Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3050

Palavras-chave:

PNAIC, Alfabetização Matemática, Formação continuada, Anos Iniciais.

Resumo

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC é um programa de formação continuada de professores alfabetizadores, financiado pelo governo federal brasileiro, que tem como principal objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças dos 6 aos 8 anos de idade, matriculadas nas escolas públicas. Para tanto, desde 2013 as universidades brasileiras tem se dedicado a oferta de cursos promovidos por esse programa, que versam sobre a alfabetização em suas múltiplas facetas. No ano de 2014 o foco das formações foi o ensino de Matemática nos anos iniciais, tendo como pano de fundo das discussões a Alfabetização Matemática das crianças matriculadas no ciclo de alfabetização (6 aos 8 anos), bem como de conceitos como letramento matemático e numeramento. Esse texto problematiza essa formação dos professores alfabetizadores a partir da discussão desse conceito e das práticas de formação desenvolvidas pela Universidade Federal de Pelotas no ano de 2014.

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Biografia do Autor

Antonio Mauricio Medeiros Alves, UFPel

Departamento de Educação Matemática - Universidade Federal de Pelotas - UFPel

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Publicado

26/05/2020

Como Citar

Alves, A. M. M. (2020). Alfabetização Matemática, Letramentos e Numeramento: discussões na formação continuada do PNAIC. Educação Em Foco, 23(39), 88–105. https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3050