Intervenção online com professores para prevenção e enfrentamento do bullying escolar

estudo de viabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5825

Palavras-chave:

Bullying., Intervenção, Professor

Resumo

No Brasil, os estudos sobre o bullyng têm aumentado na última década, mas poucos são direcionados ao preparo do professor para a prevenção e enfrentamento ao bullying. Este estudo teve como objetivo avaliar a viabilidade de uma intervenção online com professores na prevenção e enfrentamento do bullying escolar, com seis sessões semanais grupais, formato multicomponente e metodologia experiencial com as temáticas: concepções de bullying, gerenciamento de conflitos, empatia, comunicação assertiva, autocontrole emocional e autocuidado. Participaram do estudo doze professores (11 sexo feminino e 01 masculino) de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre, com idades entre 39 e 62 anos. Trata-se de um estudo de viabilidade, com avaliação de processo e avaliação pós-intervenção. Os resultados demonstram a importância de intervenções para professores sobre o tema bullying que promovam a sensibilização quanto à necessidade de prevenção e de estabelecimento de relações positivas no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Bedinoto Durgante, FURG

Psicóloga, mestre em Desenvolvimento e Direitos pela Goldsmiths University of London, Reino Unido, doutora e pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus Carreiros, Av. Itália, s/n - km 8 - Carreiros, Rio Grande, RS, Brasil, e-mail: helen.durga@gmail.com

Débora Dalbosco Dell'Aglio, UNILASALLE

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), Brasil, professora pesquisadora A1 PPG em Educação UniLasalle/Canoas e professora colaboradora PPG Psicologia UFRGS, Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 115, Sta Cecília, Porto Alegre, RS, Brasil e-mail: debora.dellaglio@ufrgs.br

Referências

ABRAPIA, [S.I]. Disponível em: http://naodaparaficarcalado.blogspot.com/2011/04/pesquisa-da-abrapia-sobre-bullying.html> Acesso em: 12 de jun. 2019.

ANTIBULLYING ALLIANCE. Disponível em: http://www.educare.co.uk/news/anti-bullying-week-2017

AMSTUTZ, Lorraine Stutzman; MULLET, Judy H. Disciplina Restaurativa para escolas. São Paulo: Palas Athenas, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1997/2004.

BERSCH, Angela A. S. (2017). Resiliência profissional e a Educação Ambiental: Promoção de ambientes de desenvolvimento em instituição de acolhimento. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande, Rio Grande do Sul. Disponível em: https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/0000011532.pdf Acesso em: 15 de ago. 2019.

BOLSONI- SILVA, Alessandra Turini; MARTURANO, Edna Maria; FREIRIA, Ludmilla Rubinger Bethonico. Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal. Revista Psicologia Reflexão e Crítica, Porto Alegre, RS, v. 23, n. 3, p. 506-515, 2010. DOI 10.1590/S0102-79722010000300011

BOLSONI- SILVA, Alessandra Turini; MARIANO, Maria Luiza. Práticas educativas de professores e comportamentos infantis, na transição ao primeiro ano do Ensino Fundamental. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 814-833, 2014. ISSN 1808-4281

BOMFIM, Leny A. (TRAD.). Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 777-796, 2009. DOI 10.1590/S0103-73312009000300013

BRASIL. Lei n.º 13.663, de 14 de maio de 2018. Altera o art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 mai. 2018. Seção 1, p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13663.html. Acesso em: 15 mar. 2019.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 out. 2020.

CHAVES, Nádia Mangabeira; GONTIJO, Simone Braz Ferreira. Formação docente e habilidades sociais: contribuições da licenciatura sob a perspectiva discente. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, RN, v.2, 2020. ISSN 2447-1801.

CORTEZ, Pedro Afonso; SOUZA, Marcus Vinícius Rodrigues; AMARAL, Laura Oliveira; SILVA, Luiz Carlos Avelino. A saúde docente no trabalho: apontamentos a partir da literatura recente. Caderno Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 113-122, 2017. DOI 10.1590/1414-462X201700010001

COWIE, Helen. Understanding the role of bystanders and peer support in school bullying. The International Journal of Emotional Education, Malta, v. 6, n. 1, p. 26-32, 2014. ISSN 2073-7629.

CRESWELL, John W. D. Research Design. SAGE Publication, 2003.

