PROCESSO SUCESSÓRIO E MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA PANIFICADORA.
Resumo
A sucessão é um processo muito importante para as empresas familiares, uma vez que grande parte da mortalidade deste tipo de empresa ocorre no momento de um processo sucessório. Este trabalho tem por objetivo analisar como ocorre o processo sucessório em uma empresa familiar no ramo de panificação. Os procedimentos metodológicos partem de um estudo de caso de um processo sucessório que começou em 2010. Tratando-se de uma análise qualitativa, descreveu-se a empresa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista. As categorias pesquisadas para a coleta de dados foram: empresa familiar e processo de sucessão. Os resultados mostram que não houve preparação antes da sucessão, esse processo deu-se de forma natural, pois o atual gestor foi criado dentro da empresa e dentre os vários irmãos foi o que mais se destacou por sempre acompanhar o sucedido nos negóciosReferências
ANTONACCIO, C.F.B. Empresas familiares: uma compreensão sistêmica. Rio de Janeiro, 2007. Tese (Doutorado em Psicologia clinica). Coordenadoria de Pós-Graduação. PUC-RIO.
BERTUCCI, J. L. O. de. Metodologia Básica Para Elaboração de Trabalhos De Conclusão de Cursos.São Paulo: Atlas,2008.
BORGES, F. D. Cultura organizacional: É possível promover mudanças significativas no setor de recursos humanos de uma empresa familiar? Belo Horizonte, 2008. Artigo científico (Trabalho de conclusão de curso). Centro universitário UMA
CARMO, C.T. et al. Do processo de produção artesanal ao melhoramento produtivo: um estudo de caso da Padaria Salute. Espírito Santo, 1999. Artigo científico. Faculdade Capixaba de Nova Venécia.
DAVANTEL, L.C. et al. Empresas Familiares na contemporaneidade e a sucessão. In: SEMINARIO DOS CURSOS DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS DO FECILCAM, 2, ENPPEX 7, 2011, Paraná. Paraná: FECILCAM, 2011.
DENCK, M.R. LIMA, J.H.R.de. Cultura Organizacional Nas Empresas Familiares. Disponível em: < http://www.webartigos.com/artigos/cultura-organizacional-nas-empresas-familiares/46736/>. Acesso em 20 agosto 2012.
DONATTI, L. Empresa familiar: A empresa familiar em um âmbito global. Caderno de Pesquisa em Administração. São Paulo, v1, n.10, p. 56-63, 3° TRM, 1999.
ESTOL, K.M. F; FERREIRA, M.C. O processo sucessório e a cultura organizacional em uma empresa familiar brasileira. Revista Administração Contemporânea. Curitiba, v.10, n.4, 2006.
GONÇALVES.J.S.R.C. As empresas familiares no Brasil. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v7, n1, p.7-12, jan/mar.2000.
GRZYBOVSKI, D; TEDESCO, J. C. Empresa familiar X Competitividade: Tendências e racionalidades em conflito. Teor. Evid. Econ. Passo Fundo, v 6, n 11, p. 37-68, nov. 1998.
JAMIL, J; SILVA, J. C. S. de. A passagem do bastão: A formação do sucessor nas organizações do ensino superior de origem familiar. Gestão e Sociedade. Belo Horizonte, v 5, n 10, p. 57-80, jan/abr. 2011.
MACIEL, L. S.de. et al. O processo de sucessão em empresas familiares: Um estudo de caso em uma indústria do ramo de cerâmica da baixada campista. Perspectivas On line. Rio de Janeiro, v4, n 13, p. 105-118, 2010.
PINTO,L.F.G; ZILBER, M.A. Uma abordagem schumpteriana da inovação como fator de crescimento da pequena e média empresa empreendedora: estudo de uma rede de panificadoras. SEMINÁRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, IX SEMEAD, 2006, São Paulo. São Paulo Universidade Presbiteriana Mackenzie.
VILELA, J. N. Sucessão familiar do grupo coral: estudo de caso em uma empresa familiar brasileira. Goiânia, 2009. Artigo científico (Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas). Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Universidade Católica de Goiás.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos de licenciamento utilizados pela Revista Ciências Gerenciais em Foco é a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional .