PRÁTICAS E MODELOS PEDAGÓGICOS DIGITAIS EDUCOMUNICATIVOS DE ENSINO NO PIBID DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA.
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7121Palavras-chave:
Multimodalidade digital, Pandemia, PIBID Química, TDICResumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em química na UFAM vivenciou uma
imersão imbricada em dilemas, possibilidades e experiências na multimodalidade digital de práticas
pedagógicas durante a pandemia. Destacamos e avaliamos dois momentos na forma de minicurso-oficinas
pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) com produção de material didático
e paradidático para a educação básica. O percurso metodológico utilizado na pesquisa e análise foi a
abordagem qualitativa como relato de experiência de caráter exploratório, observação participante, na coleta
de dados no chat durante as atividades e interações realizadas nas oficinas formativas. Os resultados apontam
o potencial e as múltiplas possibilidades das ferramentas digitais no ensino-aprendizagem nas práticas
pedagógicas, bem como, suas limitações.
Downloads
Referências
ARAGÃO, Carlos Geraldo Gonçalves de, COSTA, Walber Christiano Lima da. O ensino
de química em libras: dificuldades na aprendizagem de termos químicos por alunos
surdos.In:. Anais do IV CONGRESSO PARAENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL.
UNIFESSPA/Marabá-PA, 2017.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001. Dispõe sobre Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF. 2001. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº
, de 18 de julho de 2013. Regulamenta o Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID). Brasília, DF, 2013. Disponível em:
https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-
basica/pibid/regulamentos. Acesso em 4 de out. de 2022.
BRASIL. Decreto n.º 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e dá outras providências. Brasília, DF.2010.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-
/2010/Decreto/D7219.htm >. Acesso em: 20 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre
a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a
situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. 2020. Disponível:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872.
Acesso em: 21 out. 2022.
BRASIL. Portaria Gab nº 45, de 12 de março de 2018. Dispõe sobre a concessão de
bolsas e o regime de colaboração no Programa de Residência Pedagógica e no Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. SEI/CAPES, 2018. Disponível em:
https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/6628725/do1-
-03-15-portaria-n-45-de-12-de-marco-de-2018-6628721. Acesso em: 4 de out. de
CORRÊA, Hércules Tolêdo; DIAS, Daniela Rodrigues. Multiletramentos e usos das
tecnologias digitais da informação e comunicação com alunos de cursos técnicos. Revista
Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 55, p. 241-262, 2016.DOI: DOI: https://doi.org/10.1590/010318134964176471
1590/010318134964176471.Disponível em:
https://www.scielo.br/j/tla/a/zQvRfYv8gdDXnWwFFhPFdrh/abstract/?lang=pt. Acesso
em:20 jul. 2022.
CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias digitais
da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia:
desafios e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da
Matemática, [S. l.], v. 8, n. 22, p. 34–54, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i22.4176. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.4176
Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4176. Acesso em:
out. 2022.
DA SILVA, Edna Marta Oliveira; DE MATTOS BRAHIM, Adriana Cristina Sambugaro.
Reflexões sobre os multiletramentos e as TICs: contribuições para a educação à
distância. Revista X, v. 2, n. 0.2013, 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2013.34781 . Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2013.34781
https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/34781. Acesso em: 7 out. 2022.
DOS SANTOS, Silvina Faria; SILVA, Wellington Alves; DE SOUZA SANTOS, Alessandra.
Construindo uma identidade docente inclusiva no processo de formação de
professores. Desafios da educação na contemporaneidade: discursos emergentes e
concepções de ensino. Ed. Amplla, v. 1, p. 61. 2020. ISBN:978-65-88332-13-9.
GONÇALVES, Joicy Valeska Oliveira; DELANHESE, Bruna Gomes; STORTO, Letícia
Jovelina. Sinalário de química em língua brasileira de sinais (libras): Criação lexical sobre
a tabela periódica. Revista Diálogos, v. 7, n. 2, p. 88-101, 2019. Disponível em:
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/7819. Acesso em:
Acesso em: 15 out. 2022.
GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: Esta é a
questão?. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 22, p. 201-209, 2006. DOI:
https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010
https://www.scielo.br/j/ptp/a/HMpC4d5cbXsdt6RqbrmZk3J/abstract/?lang=pt. Acesso em:
out. 2022.
