PRÁTICAS E MODELOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS EDUCOMUNICATIVOS DE ENSINO NO PIBID DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7121

Palavras-chave:

Multimodalidade digital, Pandemia, PIBID Química, TDIC

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em química na UFAM vivenciou uma
imersão imbricada em dilemas, possibilidades e experiências na multimodalidade digital de práticas
pedagógicas durante a pandemia. Destacamos e avaliamos dois momentos na forma de minicurso-oficinas
pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com produção de material didático
e paradidático para a educação básica. O percurso metodológico utilizado na pesquisa e análise foi a
abordagem qualitativa como relato de experiência de caráter exploratório, observação participante, na coleta
de dados no chat durante as atividades e interações realizadas nas oficinas formativas. Os resultados apontam
o potencial e as múltiplas possibilidades das ferramentas digitais no ensino-aprendizagem nas práticas
pedagógicas, bem como, suas limitações.

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Biografia do Autor

Pierre André de Souza, Ufam

Doutor em Ciências Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pós-doutorado (Fotoquímica e Fotofísica de Fármacos) pela Universidade Politécnica de Valência, Espanha (UPV). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Especialização lato sensu em Educação Digital pela UNEB, ambos em andamento. Mestre em Química Orgânica área de Produtos Naturais pela Universidade UFRuralRJ. Licenciado e Bacharel em Química pela UFSC. Professor efetivo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Ensino de Ciências Química & Ciências de Produtos Naturais/CNPQ (UFAM/ ICET). Desenvolve pesquisa em produtos naturais de compostos antioxidantes de meliponíneos do amazonas e metodologias didático-pedagógicas de Ensino e Aprendizagem de Ciências por Investigação, CTSA e Educação Digital. É autor de dois livros que trata de suas experiências com os povos indígenas do Xingu-MT abordando os temas: plantas medicinais, xamanismo, química de produtos naturais e etnofarmacobotânica.  

Email: pierreandre.ufam.icet@gmail.comprofpierreandre@ufam.edu.br

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3428061204977867

Endereço para acessar este orcid: https://orcid.org/0000-0002-0606-3681

Adria Cortez

Mestra em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA) - UFAM / ICET. Graduada em Química Industrial (UFAM/ ICET). Licenciada em Química (IFAM / CITA). Especialista em Gestão Ambiental (UNOPAR). Cursando formação pedagógica em Letras-Libras (UNIASSELVI). Membro do Grupo de Pesquisa interdisciplinar em educação e ensino de ciências química & ciências de produtos naturais (UFAM/ ICET), sob a coordenação do Dr. Pierre André de Souza. Experiência profissional na área de química analítica, química ambiental e educação inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Poluição aquática e parâmetros físico-químicos da qualidade da água; Análises físico-químicas em óleos fixos de espécies oleaginosas da Amazônia e suas aplicabilidades em produtos cosméticos; Uso de imagens digitais em análises químicas; Capacitação na Formação Continuada de Professores de Ciências Química em Libras.

Email: adriacortez91@gmail.com

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5368959903510993

Endereço para acessar este orcid: https://orcid.org/0000-0001-9592-7754

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

de Souza, P. A., & Cortez, A. V. (2024). PRÁTICAS E MODELOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS EDUCOMUNICATIVOS DE ENSINO NO PIBID DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA . Educação Em Foco, 27(51), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7121