O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a formação de professores

Visualizações: 17

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v29i58.9371

Palabras clave:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Formação de Professores, Iniciação à Docência, Articulação Universidade-Escola

Resumen

Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, baseada nos estudos de Gatti (2009), Freire (1997), dentre outros, cujo objetivo geral foi analisar como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para a formação inicial de professores e o diálogo entre a Educação Básica e a universidade, considerando as demandas contemporâneas do ensino e os desafios de integração entre teoria e prática.  Nesse contexto, é necessário questionar as práticas desenvolvidas no âmbito do Programa para evitar a perpetuação do histórico distanciamento entre universidade e escola. Para isso, os integrantes do Programa na universidade devem assumir o papel de formadores nas ações voltadas à reflexão e ao aprimoramento das licenciaturas. Assim, a partir dos resultados, é desafiante para os formadores do Programa estabelecerem uma relação dialética entre as duas dimensões da atividade educativa: a pedagógica e a específica. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

BENILDA MIRANDA VELOSO SILVA, UNIFAP

Doutora em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG) - 2023. Mestre em Comunicação, Linguagem e Cultura (2012), Especialista em Informática e Educação pela Universidade do Estado do Pará (2004), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003). Atua como Docente na Universidade Federal do Amapá-UNIFAP, no Departamento de Educação do Colegiado do Curso de Pedagogia (DED/COLPED/UNIFAP).Professor formador do PARFOR (UNIFAP. Professora Colaboradora do Progrma de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC-CUNTINS-UFPA). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Coordena o projeto de Pesquisa: Educação a distância no Amapá: problematizações e desafios para a formação de professores. Organizadora do Livro: Tecnologias digitais na educação [livro eletrônico]: in(ex)clusão digital no contexto da Região do Baixo Tocantins. Atuou como Coordenadora Pedagógica da Rede Pública Estadual (SEDUC-PA) de 2008 - 2022. Professora Substituta da Universidade Federal do Pará- UFPA - Faculdade de Educação/FAED (2013- 2015 e 2018-2020). Atuou como Formadora do Ensino Superior PARFOR/FAED/CUNTINS (2013 -2019). Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: Didática e formação Docente, Prática Pedagógica, Educação, Tecnologia Educacionais, TICs e Cultura Ribeirinha, Educação a distância, Coordenação Pedagógica.

CARLA PATRÍCIA GAIA PEREIRA, UFPA

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2010-2014) e Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) (2016-2020). Pós-graduação Lato Sensu em Gestão e Planejamento da Educação pela UFPA (2015-2016) e em Educação Inclusiva no Campo pela UFPA (2021-2022). Atualmente aluna- mestranda do Programa de Pós-graduação Educação e Cultura (PPGEDUC-UFPA) , atua como professora concursada pelo município de Cametá - Pará, lecionando em turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Citas

BARZOTTO, V. et al. Leitura, escrita e pesquisa na graduação em letras: análise do discurso de textos acadêmicos. Curitiba: Mercado de Letras, 2014.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 18, p. 265-274, set./dez. 2006.

BRASIL. Portaria nº 96, de 18 de julho de 2013. Aprova Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Brasília, DF, Presidência da República [2013]. Disponível em: https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=522. Acesso em: 20 nov. 2024.

BRASIL. Decreto n. 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Brasília, DF, Presidência da República [2010]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2010/decreto-7219-24-junho-2010-606872-publicacaooriginal-127693-pe.html. Acesso em: 20 nov. 2024.

BRASIL. Declaração de Brasília, 2005. Disponível em: www.mre.gov.br/aspa/Decl/portugues. Acesso em: 7 nov. 2024.

CANÁRIO, R. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CARVALHO, D.; QUINTEIRO, J. A formação docente e o Pibid: dilemas e perspectivas em debate. EntreVer, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 1-12, jun. 2013.

DOURADO, L. F. Políticas e Gestão da Educação Básica no Brasil: Limites e Perspectivas. Educação & Sociedade, [S.l.], v. 28, n. 100 – Especial, p. 921-946, out. 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC). Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, 2014.

GARCÍA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote Ltda., 1995. p.1-15.

GATTI, B. A. et al. Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental. Revista Estudos em Avaliação Educacional, [S.l.], v. 20, n. 43, p. 215-234, ago. 2009.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, [S.l.], v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijui: Editora Unijui, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote Ltda., 1995. p.129-150.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

MOITA, M. C. Percursos de formação e de transformação. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Editora Ltda., 1995. p. 111-140.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In.: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote Ltda., 1995. p. 115-138.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora Ltda., 2009. p. 11-30.

RAUSCH, R. B.; FRANTZ, M. J. Contribuições do Pibid à formação inicial de professores na compreensão de licenciandos bolsistas. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 620-641, ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p620-641. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3825. Acesso em: 14 fev. 2024.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Publicado

2026-07-24

Cómo citar

SILVA, B. M. V., & PEREIRA, C. P. G. (2026). O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a formação de professores . Educação Em Foco, 29(58), 1–17. https://doi.org/10.36704/eef.v29i58.9371