PRÁTICAS E MODELOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS EDUCOMUNICATIVOS DE ENSINO NO PIBID DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7121

Palavras-chave:

Multimodalidade digital, Pandemia, PIBID Química, TDIC

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em química na UFAM vivenciou uma
imersão imbricada em dilemas, possibilidades e experiências na multimodalidade digital de práticas
pedagógicas durante a pandemia. Destacamos e avaliamos dois momentos na forma de minicurso-oficinas
pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com produção de material didático
e paradidático para a educação básica. O percurso metodológico utilizado na pesquisa e análise foi a
abordagem qualitativa como relato de experiência de caráter exploratório, observação participante, na coleta
de dados no chat durante as atividades e interações realizadas nas oficinas formativas. Os resultados apontam
o potencial e as múltiplas possibilidades das ferramentas digitais no ensino-aprendizagem nas práticas
pedagógicas, bem como, suas limitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pierre André de Souza, Ufam

Doutor em Ciências Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pós-doutorado (Fotoquímica e Fotofísica de Fármacos) pela Universidade Politécnica de Valência, Espanha (UPV). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Especialização lato sensu em Educação Digital pela UNEB, ambos em andamento. Mestre em Química Orgânica área de Produtos Naturais pela Universidade UFRuralRJ. Licenciado e Bacharel em Química pela UFSC. Professor efetivo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Ensino de Ciências Química & Ciências de Produtos Naturais/CNPQ (UFAM/ ICET). Desenvolve pesquisa em produtos naturais de compostos antioxidantes de meliponíneos do amazonas e metodologias didático-pedagógicas de Ensino e Aprendizagem de Ciências por Investigação, CTSA e Educação Digital. É autor de dois livros que trata de suas experiências com os povos indígenas do Xingu-MT abordando os temas: plantas medicinais, xamanismo, química de produtos naturais e etnofarmacobotânica.  

Email: pierreandre.ufam.icet@gmail.comprofpierreandre@ufam.edu.br

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3428061204977867

Endereço para acessar este orcid: https://orcid.org/0000-0002-0606-3681

Adria Cortez

Mestra em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA) - UFAM / ICET. Graduada em Química Industrial (UFAM/ ICET). Licenciada em Química (IFAM / CITA). Especialista em Gestão Ambiental (UNOPAR). Cursando formação pedagógica em Letras-Libras (UNIASSELVI). Membro do Grupo de Pesquisa interdisciplinar em educação e ensino de ciências química & ciências de produtos naturais (UFAM/ ICET), sob a coordenação do Dr. Pierre André de Souza. Experiência profissional na área de química analítica, química ambiental e educação inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Poluição aquática e parâmetros físico-químicos da qualidade da água; Análises físico-químicas em óleos fixos de espécies oleaginosas da Amazônia e suas aplicabilidades em produtos cosméticos; Uso de imagens digitais em análises químicas; Capacitação na Formação Continuada de Professores de Ciências Química em Libras.

Email: adriacortez91@gmail.com

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5368959903510993

Endereço para acessar este orcid: https://orcid.org/0000-0001-9592-7754

Referências

ARAGÃO, Carlos Geraldo Gonçalves de, COSTA, Walber Christiano Lima da. O ensino

de química em libras: dificuldades na aprendizagem de termos químicos por alunos

surdos.In:. Anais do IV CONGRESSO PARAENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.

UNIFESSPA/Marabá-PA, 2017.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001. Dispõe sobre Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF. 2001. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº

, de 18 de julho de 2013. Regulamenta o Programa Institucional de Bolsa de

Iniciação à Docência (PIBID). Brasília, DF, 2013. Disponível em:

https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-

basica/pibid/regulamentos. Acesso em 4 de out. de 2022.

BRASIL. Decreto n.º 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa

Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e dá outras providências. Brasília, DF.2010.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-

/2010/Decreto/D7219.htm >. Acesso em: 20 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre

a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a

situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. 2020. Disponível:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872.

Acesso em: 21 out. 2022.

BRASIL. Portaria Gab nº 45, de 12 de março de 2018. Dispõe sobre a concessão de

bolsas e o regime de colaboração no Programa de Residência Pedagógica e no Programa

Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. SEI/CAPES, 2018. Disponível em:

https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/6628725/do1-

-03-15-portaria-n-45-de-12-de-marco-de-2018-6628721. Acesso em: 4 de out. de

CORRÊA, Hércules Tolêdo; DIAS, Daniela Rodrigues. Multiletramentos e usos das

tecnologias digitais da informação e comunicação com alunos de cursos técnicos. Revista

Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 55, p. 241-262, 2016.DOI: DOI: https://doi.org/10.1590/010318134964176471

1590/010318134964176471.Disponível em:

https://www.scielo.br/j/tla/a/zQvRfYv8gdDXnWwFFhPFdrh/abstract/?lang=pt. Acesso

em:20 jul. 2022.

CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias digitais

da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia:

desafios e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da

Matemática, [S. l.], v. 8, n. 22, p. 34–54, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i22.4176. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.4176

Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4176. Acesso em:

out. 2022.

DA SILVA, Edna Marta Oliveira; DE MATTOS BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro.

Reflexões sobre os multiletramentos e as TICs: contribuições para a educação à

distância. Revista X, v. 2, n. 0.2013, 2013.

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2013.34781 . Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2013.34781

https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/34781. Acesso em: 7 out. 2022.

DOS SANTOS, Silvina Faria; SILVA, Wellington Alves; DE SOUZA SANTOS, Alessandra.

