Liberdade: definições e reflexões no ensino das ditaduras latino-americanas

Autores

  • Alice Ribeiro Dias
  • Giovanna de Oliveira Teperino
  • Maria Eduarda Leite Veras Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.36704/rhp.v3i5.8498

Palavras-chave:

Ensino de História, Ditaduras latino-americanas, Liberdade

Resumo

Liberdade é uma palavra constantemente presente em nosso cotidiano, seja no meio social ou político. No entanto, seu significado pode ser diferente dependendo do contexto em que é empregada. Diante disso, este artigo tem como objetivo analisar a abordagem do conceito de liberdade no ensino de História, especificamente como ele é discutido no conteúdo das ditaduras latino-americanas chilena e argentina. Para isso, é utilizado uma abordagem metodológica que combina levantamentos quantitativos e qualitativos, baseados em entrevistas feitas com professores do ensino básico, buscando compreender como o conceito de liberdade aparece ou interfere no dia a dia da sala de aula. Ao mesmo tempo, investigamos como as ditaduras mencionadas são abordadas durante as aulas.

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Publicado

2025-07-11

Como Citar

Ribeiro Dias, A., de Oliveira Teperino, G., & Leite Veras, M. E. (2025). Liberdade: definições e reflexões no ensino das ditaduras latino-americanas. Revista Histórias Públicas, 3(5), 188–208. https://doi.org/10.36704/rhp.v3i5.8498