A educação patrimonial no 5° ano do ensino fundamental na modalidade remota

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6872

Palavras-chave:

Ensino de história., História local, Patrimônio histórico cultural

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral descrever a prática pedagógica do ensino de história na modalidade remota, no 5º ano do ensino fundamental, em uma escola pública municipal de Anápolis em 2021. Desse modo, o trabalho teve uma abordagem qualitativa e adotou como meios de investigação a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa-ação. No contexto da pesquisa-ação os dados produzidos durante o desenvolvimento do subprojeto intitulado: “O ensino de história local e patrimonial nos anos iniciais do ensino fundamental” foram registrados no plano de ensino e aprendizagem, diário de campo e relatórios de atividades, e posteriormente analisados. O grande desafio foi enfrentar os novos modos de ensinar e aprender no contexto da pandemia. As TICs tornaram-se a grande aliada. A experiência vivenciada demonstrou a importância da história local e da educação patrimonial para o desenvolvimento da cidadania e a conscientização da preservação dos patrimônios históricos e culturais.

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Biografia do Autor

Rayane Rocha, Universidade Evangélica de Goiás

Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Evangélica de Goiás (2022). Auxiliar de sala no Colégio Couto Magalhães desde 2021. Participante do Programa Institucional de bolsa à Iniciação Científica (PIBIC) pela Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA (2021-2022) e Participante do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em parceria com a CAPES (2020-2022). rayanesoares.rocha@hotmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5150633319425340

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9329-2676 

 

 

Sandra Elaine Aires de Abreu

Estágio Pós-Doutoral em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006).Mestrado em Educação Escolar Brasileira, pela Universidade Federal de Goiás (1997). Especialização em História Econômica (1990), pela Associação Educativa Evangélica. Graduada em Pedagogia pela Associação Educativa Evangélica (1986), em História pela Universidade Federal de Goiás (1987). Docente do ensino superior da Universidade Estadual de Goiás e do Mestrado Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias (MIELT/UEG) e do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA). Líder do Grupo Goiano de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GGEPHE). Com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas docentes, metodologia do trabalho científico, história da educação, sociologia da educação, conteúdos e processo do ensino de história, filosofia da educação, orientação de monografia e dissertação. Coordenadora da Rede Goiana de Pesquisa do Ensino Fundamental da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). 

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Publicado

15/11/2023

Como Citar

Rocha, R., & Sandra Elaine Aires de Abreu. (2023). A educação patrimonial no 5° ano do ensino fundamental na modalidade remota. Educação Em Foco, 26(50), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6872