Formação docente na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais:
a insurgência contemporânea de uma aprendizagem da docência antirracista
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7095Palavras-chave:
Educação antirracista, Curso de Pedagogia, Formação de professores, Aprendizagem da docência, Educação para relações étnico-raciaisResumo
Este artigo objetiva compreender os fundamentos epistemológicos, culturais, educacionais e políticos do Curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e sua contribuição para uma aprendizagem da docência em uma perspectiva antirracista. O estudo de abordagem qualitativa foi realizado em 2022 e está fundamentado nos estudos decoloniais (GONÇALVES; SILVA, 2000; QUIJANO, 2002; GOMES, 2018; MIGNOLO, 2019). Adotou-se a pesquisa narrativa para a análise de aspectos de uma trajetória formativa no curso. Evidencia-se que, na formação inicial, se comprometida com outras perspectivas epistemológicas e culturais, como no caso da afrocentricidade como base formadora, é possível um pensar contra-hegemônico e descolonizante do aprender e da ação docente, constituindo um percurso para uma aprendizagem da docência em perspectiva antirracista.
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