Formação humana e espiritualidades

olhares e interfaces a partir de produções acadêmicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5513

Palavras-chave:

Espiritualidades., Formação acadêmica., Formação Humana., Pesquisa científica.

Resumo

A Educação se assenta sobre uma multiplicidade de contextos e olhares. Dentre eles, a Formação Humana representa uma ampliação do fenômeno educativo e um contraponto a perspectivas educativas tecnicistas e neoliberais. O objetivo desse artigo é mapear a produção acadêmica (stricto sensu) brasileira acerca da Formação Humana, nos últimos cinco anos, na área de Educação, com fins de identificar as principais perspectivas, limites e as repercussões da inclusão das Espiritualidades nesse campo. Para isso, recorremos a uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento. Analisamos dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco produzidas entre 2015 e 2019. Observamos uma variedade de delineamentos teórico-metodológicos e epistemológicos, que apontam para uma pluralidade epistêmica como fundamento do saber e como compromisso ético-político com a alteridade como princípios da pesquisa educacional.

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Biografia do Autor

Lis Paiva de Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco/Programa de Pós-Graduação em Educação

Cursa Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculada ao Núcleo de Educação e Espiritualidade. Mestre pelo mesmo programa. Especialista em saúde da Família pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Maria Sandra Montenegro Silva Leão, Universidade Federal de Pernambuco/Centro de Educação

Possui Doutoramento em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Professora Associado I da Universidade Federal de Pernambuco.Leciona no curso de Pedagogia e demais licenciaturas no Centro de Educação da UFPE. Professora e Pesquisadora do Mestrado em Direitos Humanos da UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

29/04/2022

Como Citar

Paiva de Medeiros, L., & Montenegro Silva Leão, M. S. (2022). Formação humana e espiritualidades: olhares e interfaces a partir de produções acadêmicas brasileiras. Educação Em Foco, 25(45), 397–419. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5513