Procrastinação acadêmica entre estudantes universitários brasileiros

Autores

  • Joene Vieira-Santos Centro Universitário Adventista de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-9529-8417
  • Vivian Nathalia Rodrigues Malaquias Centro Universitário Adventista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5816

Palavras-chave:

Educação Superior, Procrastinação, Revisão sistemática

Resumo

Procrastinação acadêmica refere-se ao atraso ou adiamento voluntário de atividades, mesmo que tal atitude cause dificuldades maiores a longo prazo. O presente estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura para examinar a procrastinação acadêmica entre estudantes universitários brasileiros. Buscas foram realizadas em setembro de 2020 utilizando a expressão “procrastinação acadêmica” nas bases Periódicos CAPES, BVS, DOAJ, Scielo e Google Acadêmico. Foram selecionados 16 artigos empíricos cujo foco era a procrastinação acadêmica em estudantes universitários brasileiros. Verificou-se que procrastinação é um fenômeno frequente entre estudantes universitários e pode ser motivado por diferentes fatores (sentimentos de ansiedade e incapacidade diante da tarefa, percepção de dificuldade da tarefa, quantidade de tarefas a serem realizadas e significado atribuído à tarefa). Os resultados apresentados podem contribuir para subsidiar ações destinadas a auxiliar estudantes universitários a lidar com esse problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joene Vieira-Santos, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Psicóloga, Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Doutora em Psicologia, Especialista em Tecnologia e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Bem-estar no Ensino Superior.

Vivian Nathalia Rodrigues Malaquias, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Estudante de Psicologia

Referências

ALMEIDA, Leandro Silva. Ensino Superior: combinando exigências e apoios. In: ALMEIDA, Leandro Silva (org.). Estudantes do Ensino Superior: Desafios e oportunidades. Braga: ADIPSIEDUC, 2019. p. 17–33.

AMARO, Hugo Dias et al. Influência da procrastinação acadêmica na autoavaliação de desempenho de acordo com o nível de autoeficácia discente. Revista Universo Contábil, v. 12, n. 4, p. 48–67, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.4270/ruc.2016427

AZNAR-DÍAZ, Inmaculada et al. Mexican and Spanish university students’ Internet addiction and academic procrastination: Correlation and potential factors. PLOS ONE, v. 15, n. 5, p. e0233655, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0233655

BATOOL, Syeda S. Academic achievement: Interplay of positive parenting, self‐esteem, and academic procrastination. Australian Journal of Psychology, v. 72, n. 2, p. 174–187, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1111/ajpy.12280

BRITO, Fernanda de Souza; BAKOS, Daniela Di Giorgio Schneider. Procrastinação e terapia cognitivo-comportamental: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 9, n. 1, p. 34–41, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5935/1808-5687.20130006

CHOI, Jun Nam; MORAN, Sarah V. Why not procrastinate? Development and validation of a new active procrastination scale. The Journal of Social Psychology, v. 149, n. 2, p. 195–211, 2009.

COSTA, Angelo Brandelli; ZOLTOWSKI, Ana Paula Couto. Como escrever uma revisão sistemática da literatura. In: KOLLER, Sílvia H; COUTO, Maria Clara P. Paula; HOHENDORFF, Jean Von (org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55–70.

COSTA, Francisca. Manual de trabalhos acadêmicos. Engenheiro Coelho, SP: Unaspress - Imprensa Universitária Adventista, 2013. v. 2.

COSTA, Marta Daniela Silva. Procrastinação, auto-regulação e género. 135 f. 2007. - Universidade do Minho, 2007.

DANCEY, Christine P.; REIDY, Jonh. Estatística sem matemática para psicologia. 5ª.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

DOMINGUEZ-LARA, Sergio; PRADA-CHAPOÑAN, Rony; MORETA-HERRERA, Rodrigo. Diferencias de género en la influencia de la personalidad sobre la procrastinación académica en estudiantes universitarios peruanos. Acta Colombiana de Psicología, v. 22, n. 2, p. 125–136, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14718/ACP.2019.22.2.7

FORMIGHIERI, Thamara Prediger et al. Níveis de procrastinação e autorregulação dos estudantes das gerações x, y e z: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal nos cursos das áreas empresariais. Portuguese Journal of Finance, Management and Accountig, v. 5, n. 10, p. 51–78, 2019.