DIVECHA, Diana; BRACKETT, Marc. Rethinking school-based bullying prevention through the lens of social and emotional learning: a bioecological perspective. International Journal of Bullying Prevention, [s. l.], 2019. DOI:10.1007/s42380-019-00019-5

DURGANTE, Helen; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. Critérios metodológicos para a avaliação de programas de intervenção em psicologia. Avaliação Psicológica, Itatiba, SP, v. 17, n. 1, p. 155-162, 2018. DOI: 10.15689/ap.2017.1701.15.13986

DURGANTE, Helen; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Multicomponent positive psychology intervention for health promotion of Brazilian retirees: a quasi-experimental study. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, RS, v. 32, 2019. DOI 10.1186/s41155-019-0119-2

FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying – Programa Educar para a Paz. Campinas, SP: Editora Veruz, 2005.

FARRINGTON, David P.; TTOFI, Maria M. School‐based programs to reduce bullying and victimization. Campbell Systematic Reviews, [s. l.], v. 5, n. 1, 2009. DOI: 10.4073/csr.2009.62009

FRANCISCO, Marcos Vinícius; COIMBRA, Renata Maria. Análise do bullying escolar sob o enfoque da psicologia histórico-cultural. Estudos de Psicologia, Natal, RN, v. 20, n. 3, p. 184-195, jul./set. 2015. DOI 10.5935/1678-4669.20150020

GAFFNEY, Hannah; FARRINGTON, David P.; TTOFI, Marai M. Examining the effectiveness of school-bullying intervention programs globally: a meta-analysis. International Journal of Bullying Prevention, Suíça, v. 1, p.14-31, 2019. DOI 10.1007/s42380-019-0007-4

GARCIA, Narjara Mendes; YUNES, Maria Angela Mattar; ALMEIDA, Ana Maria Tomás. Educação parental e pedagogia social: avaliação de uma proposta de intervenção. Educação, Porto Alegre, RS, v. 39, n. 1, p. 94-104, jan./abr. 2016. DOI 10.15448/1981-2582.2016.1.21396

LOPES, Rodrigo T.; BERGER, Thomas. Intervenções auto-guiadas baseadas na internet: uma entrevista com Dr. Thomas Berger. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Porto Alegre, RS, v.12, n.1, p. 57-61, 2016. DOI 10.5935/1808-5687.20160009

MALTA, Deborah Carvalho; MELLO, Flávia Carvalho de Malta; PRADO, Rogério Ruscitto; SÁ, Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira; MARINHO, Fátima; PINTO, Isabella Vitral; SILVA, Marta Maria Alves; SILVA, Marta Angélica Iossi. Prevalência de bullying e fatores associados em escolares brasileiros. Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 4, abr. 2019. DOI 10.1590/1413-81232018244.15492017

MARTÍN-QUINTANA, Juan Carlos; CHAVES, Maria Luisa Máiques; LÓPEZ, Maria José Rodrigo; BYME, Sonia; RUÍZ, Beatriz Rodrígues; SUÁREZ, Guacimara Rodrígues. Programas de Educación Parental. Psychosocial Intervention (online), Madri, v. 18, n. 2, p. 121-133, jul. 2009. Disponível em http://scielo.isciii.es/pdf/inter/v18n2/v18n2a04.pdf

MARTÍNEZ-GONZÁLEZ, Raquel-Amaya; RODRÍGUEZ-RUIZ, Beatriz; ÁLVAREZ-BLANCO, Lucía; BECEDÓNIZ-VÁZQUEZ, Carlos. Evidence in promoting positive parenting through the Program-Guide to Develop Emotional Competences. Psychosocial Intervention, Madri, v.25, n.2, p. 111-117, 2016. DOI 10.1016/j.psi.2016.04.001

MATOS, Margarida Gaspar; GASPAR, Tania; FERREIRA, Mafalda; TOMÉ, Gina; CAMACHO, Inês; REIS, Marta; MELO, Paula; SIMÕES, Celeste; MACHADO, Ricardo; RAMIRO, Lúcia. Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais, auto-regulação e capital social com adolescentes. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, Lisboa, Portugal, n. 3, p. 165-187, 2011. DOI 10.34628/q30p-rg86

