A audiodescrição para a ruptura de barreiras na leitura e comunicação de educandos com deficiência visual às imagens em livros didáticos em Biologia

Autores

  • Ewerton Luis Colégio Batista Betânia de Gravatá (CBBG) https://orcid.org/0000-0003-4022-516X
  • Ernani Nunes Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Kênio Erithon Cavalcante Lima Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6184

Palavras-chave:

Deficiência visual. Educação inclusiva. Recurso didático. Tradução intersemiótica.

Resumo

Este trabalho identifica como as imagens presentes em livros didáticos são acessíveis para pessoas com deficiência visual. Sendo um direito universal, é necessário que a educação, os processos de ensino-aprendizagem e suas respectivas ferramentas se tornem inclusivos. Como alicerce de análise, buscou-se, através da audiodescrição, mecanismo de tradução intersemiótica, traduzindo, em palavras, figuras e imagens existentes, verificar como os recursos visuais são dispostos ao aluno, permitindo ou não seu entendimento sobre elas. A ausência de descrições definidas, o uso de textos de apoio mal localizados, além da ausência de imagens nas atividades mostram que existe um longo caminho para tornar o material didático inclusivo. Por fim, foi realizada, para duas questões do livro com presença imagética, a audiodescrição destas, tornando possível a resolução das atividades e verificando a eficácia deste recurso na construção do conhecimento de forma mais autônoma para o indivíduo com deficiência visual, auxiliando o processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ewerton Luis, Colégio Batista Betânia de Gravatá (CBBG)

Licenciado em Ciências Biológicas. Professor da Educação Básica com Biologia e Ciências. Licenciado pela Universidade Federal de Pernambuco, pesquisando em Educação em Ciências e Educação Inclusiva

Ernani Nunes Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação. Professor Adjunto I do Núcleo de Ciências Biológicas - Centro acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFPE) e no Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UFPE), atuando na área de Educação em Ciências e Inclusão

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Publicado

29/04/2023

Como Citar

da Silva, E. L., Nunes Ribeiro, E., & Cavalcante Lima, K. E. (2023). A audiodescrição para a ruptura de barreiras na leitura e comunicação de educandos com deficiência visual às imagens em livros didáticos em Biologia. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6184