FORTES, Amanda Borges; BARBOSA, Márcio. O modelo cognitivo-comportamental da procrastinação acadêmica: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Psicoterapia, v. 20, n. 1, p. 61–67, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5935/2318-0404.20180002

FURLAN, Luis Alberto; FERRERO, Maria José; GALLART, Gabriela. Ansiedad ante los exámenes, procrastinación y síntomas mentales en estudiantes de la Universidad Nacional de Córdoba. Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento, v. 6, n. 3, p. 31–39, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.32348/1852.4206.v6.n3.8726

GAREAU, Alexandre et al. The detrimental effect of academic procrastination on subsequent grades: the mediating role of coping over and above past achievement and working memory capacity. Anxiety, Stress, & Coping, v. 32, n. 2, p. 141–154, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10615806.2018.1543763

GEARA, Gabriela Ballardin et al. Development and Psychometric Analysis of the Brief Inventory of Academic Procrastination. Temas em Psicologia, v. 27, n. 3, p. 693–706, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.9788/TP2019.3-07

GEARA, Gabriela Ballardin; HAUCK FILHO, Nelson; PEREIRA TEIXEIRA, Marco Antonio. Construção da escala de motivos da procrastinação acadêmica. Psico, v. 48, n. 2, p. 140, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.2.24635

GEARA, Gabriela Ballardin; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Questionário de Procrastinação Acadêmica – Consequências negativas: propriedades psicométricas e evidências de validade. Revista Avaliação Psicológica, v. 16, n. 1, p. 59–69, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.15689/ap.2017.1601.07

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL FLORES, Javier; DE BESA GUTIÉRREZ, Manuel Rafael; GARZÓN UMERENKOVA, Angélica. ¿Por qué procrastina el alumnado universitario? Análisis de motivos y caracterización del alumnado con diferentes tipos de motivaciones. Revista de Investigación Educativa, v. 38, n. 1, p. 183–200, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.6018/rie.344781

GODA, Yoshiko et al. Procrastination and other learning behavioral types in e-learning and their relationship with learning outcomes. Learning and Individual Differences, v. 37, p. 72–80, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2014.11.001

GONZÁLEZ-BRIGNARDELLO, Marcela Paz; SÁNCHEZ-ELVIRA-PANIAGUA, Ángeles. ¿Puede amortiguar el engagement los efectos nocivos de la procrastinación académica? Acción Psicológica, v. 10, n. 1, p. 117–134, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5944/ap.10.1.7039

GOUVEIA, Valdiney V. et al. Escala de Procrastinação Ativa: evidências de validade fatorial e consistência interna. Psico-USF, v. 19, n. 2, p. 345–354, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-82712014019002008

GRAFF, Meir. Self-efficacy beliefs and academic procrastination. North American Journal of Psychology, v. 21, n. 1, p. 81–100, 2019.

GUO, Min et al. Emotional intelligence a academic procrastination among junior college nursing students. Journal of Advanced Nursing, v. 75, n. 11, p. 2710–2718, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jan.14101

HAYAT, Ali Asghar; KOJURI, Javad; AMINI, Mitra. Academic procrastination of medical students: the role of internet addiction. Journal of advances in medical education & professionalism, v. 8, n. 2, p. 83–89, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.30476/JAMP.2020.85000.1159

KAVESKI, Itzhak David Simão; BEUREN, Ilse Maria. Antecedentes e consequentes da procrastinação de discentes em disciplinas do curso de ciências contábeis. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 31, n. 1, p. 136–158, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22561/cvr.v31i1.5271

KHALID, Arslan et al. The relationship between procrastination, perceived stress, saliva alpha-amylase level and parenting styles in Chinese first year medical students. Psychology Research and Behavior Management, v. 12, p. 489–498, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.2147/PRBM.S207430

LAY, Clarry H. At Last, My Research Article on. Journal of Research in Personality, v. 20, p. 474–495, 1986.

LJUBIN-GOLUB, Tajana; PETRIČEVIĆ, Ema; ROVAN, Daria. The role of personality in motivational regulation and academic procrastination. Educational Psychology, v. 39, n. 4, p. 550–568, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/01443410.2018.1537479

LOEFFLER, Simone N. et al. Fostering self-regulation to overcome academic procrastination using interactive ambulatory assessment. Learning and Individual Differences, v. 75, n. August, p. 101760, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2019.101760

MACHADO, Bárbara Alves Branco; SCHWARTZ, Suzana. Procrastinação e aprendizagem acadêmica. Revista Eletrônica Científica da UERGS, v. 4, n. 1, p. 119–135, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21674/2448-0479.41.119-135

MAYHEW, Matthew J. et al. How college affects students: 21st century evidence that higher education works. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2016. v. 3

MEDEIROS, Kéllen Eduarda Bacchi; ANTONELLI, Ricardo Adriano; PORTULHAK, Henrique. Desempenho acadêmico, procrastinação e o uso de tecnologias de informação e comunicação por estudantes da área de negócios. Revista Gestão Organizacional, v. 14, n. 1, p. 92–114, 2019. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/53342/desempenho-academico--procrastinacao-e-o-uso-de-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-por-estudantes-da-area-de-negocios-

MOORE, David S.; NOTZ, William I.; FLINGER, Michael A. A estatística básica e sua prática. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

MOSLEMI, Zahra; GHOMI, Mahin; MOHAMMADI, Seyed Davood. The relationship between personality dimensions (neuroticism, conscientiousness) and Self-esteem with Academic procrastination among students at Qom University of Medical Sciences. Journal of Development Strategies in Medical Education, v. 7, n. 1, p. 5–16, 2020.

