A Eficácia das Oportunidades de Acesso ao Ensino Superior na Bahia, Segundo a Raça/Cor da Pele: Uma Preocupação Urgente

Autores

  • Samuel José Amaral de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

A educação é fundamental para o exercício da cidadania e faz parte dos direitos fundamentais da humanidade. No entanto, a sua promoção nem sempre foi equitativa para todos os sujeitos no território brasileiro, principalmente no que diz respeito à raça/cor da pele, por conta da herança escravista que, apesar da abolição da escravatura há mais de 130 anos, continua a se manifestar nos diferentes contextos, especialmente nas instituições de ensino, com enfoque para o nível superior. Esse quadro é amplamente presenciado na Bahia que, mesmo tendo mais de 76% dos habitantes autodeclarados entre pretos e pardos, o percentual dessa raça/cor nas universidades tem crescido lentamente, numa proporção muito inferior à sua população. O presente artigo tem como proposta verificar a eficácia que existe nas propostas de acesso à educação superior no território baiano, com enfoque na variável de análise raça/cor da pele. Foi realizado através de uma investigação bibliográfica de caráter exploratório, que reuniu as principais publicações sobre o tema, sendo os dados analisados através dos pressupostos de Bardin. Os resultados encontrados permitiram concluir que as políticas em exercício ainda são tímidas e que há um grande percentual de evasão, bem como um baixo número de concluintes do nível superior, especialmente os sujeitos da raça/cor negra. O Estado da Bahia encontra-se com os piores índices, apesar das iniciativas governamentais já existentes, o que demanda que haja maior mobilidade para a transformação deste cenário e, principalmente, para a superação da dívida histórica existente entre os sujeitos negros e brancos nesta sociedade.

Biografia do Autor

Samuel José Amaral de Jesus, Universidade Estadual de Feira de Santana

Biomédico. Especialista em Saúde Pública. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Mestre em Ciências Ambientais, pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Downloads

Publicado

08/10/2019

Como Citar

de Jesus, S. J. A. (2019). A Eficácia das Oportunidades de Acesso ao Ensino Superior na Bahia, Segundo a Raça/Cor da Pele: Uma Preocupação Urgente. Ciências Gerenciais Em Foco, 10(7), 43–59. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/cgf/article/view/3780