institucional da Universidade Federal da Grande Dourados. 

Zaira de Andrade Lopes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduada em Psicologia-Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1985), Mestrado em Educação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996) e Doutorado em Psicologia-Universidade de São Paulo (2009). Professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordena o Grupo de Estudos e Pequisa: Aspectos psicossociais, históricos e culturais na constituição da subjetividade/Gênero e Psicologia – CNPQ.

Sônia da Cunha Urt, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora Titular Aposentada da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora Pesquisadora Sênior do Programa de Pós Graduação em Educação
(PPGEdu/UFMS)
Professora Pesquisadora Sênior do Programa de Pós Graduação em Psicologia
(PPGPsi/UFMS)
Coordenadora do GEPPE/Diretório CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia
e Educação.

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Publicado

2024-06-27

Cómo citar

Meireles Flores, T., de Andrade Lopes, Z., & da Cunha Urt, S. (2024). Vygotsky, Agnes Heller y Ciampa: aproximaciones teóricas al proceso de identidad y constitución subjetiva: Aproximações teóricas sobre o processo de Identidade e Constituição Subjetiva. Educação Em Foco, 27(52), 1–12. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6993