Rediscutindo a Educação Especial na Educação Superior: O mapeamento dos documentos legais

Autores

  • Paula Lidiane Cezar Pereira Graduada em Educação Especial. Especialista em Gestão Edcacional. Mestranda em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Inclusão GEPEDUSI.
  • Morgana Christmann
  • Sílvia Maria de Oliveira Pavão

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3884

Palavras-chave:

Palavras-chave, Público-alvo da Educação Especial, Educação Superior, Documentos Legais

Resumo

Este estudo tem por objetivo mapear os documentos normativos (políticas públicas e legislações) que garantem o ingresso e a permanência do público-alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência) no Ensino Superior. O método da investigação, do tipo documental, foi caracterizado pela análise categorial clássica, e os dados foram coletados no sítio eletrônico do Ministério da Educação. Constatou-se que os documentos que buscam orientar e regular a Educação Especial, no contexto da Educação Superior, ainda não são suficientes, pois as únicas leis que tratam da Educação Especial na Educação Superior são: Lei Brasileira de Inclusão, Lei nº 13.146/15 e a Lei nº 13.409/16, sendo esta última a que segura a reserva de vagas. Em conclusão, a reserva de vagas em Instituições de Ensino Superior não é a garantia da equidade, integralidade e qualidade na permanência e na conclusão dos cursos, portanto, é preciso ampliar a discussão.

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Biografia do Autor

Morgana Christmann

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, Integrante do Grupo de Pesquisa em
Educação, Saúde e Inclusão (GEPEDUSI) da Universidade Federal de Santa Maria, Docente da Universidade Franciscana (Santa Maria-RS).

Sílvia Maria de Oliveira Pavão

Phd. em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação pela
Universidad Autonoma de Barcelona (ES), Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Inclusão (GEPEDUSI) da Universidade Federal de Santa
Maria e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

26/05/2020

Como Citar

Lidiane Cezar Pereira, P., Christmann, M., & Maria de Oliveira Pavão, S. (2020). Rediscutindo a Educação Especial na Educação Superior: O mapeamento dos documentos legais. Educação Em Foco, 23(39), 27–47. https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3884