MOTTA, Danielle da Cunha; DIAS Aline Passeri; CARVALHO, Ana Lúcia Novais; CASTRO, Ricardo Vierialves; MANHÃES Alex Christian; SILVA, Lidiane Gonçalves Gama; SANTOS, Karina Nascimento Valladares. Programa para a promoção da empatia em sala de aula. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Porto Alegre, RS, v, 13, n. 2, p. 122-130, 2017. DOI: 10.5935/1808-5687.20170017

MURTA, Sheila Giardini; SANTOS, Bruna Roberta Pereira dos; MARTINS, Camila Perna Santos; OLIVEIRA, Brisa de. Prevenção primária à violência no namoro: uma revisão de literatura. Revista Contextos Clínicos, São Leopoldo, RS, v. 6, n. 2, p. 117-131, jul./dez. 2013. DOI 10.4013/ctc.2013.62.05

MURTA, Sheila Giardini; RAMOS, Carlos Eduardo Paes Landim; CANGUSSÚ, Eudes Diógenes Alves; TAVARES, Thauana Nayana Gomes; COSTA, Marina Silva Ferreira. Desenvolvimento de um website para prevenção à violência no namoro, abandono de relações íntimas abusivas e apoio aos pares. Revista Contextos Clínicos, São Leopoldo, RS, v. 7, n.2, p. 118-132, jul./dez., 2014. DOI:10.4013/ctc.2014.72.01

NETO, Aramis A. Lopes. Bullying. Adolescência & Saúde, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 51 - 56, ago. 2007.

OLIBONI, Samara Pereira. O bullying como violência velada: a percepção e a ação dos professores, 2008. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE, Rio Grande, RS, 2008.

OLIVEIRA-MENEGOTTO, Lisiane Machado; MACHADO, Isadora. Bullying escolar na perspectiva do professor. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 321-340, jan./abr. 2018. DOI 10.12957/epp.2018.38123

OLWEUS, Dan. Bully/victim problems in school: Facts and intervention. European Journal of Psychology of Education, Países Baixos, UE, v. XII, n. 4, p. 495-510, 1997. DOI: 10.1007/BF03172807

OLWEUS, Dan. School bullying: development and some important challenger. Annual Review of Clinical Psychology, v. 9, p. 751-780, mar. 2013. DOI: 10.1146 -050212-185516

OLWEUS, Dan; LIMBER, Susan P. Bullying in school: evaluation and dissemination of the Olweus Bullying Prevention Program. American Journal of Orthopsychiatry, Washington, v. 80, n.1, p. 124-134, 2010. DOI:10.1111/j.1939-0025.2010.01015.x

PIGOZZI, Pamela Lamarca; MACHADO, Ana Lúcia. Bullying during adolescence in Brazil: An overview. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 11, p. 3509–3522, 2015. DOI 10.1590/1413-812320152011.05292014

RIEKERT, Kristin A.; OCKENE, Judith K. The Handbook of Health Behavior Change. New York: Springer, 2014.

ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta. São Paulo: Ágora, 2006.

SALGADO, Fellipe Soares; SENRA, Luciana Xavier; LOURENÇO, Lélio Moura. Indicadores de efetividade dos programas de intervenção em situações de bullying: revisão sistemática da literatura internacional. Estudos de Psicologia, Campinas, SP, v. 31, n. 2, p.179-190, abr./jun. 2014. DOI 10.1590/0103-166X2014000200004

SALMIVALLI, Christina; POSKIPARTA, Elisa. KiVa Antibullying Program: overview of evaluation studies based on a randomized controlled trial and national rollout in Finland. International Journal of Conflict and Violence, Alemanha, v.6, n.2, p. 294-302, 2012. DOI: 10.4119/UNIBI/ijcv.247

SAMPAIO, Juliane Messsias Cordeiro; SANTOS, Gabriela Valente; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio; SILVA, Jorge Luiz; MEDEIROS, Marcelo; SILVA, Marta Angélica Iossi. Prevalência de bullying e emoções de estudantes envolvidos. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 24, n.2, p. 344-352, abr./jun. 2015. DOI 10.1590/0104-07072015003430013

SHAUGHNESSY, John J.; ZECHMEISTER, Eugene B.; ZECHMEISTER, Jeanne. Metodologia da pesquisa em psicologia. Porto Alegre: AMGH Editora, 2012. RS.

