Narrativas docentes a partir de entrevistas públicas:
uma estratégia de formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.36704/rhp.v2i4.8497Palavras-chave:
Narrativas docentes, História oral, História pública, Entrevista pública, Formação de professoresResumo
As análises delineadas neste texto visam refletir sobre como as entrevistas públicas foram realizadas de maneira interativa para proporcionar momentos de formação de professores, com base nas ideias desenvolvidas na história pública. Como referencial teórico-metodológico optamos pela história oral em conjunto com a história pública para analisar as trajetórias de vida das professoras sob uma perspectiva sócio-histórica, com base em Santhiago (2016) e Cauvin (2016). Os estudos de Pranto, Sulaiman e Almeida (2023) e Goodson (2022) foram fundamentais para traçar discussões acerca do caráter formativo das narrativas docentes. As entrevistas públicas foram conduzidas de forma dialógica, permitindo a participação do público na construção das narrativas. As entrevistas públicas foram construídas a partir das discussões e reflexões acerca do entrelace da história oral e história pública, que nos permitiram uma visão e construção dialógica e colaborativa. Essa prática evidencia o caráter formativo das entrevistas, enfatizando a necessidade de compartilhar e valorizar as experiências dos professores dentro da comunidade escolar.
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