A educação patrimonial no 5° ano do ensino fundamental na modalidade remota
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6872Palavras-chave:
Ensino de história., História local, Patrimônio histórico culturalResumo
A presente pesquisa tem como objetivo geral descrever a prática pedagógica do ensino de história na modalidade remota, no 5º ano do ensino fundamental, em uma escola pública municipal de Anápolis em 2021. Desse modo, o trabalho teve uma abordagem qualitativa e adotou como meios de investigação a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa-ação. No contexto da pesquisa-ação os dados produzidos durante o desenvolvimento do subprojeto intitulado: “O ensino de história local e patrimonial nos anos iniciais do ensino fundamental” foram registrados no plano de ensino e aprendizagem, diário de campo e relatórios de atividades, e posteriormente analisados. O grande desafio foi enfrentar os novos modos de ensinar e aprender no contexto da pandemia. As TICs tornaram-se a grande aliada. A experiência vivenciada demonstrou a importância da história local e da educação patrimonial para o desenvolvimento da cidadania e a conscientização da preservação dos patrimônios históricos e culturais.
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