Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2734Palavras-chave:
pesquisa qualitativa, hermenêutica, hermenêutica educacionalResumo
A Hermenêutica Educacional configura-se atualmente como um método de compreensão da realidade educacional. Criada na Alemanha, a Hermenêutica Educacional procura compreender as relações humanas envolvidas na educação. Como aliado das Ciências da Educação, esse método amplia visão sobre o fenômeno educacional. Esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir de maneira original a base teórica da Hermenêutica Educacional. O artigo tem como questões norteadoras: Qual é o campo de pesquisa da Hermenêutica? Quais são as bases epistemológicas e teóricas da Hermenêutica? Qual é a importância da Hermenêutica Educacional para a compreensão da realidade educacional? Esse método traz para a área da Educação a possibilidade de compreensão da realidade educacional, por meio de reflexões do sentido educacional, entendimento e auto-compreensão do mundo educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.