Narrativas docentes a partir de entrevistas públicas:

uma estratégia de formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/rhp.v2i4.8497

Palavras-chave:

Narrativas docentes, História oral, História pública, Entrevista pública, Formação de professores

Resumo

As análises delineadas neste texto visam refletir sobre como as entrevistas públicas foram realizadas de maneira interativa para proporcionar momentos de formação de professores, com base nas ideias desenvolvidas na história pública. Como referencial teórico-metodológico optamos pela história oral em conjunto com a história pública para analisar as trajetórias de vida das professoras sob uma perspectiva sócio-histórica, com base em Santhiago (2016) e Cauvin (2016). Os estudos de Pranto, Sulaiman e Almeida (2023) e Goodson (2022) foram fundamentais para traçar discussões acerca do caráter formativo das narrativas docentes. As entrevistas públicas foram conduzidas de forma dialógica, permitindo a participação do público na construção das narrativas. As entrevistas públicas foram construídas a partir das discussões e reflexões acerca do entrelace da história oral e história pública, que nos permitiram uma visão e construção dialógica e colaborativa. Essa prática evidencia o caráter formativo das entrevistas, enfatizando a necessidade de compartilhar e valorizar as experiências dos professores dentro da comunidade escolar.

Biografia do Autor

Aliny Dayany Pereira de Medeiros Pranto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotada no Departamento de Práticas Educacionais e Currículo. Atua junto aos componentes da área de Didática e ensino de História. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED/UFRN e membro da atual diretoria da Associação Brasileira de História Oral - ABHO. É doutora em Educação, com ênfase nos estudos sobre história da educação no século XX, especialmente com a Campanha "De pé no chão também se aprende a ler". É pesquisadora do campo da história oral e tem desenvolvido pesquisas com narrativas docentes e com o período da Ditadura Militar e da Redemocratização no Brasil. Possui mestrado e graduação em História, tendo pesquisado sobre a história política brasileira no século XX. Atuou com entrevistas de história oral com anistiados políticos e demais envolvidos no processo de anistia no Rio Grande do Norte. Atualmente, coordena a Rede Trajetórias Docentes e desenvolve diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão envolvendo memórias de professores e sua expressão através da história oral, da história pública e das narrativas autobiográficas escritas.

Maria Inês Sucupira Stamatto , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É graduada e licenciada em História (URFGS), mestre em Ciência Política (UFRGS), doutora em História (Sorbonne), pós-doutora em Educação pela Université de Québéc à Montreal, UQAM/Canadá. É vice-líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero/diretório do CNPq, e coordenadora dos projetos de pesquisa Livro Didático: História do ensino de História no Brasil (1808-2008) e A Lei e a Escola: uma história da escola no Brasil (1808-2008).

Referências

ANDRADE, Everardo Paiva. ANDRADE, Nívea. História pública e educação: tecendo uma conversa, experimentando uma textura. In: MAUAD, A. M. ALMEIDA, J. R. SANTHIAGO, R. História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

ANDRADE, E. P. ALMEIDA, J. R. SILVA, M. M. P. Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores. In: Revista História Hoje, v. 8, nº 15, p. 158-181 – 2019. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v8i15.521

ALMEIDA, J. R. ANDRADE, E. P. Em busca de tempos da experiência: História de vida, profissão e narrativas de professores na pesquisa educacional. In: História oral e educação: experiência, tempo e narrativa. São Paulo, SP: Letra e Voz. 2019.

CAUVIN, Thomas. A textbook of Practice. New York, NY: Routledge, 2016.

DELGADO, L. A. N. História oral - Memória, tempo, identidades (Portuguese Edition) [Kindle Android version]. 2017.

FRISCH, Michael. A história pública não é uma via de mão única, ou, De A Shared Authority à cozinha digital e vice-versa. In: MAUAD, A. M. ALMEIDA, J. R. SANTHIAGO, R. História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

GOODSON, Ivor F. A vida e o trabalho docente. Traduação de Daniela Barbosa Henriques – Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.

PRANTO, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; SULAIMAN, Samia Nascimento; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de. Narrativas docentes para a formação inicial e continuada: a história oral no estudo das trajetórias docentes. Revista Crítica Histórica, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 45–61, 2023. DOI: 10.28998/rchv14n28.2023.0004. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/criticahistorica/article/view/16286. Acesso em: 28 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.28998/rchv14n28.2023.0004

PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. Tradução de Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

SANTHIAGO, Ricardo. Duas palavras, muitos significados: alguns comentários sobre a história pública no Brasil. In: MAUAD, A. M. ALMEIDA, J. R. SANTHIAGO, R. História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

SANTHIAGO, Ricardo. “Ele foi meu muro”: Liberdade artística e liberdade narrativa em uma metaentrevista pública. In: Revista Memória em Rede, Pelotas, v.10, n.18, Jan./Jul.2018 – ISSN- 2177-4129 DOI: https://doi.org/10.15210/rmr.v10i18.11393

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

SHOPES, Linda. A evolução do relacionamento entre história oral e história pública. In: MAUAD, A. M. ALMEIDA, J. R. SANTHIAGO, R. História pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

Costa Tavares, M. C., Pereira de Medeiros Pranto, A. D., & Sucupira Stamatto , M. I. (2024). Narrativas docentes a partir de entrevistas públicas:: uma estratégia de formação de professores. Revista Histórias Públicas, 2(4), 62–86. https://doi.org/10.36704/rhp.v2i4.8497