ODACI, Hatice; KAYA, Feridun. Perfectionism and the role of hopelessness on procrastination behavior: a research on university students. Journal of Higher Education and Science, v. 9, n. 1, p. 43, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5961/jhes.2019.308

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de et al. Oficinas de gestão do tempo com estudantes universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n. 1, p. 224–233, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703001482014

PALO, Valeria et al. Decisional Procrastination in Academic Settings: The Role of Metacognitions and Learning Strategies. Frontiers in Psychology, v. 8, n. June, p. 1–8, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00973

PATRZEK, Justine et al. Investigating the effect of academic procrastination on the frequency and variety of academic misconduct: a panel study. Studies in Higher Education, v. 40, n. 6, p. 1014–1029, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03075079.2013.854765

PEREIRA, Alefi dos Santos et al. Motivação, procrastinação e local de sentar: seria esta a tríade que explica o desempenho docente? Anais do III Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 3, n. 1, p. 1–20, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/8803. Acesso em: 20 set. 2020.

RIBEIRO, Flávio et al. Comportamento procrastinador e desempenho acadêmico de estudantes do curso de Ciências Contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, p. 386–406, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.14392/asaa.2014070304

ROTENSTEIN, Aliza; DAVIS, Harry Z.; NEATH, Ronald. Are personality characteristics behind the link between procrastination and academic performance in accounting? Academy of Business Journal, v. 2, n. 2009, p. 1–18, 2013. Disponível em: http://web.b.ebscohost.com/ehost/detail/detail?vid=15&sid=810ba074-8a48-406c-a475-a1458e6dd48b%40sessionmgr104&bdata=JnNpdGU9ZWhvc3QtbGl2ZQ%3D%3D#AN=94267190&db=bsu

ROTENSTEIN, Aliza; DAVIS, Harry Z.; TATUM, Lawrence. Early Birds versus Just-in-Timers: The effect of procrastination on academic performance of accounting students. Journal of Accounting Education, v. 27, n. 4, p. 223–232, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jaccedu.2010.08.001

SAMPAIO, Rita Karina Nobre; BARIANI, Isabel Cristina Dib. Procrastinação acadêmica: um estudo exploratório. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 2, n. 2, p. 242–262, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-64072011000200008&lng=pt&tlng=pt

SAMPAIO, Rita Karina Nobre; POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; ROSÁRIO, Pedro Sales Luís de Fonseca. Autorregulação da aprendizagem e a procrastinação acadêmica em estudantes universitários. Cadernos de Educação, n. 42, p. 119–142, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i42.2151

SEMPREBON, Elder; AMARO, Hugo Dias; BEUREN, Ilse Maria. A influência da procrastinação no desempenho acadêmico e o papel moderador do senso de poder pessoal. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 25, n. 20, p. 20, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.14507/epaa.25.2545

SILVA, Derley Júnior Miranda; SILVA, Marli Auxiliadora da; VILELA, Marcus Sérgio Satto. Procrastinação e desempenho acadêmico: indícios por meio da análise de correspondência. Revista Mineira de Contabilidade, v. 17, n. 3, p. 16–31, 2016. Disponível em: https://revista.crcmg.org.br/index.php?journal=rmc&page=article&op=view&path%5B%5D=354&path%5B%5D=414. Acesso em: 20 set. 2020.

SILVA, Paulo Gregório Nascimento da et al. Motivação para leitura e variáveis sociodemográficas como preditoras da procrastinação acadêmica. Psicología, Conocimiento y Sociedad, v. 10, n. 1, p. 142–163, 2020. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1688-70262020000100139&lang=es%0Ahttp://www.scielo.edu.uy/pdf/pcs/v10n1/1688-7026-pcs-10-01-139.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

SOLOMON, Laura J.; ROTHBLUM, Esther D. Academic procrastination: frequency and cognitive-behavioral correlates. Journal of Counseling Psychology, v. 31, n. 4, p. 503–509, 1984. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0022-0167.31.4.503

STEEL, Piers. The nature of procrastination: A meta-analytic and theoretical review of quintessential self-regulatory failure. Psychological Bulletin, v. 133, n. 1, p. 65–94, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0033-2909.133.1.65

TONELLI, Elizangela; PESSIN, Gisele; DEPS, Vera Lúcia. Revisão bibliográfica dos impactos negativos da procrastinação acadêmica no bem estar subjetivo. Interdisciplinary Scientific Journal, v. 6, n. May, p. 299–313, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17115/2358-8411/v6n5a21

TUCKMAN, Bruce W. Group versus goal-setting effects on the self-regulated performance of students differing in self-efficacy. The Journal of Experimental Education, v. 58, n. 4, p. 291–298, 1990. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00220973.1990.10806543

Downloads

Publicado

22/12/2022

Como Citar

Vieira-Santos, J., & Rodrigues Malaquias, V. N. . (2022). Procrastinação acadêmica entre estudantes universitários brasileiros. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5816