Uma reflexão acerca do ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Douglas Willian Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.5784

Palavras-chave:

Componente curricular, Democracia, Educação, Religião, Tolerância

Resumo

Esse artigo faz uma reflexão acerca do papel do Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir da Base Nacional Comum Curricular, traçamos exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas com os estudantes dentro da sala de aula, considerando a imaginação, a ludicidade e o diálogo como componentes favoráveis ao trabalho do professor. Fazemos também uma reflexão acerca da importância de um trabalho interdisciplinar que valorize o Ensino Religioso como componente curricular e não como tema transversal a ser trabalhado em sala de aula. Para tal, essa disciplina, deve valorizar os estudos do fenômeno religioso e suas diversas manifestações, a religiosidade e a construção de sentidos da vida como conteúdo a ser refletido, discutido e analisado.

 

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Biografia do Autor

Douglas Willian Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Ciência da Religião, área de concentração: Filosofia da Religião, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com a Tese intitulada: A relação entre secularização e cristianismo na pós-modernidade: uma análise da proposta de Vattimo a partir da filosofia de Hans Blumenberg.  Mestre em Ciência da Religião, na área de concentração: Filosofia da Religião, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Com a defesa da dissertação intitulada: Ágape e Liberdade: os fundamentos da espiritualidade laica de Luc Ferry.  Bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei. Cursou aperfeiçoamento em Relações Étnico- raciais pela Universidade Federal de São João del Rei. É Especialista em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João del Rei. Foi professor substituto da Universidade Federal de Juiz de Fora no período de 2018 a 2020, lecionando disciplinas relacionadas aos métodos, práticas e conteúdos do Ensino Religioso na escola Básica. Professor de Ensino Religioso no Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora e professor de Filosofia da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Membro do grupo de pesquisa ETER:Estudos em Teoria da Religião do programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Atualmente é subsecretário de Articulação da Prefeitura Municipal de Barroso.

Trabalha com as seguintes áreas: Laicidade; Secularização; Filosofia da Religião; Filosofia e Religião; Ética, Ensino Religioso; Religião e Educação

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Publicado

30/11/2023

Como Citar

Ferreira, D. W. (2023). Uma reflexão acerca do ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental. Educação Em Foco, 26(50), 1–19. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.5784