SILVA, Flaviany Ribeiro; ASSIS, Simone Gonçalves. Prevenção da violência escolar: uma revisão da literatura. Revista da Educação e Pesquisa, São Paulo, SP, v. 44, e 157305, 2018. DOI 10.1590/S1517-9702201703157305

SILVA, Jorge Luiz; BAZON, Marina Rezende. Prevenção e enfrentamento do bullying: o papel de professores. Revista Educação Especial, Santa Maria - RS, v.30, n. 59, p. 615-628, 2017. DOI 10.5902/1984686X28082

SILVA, Jorge Luiz; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio; BAZON, Marina Rezende; CECÍLIO, Sálua. Bullying na sala de aula; percepção e intervenção de professores. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, RJ, v. 65, n. 1, p. 121-137, 2013. ISSN 1809-5267

SILVA, Jorge Luiz; OLIVEIRA Wanderlei Abadio; MELLO, Flávia Carvalho Malta de; ANDRADE, Luciana Sá de; BAZON, Marina Rezende; SILVA, Marta Angélica Iossi. Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 7, 2017. DOI: 10.1590/1413-81232017227.16242015

SILVA, Juliana Amaral Medeiros; SIEGMUND, Gerson; BREDEMEIER, Juliana. Crisis interventions in online psychological counseling. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, Porto Alegre, RS, n. 37, v. 4, p. 171-182, out-dez. 2015. DOI: 10.1590/2237-6089-2014-0026

SMITH, Peter K. School bullying. Sociologia, Problemas e Práticas, Lisboa, Portugal, n. 71, p. 81-98, 2013. DOI: 10.7458/SPP2012702332

SMITH, Peter K. Understanding school bullying: its nature & prevention strategies. London: Sage, 2014.

SMITH, Peter K. Making an impact on school bullying - Interventions and Recommendations. New York: Routledge, 2019.

SMITH, Peter K.; COWIE, Helen; OLAFSSON, Ragnar F.; LIEFOOGHE, Andy P. D. Definitions of bullying a comparison of terms used, and age and gender differences, in a fourteen-country international comparison. Child Development, New York, EUA, n. 73, v. 4, p. 1119-1133, 2002. DOI: 10.1111/1467-8624-00461

TESSARO, Mônica; TREVISOL, Maria Teresa Ceron. Formação de professores e o manejo de situações de bullying na escola: o que as pesquisas têm indicado? Revista Prâksis, Novo Hamburgo, RS, a. 17, n. 3, p. 44-67, set./dez. 2020. DOI:10.25112/rpr.v3i0.2112

TICKLE-DEGNEN, Linda. Nuts and bolts of conducting feasibility studies. American Journal of Occupational Therapy, Maryland, EUA, n. 67, v. 2, p. 171-176, 2013. DOI:10.5014/ajot.2013.006270

TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; SOUZA, Raul Alves; LAPA, Luciana Zobel. A implantação das equipes de ajuda como estratégia para a superação do bullying escolar. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, SP, n.24, v. 3, p. 397-410, set./dez. 2019. DOI: 10.24220/2318-0870v24n3a4506

TREVISOL, Maria Teresa Ceron; PEREIRA, Maria Beatriz de Oliveira; MATTANA, Patrícia. Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Barcelona, v. extr., n. 2, 2017. DOI: 10.17979/reipe.2017.0.02.2667

VERSEVELD, Marloes D. A.; FUKKINK, Ruben G.; FEKKES, Minne; OOSTDAM, Ron J. Effects of anti bullying programs on teachers’ interventions in bullying situations. A meta‐analysis. Psychology in the Schools, [s. l.], March, 2009. DOI:10.1002/pits.22283

VOLK, Anthony A.; DANE, Andrew V.; MARINI, Zopito. What is bullying? A theoretical redefinition. Developmental Review, Amsterdã, Holanda, v. 34, p.327–343, oct. 2014. DOI: 10.1016/j.dr.2014.09.001 0273-2297

Downloads

Publicado

29/04/2022

Como Citar

Rocha, C. S., Bedinoto Durgante, H., & Dalbosco Dell’Aglio, D. . (2022). Intervenção online com professores para prevenção e enfrentamento do bullying escolar: estudo de viabilidade. Educação Em Foco, 25(45), 420–443. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5825