A Filosofia Africana: por uma educação anti-racista

Autores

  • Maria Antonieta Teixeira UEMG - Unidade de Cláudio
  • Daiane de Oliveira Cruz UEMG Cláudio

Resumo

A pesquisa visa sistematizar um referencial filosófico africano e afro-brasileiro que possa subsidiar a educação das relações étnico-raciais a partir do debate e da compreensão da cultura e dos valores africanos. A investigação decorre da pesquisa sobre a alteridade, que revelou a Filosofia Africana como uma outra racionalidade, cujos valores fundamentam uma outra forma de conviver. O negro africano, como o outro da relação alteritária, expressa a visão ocidental como a história única, colonizadora, baseada na identidade. Necessário transformar o exótico em familiar propiciando uma troca de experiências humanas. Dialogar com o outro permite ultrapassar o preconceito. A revisão de literatura indica a retomada ética como tendência contemporânea.

Biografia do Autor

Maria Antonieta Teixeira, UEMG - Unidade de Cláudio

Professora de Ciências Sociais. Mestra em Educação, Cultura e Organizações Sociais. Pós-graduada nos cursos de Métodos e Técnicas de Elaboração de Projetos Sociais e de Metodologia do Ensino Superior. Atuou como coordenadora dos planos diretores participativos de 19 municípios do centro-oeste mineiro, no período de 2003 a 2015 e do Plano de Desenvolvimento Regional do Centro-oeste de Minas Gerais.

Daiane de Oliveira Cruz, UEMG Cláudio

Graduanda do Curso de Pedagogia. UEMG Cláudio

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Publicado

29/11/2018

Como Citar

Teixeira, M. A., & Cruz, D. de O. (2018). A Filosofia Africana: por uma educação anti-racista. Ciências Gerenciais Em Foco, 8(5). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3352

Edição

Seção

Publicações 2017