Construindo uma identidade docente inclusiva no processo de formação de

professores. Desafios da educação na contemporaneidade: discursos emergentes e

concepções de ensino. Ed. Amplla, v. 1, p. 61. 2020. ISBN:978-65-88332-13-9.

GONÇALVES, Joicy Valeska Oliveira; DELANHESE, Bruna Gomes; STORTO, Letícia

Jovelina. Sinalário de química em língua brasileira de sinais (libras): Criação lexical sobre

a tabela periódica. Revista Diálogos, v. 7, n. 2, p. 88-101, 2019. Disponível em:

https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7819. Acesso em:

Acesso em: 15 out. 2022.

GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: Esta é a

questão?. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 22, p. 201-209, 2006. DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010

https://www.scielo.br/j/ptp/a/HMpC4d5cbXsdt6RqbrmZk3J/abstract/?lang=pt. Acesso em:

out. 2022.

LEITE, Rosana Franzen. A perspectiva da análise de conteúdo na pesquisa qualitativa:

algumas considerações. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 539-551, 2017.

Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/129. Acesso em: 19 out. 2022.

MARQUES, Suzane Pereira Miranda; DA SILVA GOMES, Emilly Carine; DA MATA

MARTINS, Milta Mariane. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino

em ciências: tendências dos artigos publicados nos ENPECs 2015, 2017 e

Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico,

Manaus, Brasil, v. 7, p. e170721, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1707. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1707

https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1707. Acesso

em: 28 out. 2022.

MIRANDA, João Marcos Messias; JUNIOR, José Ribamar Lopes Batista. Trajetos de

pesquisa: educação inclusiva em Floriano-PÍ. Pesquisa e Prática em Educação

Inclusiva, v. 2, n. 3, p. 129-141, 2019. Disponível em:

https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4876/4448.

Acesso em: 21 out. 2022.

MÓL, Gerson de Souza. Pesquisa qualitativa em ensino de química. Revista Pesquisa

Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 495-513, 2017. Disponível em:

https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/140/96. Acesso em: 21 out. 2022.

MOURÃO, Marisa Pinheiro (org.). Língua Brasileira de Sinais – Libras. Uberlândia: Ed.

UFU, 2013.

RIBEIRO, Ana Elisa Ferreira. Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre

práticas. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 446–460, 2020. DOI:

28998/2175-6600.2020v12nEsp2p446-460. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p446-460

https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10757. Acesso em: 25

out. 2022.

SANTOS, Thiago Steven dos; XAVIER, André Nogueira. Os efeitos da intensificação no

movimento da(s) mão(s) na produção de sinais da Libras. Entrepalavras, Fortaleza, v. 9,

n. 3, p. 57-75, set-dez/2019. DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31610. Disponível DOI: https://doi.org/10.22168/2237-6321-31610

em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1610. Acesso

em: 25 out. 2022.

SARTORI, Ademilde Silveira. Ecossistema educomunicativo: comunicação e

aprendizagem em rede. Revista Linhas, Florianópolis v. 22, n. 48, p. 62-79, 2021.

DOI: https://doi.org/10.5965/1984723822482021062. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5965/1984723822482021062

https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/19624. Acesso em: 20 out.

SCHNEIDER, Eduarda Maria; FUJII, Rosangela Araujo Xavier; CORAZZA, Maria Júlia.

Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de

ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017. Disponível em:

https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/157. Acesso em: 20 out. 2022.

SILVA, Ketia Kellen Araújo da; BEHAR, Patricia Alejandra. Modelos Pedagógicos

Baseados em Competências Digitais na Educação a Distância: Revisão e Análise Teórica

Nacional e Internacional. EaD em Foco, v. 11, n. 1, 2021.

DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1423. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1423

https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1423. Acesso em: 15 out.

SILVA, Kétia Kellen Araújo da; BEHAR, Patricia Alejandra. Parâmetros para construção

de Modelos Pedagógicos baseado em Competências Digitais transversais na Educação a

Distância. Research, society and development. São Paulo. Vol. 11, no. 8,

e12411830287, 26 p., 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30287. Disponível DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30287

em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/242592. Acesso em: 10 out. 2022.

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria. Lília Imbiriba de Souza. Educação e

tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n.

, p. 19–41, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41

https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157. Acesso em: 10

out. 2022.

TEIXEIRA, Danilza de Souza; ANDRADE, Aldair Oliveira; JUSTI, Jadson. Estado de

conhecimento da educação de surdos no Amazonas. Brazilian Journal of Development,

v. 6, n. 11, p. 92027-92048, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-564. Disponível DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-564

em: https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/20485. Acesso em:

out. 2022.

UDOMRATN, Pichet; CAMPION, Jonatham; JAVED, Afzal; LUND, Crick; SARTORIUS

Norman; SAXENA, Shekar; MARMOT, Miguel; ALLAN, John. Public mental health:

required actions to address implementation failure in the context of COVID-19. Lancet

Psychiatry, v. 9, n. 2, p. 169-182, 2022. DOI: 10.1016/S2215-0366(21)00199-

Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-

(21)00199-1/fulltext. Acesso em: 8 de out. 2022.

Downloads

Publicado

06/04/2024

Como Citar

de Souza, P. A., & Cortez, A. V. (2024). PRÁTICAS E MODELOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS EDUCOMUNICATIVOS DE ENSINO NO PIBID DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA . Educação Em Foco, 27(51), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7121