Metamorfoses da construção da identidade de um professor surdo
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6734Palavras-chave:
Identidade Metamorfose, Identidades Surdas, Surdo Trabalhador, Professor surdoResumo
Este artigo estuda as metamorfoses da identidade de um professor surdo. Revisitou-se conceitos de Ciampa (2005) e Santos (2011) sobre a identidade como metamorfose e identidades surdas. Objetiva (a) compreender os fatores que influenciam a construção das identidades de um professor surdo, (b) identificando as principais formas de pressuposição e seus agentes. A pesquisa se estrutura na concepção narrativa de identidade (CIAMPA, 2005); é uma pesquisa qualitativa, com dados produzidos através de narrativas de vida (BERTAUX, 2010) coletadas por entrevistas. O sujeito da pesquisa é professor um surdo. Para análise dos dados, trabalhou-se com técnicas de análise de conteúdo. Conclui-se que ser professor-surdo significa promover a visibilidade e a difusão da língua de sinais, sendo um modelo para que outros surdos sejam capazes de sonhar com novas possibilidades de vir-a-ser. Ser professor-surdo, portanto, significa atuar politicamente na promoção da emancipação dos surdos através da construção de novas identidades surdas.
Downloads
Referências
ALBRES, Neiva de Aquino. Ensino de LIBRAS: Aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. Curitiba: Appris, 2016.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de Vida: a pesquisa e seus métodos. São Paulo: Paulus, 2010.
CIAMPA, Antônio da C. A Identidade social como metamorfose humana em busca de emancipação: articulando pensamento histórico e pensamento utópico. In: XXIX Encontro da Sociedade Interamericana de Psicologia – SIP, 2003, Lima, Peru. Anais.
CIAMPA, Antônio da C. A História do Severino e a Estória da Severina. São Paulo: Brasiliense, 2005.
KLEIN, Madalena. Os discursos sobre surdez, trabalho e educação e a formação do surdo trabalhador. In: SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005.
LIMA, Aluízio Ferreira de. História Oral e Narrativas de História de Vida: a vida dos outros como material de pesquisa. In: LIMA, Aluízio Ferreira de; JUNIOR, Nadir Lara. Metodologias da Pesquisa em Psicologia Social. Porto Alegre: Sulina, 2014.
SANTOS, Hermínio Tavares Sousa dos. Identidade como Metamorfose na Educação de Surdos em Belém. Dissertação (Mestrado em Educação) – CCSE, Universidade do Estado do Pará, p. 253. 2011.
SILVA, César Augusto de A. Entre a Deficiência e a Cultura: análise etnográfica de atividades missionárias com surdos. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de São Paulo, p. 227. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.