A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO E A INTENSIDADE DE POSSÍVEIS BARREIRAS: um estudo envolvendo as empresas do polo calçadista de Nova Serrana – MG
Resumo
Este estudo busca identificar e analisar como o processo de comunicação contribui para as micro, pequenas e médias empresas do setor calçadista de Nova Serrana, além de verificar a existência de barreiras e, em caso positivo, qual a intensidade das mesmas. Trata-se uma pesquisa de campo predominantemente descritiva e apresenta características explicativas, com coleta de dados realizada através de meios eletrônicos e de forma presencial nas empresas. Foram coletados dados diretamente com os gestores sobre os meios de comunicação mais utilizados, e a atenção em orientar os funcionários e receber retornos de informação, além de opiniões a respeito da influência da comunicação e a presença de barreiras. Os resultados mostram que a maior parte das empresas tem o hábito de utilizar os meios digitais para se comunicarem com os públicos interno e externo, além não parecerem demonstrar sinais de desleixo para com as ferramentas feedback e feedforward, entretanto, o processo de comunicação interna é considerado ineficaz em muitas delas. Sendo assim, as conclusões apontam que são necessárias algumas medidas para tornar o processo de comunicação eficaz.
Referências
AZEREDO, T. A. C. O processo de comunicação dentro da empresa. 5 jul. 2011. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-processo-de-comunicacao-dentro-da-empresa/56412/> Acesso em: 16 abr. 2018.
BAENA, A. A Importância de uma boa Comunicação. 04 mai. 2011. Disponível em: <http://douranews.com.br/opiniao/item/16152-a-importância-de-uma-boa-comunicação> Acesso em: 02 abr. 2018.
BARRICHELO, F. Pratique o feedforward, não o feedback. 2015. Disponível em: <http://www.barrichelo.com.br/blog/trechos.asp?id=153> Acesso em: 20 jul. 2018.
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações. 4ª ed. Barueri: Manole, 2014. 494 p.
CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. 515 p.
CHINEM, R. Introdução à Comunicação Empresarial. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 108 p.
DUARTE, T. A Gestão da Comunicação Organizacional e o Feedforward. 13 mai. 2016. Disponível em: <http://www.ideiademarketing.com.br/2016/05/13/gestao-da-comunicacao-organizacional-e-o-feedforward/> Acesso em: 22 jul. 2018.
G1 CENTRO OESTE DE MINAS. Criação do polo calçadista de Nova Serrana passa em nova comissão. 09 nov. 2016. Disponível em: < http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2016/11/criacao-de-polo-calcadista-de-nova-serrana-passa-em-nova-comissao.html> Acesso em: 02 set. 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE –. Nova Serrana. 2018. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/nova-serrana/panorama> Acesso em: 04 set. 2018.
MARQUES, J. R. A Importância do FeedbackPositivo e Negativo na Empresa. 27 fev. 2018. Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/feedback-positivo-negativo-sempre-importante/> Acesso em: 09 mai. 2018.
MARQUES, J. R. Comunicação verbal e não verbal. 22 ago. 2016. Disponível em: <http://www.jrmcoaching.com.br/blog/comunicacao-verbal-e-nao-verbal> Acesso em: 13 abr. 2018.
MARTINS, R. Como melhorar a comunicação no ambiente corporativo? 30 mar. 2015. Disponível em: <https://www.qinetwork.com.br/como-melhorar-a-comunicacao-no-ambiente-corporativo/> Acesso em: 13 set. 2018.
MATOS, G. G. Comunicação Empresarial sem Complicação: Como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. 3ª ed. Barueri: Manole, 2014. 207 p.
MUNDO CARREIRA. Entenda o que é Feedforward. 12 set. 2014. Disponível em: <http://www.mundocarreira.com.br/gestao-de-pessoas/entenda-o-que-e-feedforward > Acesso em: 04 jul. 2018.
NATIQ, Z. Barreiras pessoais, físicas e semânticas para uma comunicação efetiva. 20 jul. 2017. Disponível em: <http://www.ehow.com.br/barreiras-pessoais-fisicas-semanticas-comunicacao-efetiva-info_48891/> Acesso em: 06 mai. 2018.
NEWSTROM, J. W. Comportamento Organizacional: O Comportamento Humano no Trabalho. 12ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008. 508 p.
PESTANA, G. D. M. A Comunicação Verbal. 15 mai. 2006. Disponível em: < http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=156&doc=11595> Acesso em: 18 abr. 2018.
PIMENTA, M. A. Comunicação Empresarial. 5ª ed. Campinas: Alínea, 2006. 182 p.
RIBEIRO, H. Feedforward – Uma Ferramenta do Coaching de Equipe. 02 set. 2015. Disponível em: <http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/feedforward-uma-ferramenta-do-coaching-de-equipe/> Acesso em: 02 jul. 2018.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 11ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 463 p.
SÃO JUDAS CAMPUS UNIMONTE. Comunicação externa e interna: você sabe qual é a diferença? 2 jan. 2017. Disponível em:< http://blog.unimonte.br/comunicacao-externa-e-interna-voce-sabe-qual-e-a-diferenca/> Acesso em: 23 abr. 2018.
SINDICATO INTERMUNICIPAL DAS INDÚSTRIAS DE CALÇADOS DE NOVA SERRANA – SINDINOVA –. Perfil Industrial – Polo Calçadista Nova Serrana – MG e Região. 2017. 142 p. Disponível em: <http://www.sindinova.com.br/novo/wp-content/uploads/2017/12/Perfil-Industrial-Nova-Serrana-home.pdf> Acesso em: 24 jul. 2018.
TEIXEIRA, L. Comunicação na Empresa. 1ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2007. 196 p.
TERCIOTTI, S. H.; MACARENCO, I. Comunicação Empresarial na Prática. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 234 p.
TOMASI, C.; MEDEIROS, J.B. Comunicação Empresarial. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. 445 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos de licenciamento utilizados pela Revista Ciências Gerenciais em Foco é a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional .