EMPREENDEDORISMO SE APRENDE NA ESCOLA: CAPACITAÇÃO DIRECIONADA AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE CLÁUDIO, MG.

Autores

  • Valdilene Gonçalves Machado Silva Uemg
  • Maria Augusta de Assis Vieira
  • Carolina Assis Vieira Oliveira
  • Lucas Gonçalves Meneses
  • Raímme Mayra do Nascimento Sousa

Resumo

Para despertar o interesse dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves pelo empreendedorismo, como alternativa para geração de renda, foi ministrado um minicurso sobre o tema e realizada uma feira de empreendedorismo para divulgação dos trabalhos dos alunos. Como atividade prática, a turma foi dividida em 2 grupos para criação de uma empresa fictícia, elaboração de plano de negócios e a realização de uma feira de empreendedorismo para comunicar os resultados dos projetos à comunidade escolar.  Os objetivos foram atingidos, pois os alunos ficaram muito motivados com a possibilidade de abrir o seu próprio negócio. Viram no empreendedorismo uma alternativa muito vantajosa para geração de renda.

Biografia do Autor

Valdilene Gonçalves Machado Silva, Uemg

Professora mestre em Desenvolvimento Regional, pesquisadora e extencionista

 

Maria Augusta de Assis Vieira

Graduação em Serviço Social pela FACIG / FUNEDI (2012). Curso de Pós GraduaçãoLato Sensu em Instrumentalidade do Serviço Social pela Faculdade de Educação da Serra - FASE (2014). Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Criminologia, Segurança Pública e Direitos Humanos pela Faculdade de Educação da Serra - FASE (2014)

 

Referências

BARRETO, L. P. Educação para o empreendedorismo. Salvador: Escola de Administração de Empresas da Universidade Católica de Salvador, 1998.

DOLABELA, Fernando. O SEGREDO DE LUÍSA. São Paulo: Picture, 1999.

DORNELAS, José Carlos Assis. Transformando ideias em negócios. 2.Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DORNELAS, José Carlos Assis. Transformando ideias em negócios. 6.Ed São Paulo: Atlas, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTA – IBGE. Tabela 158 - Pessoas de 10 anos ou mais de idade, desocupadas na semana de referência, por regiões metropolitanas, segundo os meses de referência - mar. 2002-fev.2016. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/defaulttab_hist.shtm>. Acesso em: 25 mar. 2017.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2007.

RIOS, Michele. Empreendedorismo é alternativa para o desemprego. 23 fev. 2015. Disponível em: <http://www.investimentosenoticias.com.br/financas-pessoais/carreiras-e-cursos/empreendedorismo-e-alternativa-para-o-desemprego>. Acesso em: 25 mar. 2017.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO A MICRO E PEQUENA EMPRESA (SEBRAE). Taxa de Sobrevivência Micro e Pequenas Empresas Brasil. Disponível em: <http://files.provisorio.ws/empredi/1281126849349546/13191254361404223Taxa>. Acesso em: 25 mar. 2017.

Downloads

Publicado

29/11/2018

Como Citar

Silva, V. G. M., Vieira, M. A. de A., Oliveira, C. A. V., Meneses, L. G., & Sousa, R. M. do N. (2018). EMPREENDEDORISMO SE APRENDE NA ESCOLA: CAPACITAÇÃO DIRECIONADA AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE CLÁUDIO, MG. Ciências Gerenciais Em Foco, 8(5). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3143

Edição

Seção

Publicações 2017