Estratégias de ensino: Meios de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Cláudia Schvingel Klein Bühring Universidade do Vale do Taquari-Univates
  • Marli Teresinha Quartieri Universidade do vale do Taquari-Univates
  • Miriam Ines Marchi Universidade do Vale do Taquari-Univates

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3753

Palavras-chave:

Estratégias de Ensino, Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo que teve como objetivo refletir sobre as implicações do uso de estratégias de ensino para educandosda EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola públicada região central do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso sobre duas estratégias de ensino: mapa conceitual e tempestade cerebral. Para a coleta de dados, utilizou-se o diário de campo das pesquisadoras. A fundamentação teórica apoiou-se nas ideias de Alves e Anastasiou (2004), Gil (2012), Masetto (2003), entre outros. Observou-se que, de início, os educandos consideraram “estranho” realizar atividades envolvendo tais estratégias, pois não vislumbravam outras formas de aprender, mas o uso das diferentes estratégias de ensino possibilitou maior envolvimento e participação dos educandos,enquanto agentes ativos nos processos de ensino e de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Cláudia Schvingel Klein Bühring, Universidade do Vale do Taquari-Univates

Professora da rede municipal de ensino de Lajeado/RS. Mestre em Ensino e Doutoranda em Ensino (UNIVATES)

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do vale do Taquari-Univates

Professora da Universidade do Vale do Taquari-Univates. Doutora em Educação (UNISINUS)

Miriam Ines Marchi, Universidade do Vale do Taquari-Univates

Professora da Universidade do Vale do Taquari-Univates. Doutora em Química (UFRGS)

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Publicado

26/05/2020

Como Citar

Schvingel Klein Bühring, C., Quartieri, M. T., & Marchi, M. I. (2020). Estratégias de ensino: Meios de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Educação Em Foco, 23(39), 168–187. https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3753