LEITE, Rosana Franzen. A perspectiva da análise de conteúdo na pesquisa qualitativa:
algumas considerações. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 539-551, 2017.
Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/129. Acesso em: 19 out. 2022.
MARQUES, Suzane Pereira Miranda; DA SILVA GOMES, Emilly Carine; DA MATA
MARTINS, Milta Mariane. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino
em ciências: tendências dos artigos publicados nos ENPECs 2015, 2017 e
Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico,
Manaus, Brasil, v. 7, p. e170721, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1707. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1707
https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1707. Acesso
em: 28 out. 2022.
MIRANDA, João Marcos Messias; JUNIOR, José Ribamar Lopes Batista. Trajetos de
pesquisa: educação inclusiva em Floriano-PÍ. Pesquisa e Prática em Educação
Inclusiva, v. 2, n. 3, p. 129-141, 2019. Disponível em:
https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educacaoInclusiva/article/view/4876/4448.
Acesso em: 21 out. 2022.
MÓL, Gerson de Souza. Pesquisa qualitativa em ensino de química. Revista Pesquisa
Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 495-513, 2017. Disponível em:
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/140/96. Acesso em: 21 out. 2022.
MOURÃO, Marisa Pinheiro (org.). Língua Brasileira de Sinais – Libras. Uberlândia: Ed.
UFU, 2013.
RIBEIRO, Ana Elisa Ferreira. Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre
práticas. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 446–460, 2020. DOI:
28998/2175-6600.2020v12nEsp2p446-460. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p446-460
https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10757. Acesso em: 25
out. 2022.
SANTOS, Thiago Steven dos; XAVIER, André Nogueira. Os efeitos da intensificação no
movimento da(s) mão(s) na produção de sinais da Libras. Entrepalavras, Fortaleza, v. 9,
n. 3, p. 57-75, set-dez/2019. DOI: http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-31610. Disponível DOI: https://doi.org/10.22168/2237-6321-31610
em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1610. Acesso
em: 25 out. 2022.
SARTORI, Ademilde Silveira. Ecossistema educomunicativo: comunicação e
aprendizagem em rede. Revista Linhas, Florianópolis v. 22, n. 48, p. 62-79, 2021.
DOI: https://doi.org/10.5965/1984723822482021062. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.5965/1984723822482021062
https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/19624. Acesso em: 20 out.
SCHNEIDER, Eduarda Maria; FUJII, Rosangela Araujo Xavier; CORAZZA, Maria Júlia.
Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de
ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 569-584, 2017. Disponível em:
https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/157. Acesso em: 20 out. 2022.
SILVA, Ketia Kellen Araújo da; BEHAR, Patricia Alejandra. Modelos Pedagógicos
Baseados em Competências Digitais na Educação a Distância: Revisão e Análise Teórica
Nacional e Internacional. EaD em Foco, v. 11, n. 1, 2021.
DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1423. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1423
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1423. Acesso em: 15 out.
SILVA, Kétia Kellen Araújo da; BEHAR, Patricia Alejandra. Parâmetros para construção
de Modelos Pedagógicos baseado em Competências Digitais transversais na Educação a
Distância. Research, society and development. São Paulo. Vol. 11, no. 8,
e12411830287, 26 p., 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30287. Disponível DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30287
em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/242592. Acesso em: 10 out. 2022.
SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria. Lília Imbiriba de Souza. Educação e
tecnologias em tempos de pandemia no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n.
, p. 19–41, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p19-41
https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10157. Acesso em: 10
out. 2022.
TEIXEIRA, Danilza de Souza; ANDRADE, Aldair Oliveira; JUSTI, Jadson. Estado de
conhecimento da educação de surdos no Amazonas. Brazilian Journal of Development,
v. 6, n. 11, p. 92027-92048, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-564. Disponível DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n11-564
em: https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/20485. Acesso em:
out. 2022.
UDOMRATN, Pichet; CAMPION, Jonatham; JAVED, Afzal; LUND, Crick; SARTORIUS
Norman; SAXENA, Shekar; MARMOT, Miguel; ALLAN, John. Public mental health:
required actions to address implementation failure in the context of COVID-19. Lancet
Psychiatry, v. 9, n. 2, p. 169-182, 2022. DOI: 10.1016/S2215-0366(21)00199-
Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-
(21)00199-1/fulltext. Acesso em: 8 de out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.