Os sentidos da comunicação na escola: As contribuições da Filosofia da educação para este debate

Autores

  • Cláudia Chaves Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3535

Palavras-chave:

Filosofia da Educação. Comunicação. John Dewey. Célestin Freinet. Paulo Freire.

Resumo

Diversas concepções entram em disputa quando os processos comunicacionais e/ou midiáticos ocupam lugar na escola. Como recursos didáticos, instrumentos de marketing educativo ou, ao inverso, quando são eles mesmos são objetos de crítica, esses processos representam tanto uma promessa quanto um desafio, carentes de construções conceituais que revelem sua importância na escola. Busca-se o amparo da Filosofia da Educação porque é uma área com múltiplas perspectivas de
modo que o pesquisador, ao estudar os problemas da escola, apoia-se tanto na tradição quanto na abertura para a reflexão que é própria da disciplina. Esta disciplina nos ajuda a compreender de que maneira, em certas linhas do pensamento educacional, elabora-se um discurso comunicacional e como ele é construído conceitualmente. O entendimento da inter-relação entre educação e comunicação, sob a perspectiva filosófica, justifica-se pela urgência do tema. Foram examinadas, de maneira comparada, as filosofias da educação de John Dewey (1859-1952), Célestin Freinet (1896-1966) e Paulo Freire (1921-1997) no que dizem respeito à fundamentação conceitual da comunicação.

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Biografia do Autor

Cláudia Chaves Fonseca

Doutora em Educação (PUC Minas), Mestre em Comunicação (UFMG) e Bacharel em Jornalismo (UFMG). Professora universitária e pesquisadora.

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Publicado

26/05/2020

Como Citar

Fonseca, C. C. (2020). Os sentidos da comunicação na escola: As contribuições da Filosofia da educação para este debate. Educação Em Foco, 23(39), 48–63. https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3535