Currículos de Educação Física

(re)montagem a partir de fragmentos historiográficos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6925

Palavras-chave:

Currículo, Educação Física, Epistemologia, Historiografia

Resumo

O artigo em questão objetiva relacionar os currículos de Educação Física com algumas questões históricas e epistemológicas que os influenciaram. Para tanto, recorre aos estudos sobre currículos ou tendências pedagógicas, relacionando a história da Educação e da Educação Física com os contextos sociais, econômicos, políticos e culturais que as atravessaram. A historiografia de inspiração antifundacionalista aqui produzida rejeita explicações totalizantes e supostamente neutras; ao invés disso, acena para os efeitos das transformações do campo pedagógico-curricular em pauta, desde a sua irrupção nas escolas brasileiras. Ambiciona-se defender a ideia de que a história da Educação Física pode ser melhor compreendida quando se considera a multiplicidade de práticas discursivas a seu respeito. Os resultados indicam, ainda, um número acentuado de campos epistemológicos e teóricos influenciando o componente curricular ao menos desde o último quartel do século XX, favorecendo a produção de novas experimentações curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Xavier Russo Bonetto, Faculdade Flamingo

Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), na área temática Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares. Doutor em Educação na temática Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças (FE-USP). Coordenador educacional na rede SESI-SP e professor da Faculdade Flamingo nos cursos de Pedagogia e licenciatura em Educação Física. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar da FE-USP. Membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE-SP) e Coordenador científico da atual secretaria do Estado de São Paulo (CBCE-SP). Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Ciências Sociais aplicadas na Educação (Estudos Culturais, Multiculturalismo, Pós-estruturalismo/Filosofia da Diferença).

Rubens Antonio Gurgel Vieira, Universidade Federal de Lavras

Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade de Lavras. Doutor em Currículo pela Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (FE/UNICAMP). Mestre em Didática pela Faculdade de Educação da USP. Membro do Grupo de Estudo Educação Física Escolar da Faculdade de Educação da USP e do Grupo de Pesquisa, Linguagem e Práticas Corporais da Faculdade de Educação da Unicamp. Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba (2008). Graduado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos. Graduado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos.

 

CV: http://lattes.cnpq.br/0784257177718305

Clayton Cesar de Oliveira Borges, Fac São Roque

É Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP e Mestre em Filosofia pelo programa de Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Possui Graduação em Filosofia, Pedagogia e Educação Física. Leciona no curso de Graduação em Educação Física do Centro Universitário São Roque. É pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação Física escolar da FEUSP. Interessa-se pelos seguintes temas: estudos foucaultianos; história e filosofia da educação; didática; educação física escolar; teorias curriculares; identidades docentes; corpo e subjetividades. Atualmente, vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa - sobretudo a partir da perspectiva foucaultiana - que intentam perscrutar as estratégias de governo das condutas levadas a cabo por políticas de currículo contemporâneas.

Referências

ALMEIDA, F. Q. Pedagogia crítica da Educação Física no jogo das relações de poder. Movimento, Porto Alegre, v.12, n. 03, p. 141-164, setembro/dezembro de 2006. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2913

AQUINO, J. G.; VAL, G. M. Uma ideia de arquivo: contributos para a pesquisa educacional. Pedagogia y Saberes, n. 49, p. 41-53, 2018. DOI: https://doi.org/10.17227/pys.num49-8169

AUGUSTO, C. N. Encontros no cu do mundo: alianças entre os estudos feministas, queer (decolonial) e a Educação Física cultural. 2022. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. A reprodução. 3.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2010.

BAUDELOT, C ESTABLET, R. L’école Capitaliste en France. France: Máspero. 1971.

BONETTO, P. X. R. Esquizoexperimentações com o currículo cultural de Educação Física. 2021. 336f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

BRACHT, V. Mas, afinal, o que estamos perguntando com a pergunta “o que é educação física”? Movimento, ano 2, n.2, junho, 1995. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2188

BRACHT, V. Educação física no 1º grau: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, [S. l.], n. supl.2, p. 23-28, 1996. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1996.139640

BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, ano XIX, n.48, ago.1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32621999000100005

CARVALHO, M. M. C. História da educação: notas em torno de uma questão de fronteiras. Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 26, p. 05-14, dez. 1997.

CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 14ª ed. Campinas: Papirus, 2007.

CASTELLANI FILHO, L. et al. Metodologia do ensino de educação física. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2012.

CORAZZA, S. M. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

COSTA, A. M. SOUZA. S. B. Educação física e esporte adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e perspectivas para o século XXI. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 25, n. 3, 2004.

DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tocam o real. Pós, v. 2, n. 4, p. 204-219, 2012.

FARGE, A. O sabor do arquivo. São Paulo: EDUSP, 2009.

FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 1997.

FOUCAULT, M. Estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

FOUCAULT, M. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 2009.

GALLO, S. D. de O. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.22, n.2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógico do esporte. 1. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 1994.

LIBÂNEO, J. C. OLIVEIRA, J. F. Educação escolar e a sociedade contemporânea. Revista Fragmentos da Cultura, Goiânia-GO, v. 8, p. 3, 1998.

LYOTARD, J. F. A condição pós-moderna. 11ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

MALDONADO, D. T. Didática(s) da Educação Física: novas perspectivas pedagógicas na Educação Básica brasileira. 2020. 314f. Relatório de Pesquisa (Pós-Doutorado). Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2020.

MATE, Cecília Hanna. Tempos modernos na escola: os anos 30 e a racionalização da educação brasileira. Bauru: EDUSC, 2002

MELO, V. A. de; Reflexão sobre a história da Educação Física no Brasil: uma abordagem historiográfica. Revista Movimento, ano III, n.4, 1996.

NEIRA, M. G. Educação Física Cultural: inspiração e prática pedagógica. Jundiaí: Paco, 2018.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal. São Paulo: Phorte, 2006.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NUNES, M. L. F.; RUBIO, K. O(s) currículo(s) da Educação Física e a constituição da identidade de seus sujeitos. Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, pp.55-77, jul./dez., 2008.

RAGO, M. A “nova” historiografia brasileira. Anos 90, [S. l.], v. 7, n. 11, p. 73–96, 1999. DOI: https://doi.org/10.22456/1983-201X.6543

REIS, N. S.; SANTOS, S. A.; CARNEIRO, F. H. S.; MATIAS, W. B.; ATHAYDE, P. F. A.; MASCARENHAS, F. O esporte educacional como tema da produção de conhecimento no periodismo científico brasileiro: uma revisão sistemática. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, 2015. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.34326

REIS, R. Educação Física cultural e africanidades: entre decolonialidades, Exu e encruzilhadas. 2021. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

REVERDITO, R. S.; COLLET, C.; MACHADO, J. Pedagogia do esporte: desafios e temas emergentes. Corpoconsciência, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 82-98, 2022. DOI: https://doi.org/10.51283/rc.v26i2.14214

SANTOS JUNIOR, F. N. Subvertendo as colonialidades: o currículo cultural de Educação Física e a enunciação dos saberes discentes. 2020. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

SILVA, T. T. Educação Pós-Crítica e formação docente. Cadernos de Educação, FaE/UFPel, Pelotas, n. 8, junho, 1997.

SILVA, T. T. O currículo como fetiche: a política e a poética do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SOARES, C. L. Educação física: raízes europeias e Brasil. 5. ed. Campinas: Autores associados, 2012.

SOLER, Reinaldo. Educação física inclusiva na escola: em busca de uma escola plural. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.

SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no Século XX (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo, SP: Cortez, 2008.

TANI, Go; KOKUBUN, Eduardo; MANOEL, Edison de Jesus; PROENÇA, José Elias. Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. EPU. 2006.

TYLER, P. W. Princípios básicos de currículo e ensino. 10ª edição. São Paulo: Globo, 1979.

VIEIRA, R. A. G. Conceitos em torno de uma Educação Física menor: possibilidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva. 2020. 244f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2020.

VIEIRA, R. A. G. Educação Física Menor. Jundiaí: Paco, 2022.

Downloads

Publicado

03/08/2023

Como Citar

Russo Bonetto, P. X., Gurgel Vieira, R. A., & de Oliveira Borges, C. C. (2023). Currículos de Educação Física: (re)montagem a partir de fragmentos historiográficos. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6925