Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2734

Palavras-chave:

pesquisa qualitativa, hermenêutica, hermenêutica educacional

Resumo

A Hermenêutica Educacional configura-se atualmente como um método de compreensão da realidade educacional. Criada na Alemanha, a Hermenêutica Educacional procura compreender as relações humanas envolvidas na educação. Como aliado das Ciências da Educação, esse método amplia visão sobre o fenômeno educacional. Esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir de maneira original a base teórica da Hermenêutica Educacional. O artigo tem como questões norteadoras: Qual é o campo de pesquisa da Hermenêutica? Quais são as bases epistemológicas e teóricas da Hermenêutica? Qual é a importância da Hermenêutica Educacional para a compreensão da realidade educacional? Esse método traz para a área da Educação a possibilidade de compreensão da realidade educacional, por meio de reflexões do sentido educacional, entendimento e auto-compreensão do mundo educacional.

Downloads

Biografia do Autor

Karina Augusta Limonta Vieira, Universidade do Estado de Minas Gerais. Unidade de Passos

Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Passos no Departamento de Pedagogia.

Downloads

Publicado

12/08/2019

Como Citar

Vieira, K. A. L. (2019). Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional. Educação Em Foco, 22(37), 8–26. https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2734
Recebido 2018-03-08
Aceito 2019-05-22
Publicado 2019-08-12