A história da pós-graduação no Brasil e a construção do espaço acadêmico científico da educação

Autores

  • Fábio Silva Ortega Unesp-Marília
  • Carlos da Fonseca Brandão Unesp-Marília, Programa de Pós-graduação em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3577

Palavras-chave:

Grupos de Pesquisa. Pesquisa em Educação. Pós-Graduação.

Resumo

Este artigo trata da história da construção do espaço científico da Educação e dos processos pelos quais a pós-graduação consolidou a pesquisa científica no Brasil e os grupos de pesquisa nas diversas áreas de conhecimento. Assim, objetivou-se investigar o movimento histórico pelo qual se engendrou a pós-graduação em Educação no país, a partir das primeiras intencionalidades de construção do espaço acadêmico educacional, que datam de 1892, até meados da década de 2010, período em que se consolida o processo de constituição e ampliação da pós-graduação, e a emergência dos grupos de pesquisas nesse âmbito. Mediante uma revisão bibliográfica da literatura educacional acerca da pósgraduação, com Henriques (1994), procedemos à investigação da construção do campo científico da Educação. Os resultados apontam que as transformações da pós-graduação em Educação trouxeram novas condições de produção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Fábio Silva Ortega, Unesp-Marília

Doutorando em Educação na UNESP/Marília na linha de Teoria e Práticas Pedagógicas. Mestre em Educação pela UNESP/Marília na linha de Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais. Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Campus de Marília (2012). Tem experiência na área de Educação, atuando na educação básica, como professor do ensino fundamental I.

Carlos da Fonseca Brandão, Unesp-Marília, Programa de Pós-graduação em Educação.

Licenciado em Educação Física e Pedagogia, Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC - SP (1994), Doutor em Educação pela UNESP - Marília (2000), Livre-docente em Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio pela UNESP - Assis (2006) e Pós-doutor pela Universidad Autónoma de Barcelona - UAB (2011), pela Universitat Rovira I Virgili (2015) e pela Uppsala Universitet (Suécia - 2017). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Educação da UNESP - Assis e do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP - Marília. Foi Professor Visitante na Universidade do Porto (Portugal - 2009), na Universidad de Granada (Espanha - 2009), na Universidad Nacional de Córdoba (Argentina - 2010), na Universidad de Santiago de Compostela (Espanha - 2011), na Universidad de Santiago do Chile (Chile - 2012), na Universidad Nacional de Cuyo (Mendoza, Argentina - 2013) e na Universidad Nacional del Sur (Bahía Blanca, Argentina - 2018). Tem experiência na área de Educação, atuando na docência e na pesquisa em política educacional, educação, controle das emoções e processos de civilização. Possui livros publicados pelas editoras Avercamp, Autores Associados, Edusc, Poiesis, UNESP e Vozes, entre outras.

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Publicado

26/05/2020

Como Citar

Silva Ortega, F., & da Fonseca Brandão, C. (2020). A história da pós-graduação no Brasil e a construção do espaço acadêmico científico da educação. Educação Em Foco, 23(39), 249–269. https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3577