Metamorfoses da construção da identidade de um professor surdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6734

Palavras-chave:

Identidade Metamorfose, Identidades Surdas, Surdo Trabalhador, Professor surdo

Resumo

Este artigo estuda as metamorfoses da identidade de um professor surdo. Revisitou-se conceitos de Ciampa (2005) e Santos (2011) sobre a identidade como metamorfose e identidades surdas. Objetiva (a) compreender os fatores que influenciam a construção das identidades de um professor surdo, (b) identificando as principais formas de pressuposição e seus agentes. A pesquisa se estrutura na concepção narrativa de identidade (CIAMPA, 2005); é uma pesquisa qualitativa, com dados produzidos através de narrativas de vida (BERTAUX, 2010) coletadas por entrevistas. O sujeito da pesquisa é professor um surdo. Para análise dos dados, trabalhou-se com técnicas de análise de conteúdo. Conclui-se que ser professor-surdo significa promover a visibilidade e a difusão da língua de sinais, sendo um modelo para que outros surdos sejam capazes de sonhar com novas possibilidades de vir-a-ser. Ser professor-surdo, portanto, significa atuar politicamente na promoção da emancipação dos surdos através da construção de novas identidades surdas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herminio Tavares Sousa dos Santos, INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ

Doutorando em Educação pela UEPA. Mestre em Educação pela UEPA. Bacharel em Letras/LIBRAS pela UFSC/UEPA e Pedagogo com habilitação em Educação Especial pela UEPA. Professor de LIBRAS do Instituto Federal do Pará – Belém. Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Educação de Surdos, Ensino de LIBRAS e Tradução e Interpretação em LIBRAS – Língua Portuguesa – LIBRAS.

http://lattes.cnpq.br/3015712350720899

 

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Pós-doutora em educação na PUC-RJ. Doutora em Educação pela PUC-SP. Doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México, com estudos sobre ética com o filósofo Enrique Dussel. Mestre em Educação Popular pela UFPB. Graduada em Filosofia pela UFPA. Docente do PPGED e Professora Titular da Universidade do Estado do Pará. Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e Educação Inclusiva, e ações educacionais com infância, crianças e com jovens e adultos.

Márcia Maria De Oliveira Maia, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED/UEPA. 2020, vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Especialista em Gestão Governamental pelo CESUPA. Especializada em EJA pela Faculdade de Educação Regional Serrana - FUNPAC. Especialista em Psicopedagogia Educacional pela Faculdade de Educação Regional Serrana – FUNPAC. Pedagoga pela Universidade Federal do Pará - UFPA... Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Infância, Cultura e Educação Infantil - ICEI/CCSE/UEPA.

Referências

ALBRES, Neiva de Aquino. Ensino de LIBRAS: Aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. Curitiba: Appris, 2016.

BERTAUX, Daniel. Narrativas de Vida: a pesquisa e seus métodos. São Paulo: Paulus, 2010.

CIAMPA, Antônio da C. A Identidade social como metamorfose humana em busca de emancipação: articulando pensamento histórico e pensamento utópico. In: XXIX Encontro da Sociedade Interamericana de Psicologia – SIP, 2003, Lima, Peru. Anais.

CIAMPA, Antônio da C. A História do Severino e a Estória da Severina. São Paulo: Brasiliense, 2005.

KLEIN, Madalena. Os discursos sobre surdez, trabalho e educação e a formação do surdo trabalhador. In: SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005.

LIMA, Aluízio Ferreira de. História Oral e Narrativas de História de Vida: a vida dos outros como material de pesquisa. In: LIMA, Aluízio Ferreira de; JUNIOR, Nadir Lara. Metodologias da Pesquisa em Psicologia Social. Porto Alegre: Sulina, 2014.

SANTOS, Hermínio Tavares Sousa dos. Identidade como Metamorfose na Educação de Surdos em Belém. Dissertação (Mestrado em Educação) – CCSE, Universidade do Estado do Pará, p. 253. 2011.

SILVA, César Augusto de A. Entre a Deficiência e a Cultura: análise etnográfica de atividades missionárias com surdos. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, p. 227. 2011.

Downloads

Publicado

27/11/2023

Como Citar

Tavares Sousa dos Santos, H., Oliveira, I. A. de, & Maia, M. M. D. O. (2023). Metamorfoses da construção da identidade de um professor surdo. Educação Em Foco, 26(50), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6734