Cultura visual, educação e comunicação intercultural:
grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7145Palavras-chave:
Anti-racismo, Cinema, EducaçãoResumo
Imersos num mundo onde as distinções tradicionais entre produção e recepção se esbatem, os jovens confrontam-se com uma multiplicidade de imagens e interpretações do passado. Ao mesmo tempo, a sua atenção é cada vez mais disputada e fragmentada e o uso de equipamentos tecnológicos e as competências criativas são mais estimulados. Este trabalho visa colmatar uma lacuna na investigação sobre o papel do cinema no processo de (des)construção crítica dos pontos de vista dos jovens sobre si próprios e sobre o mundo. São vários os estudos sobre a memória das elites, mas escassos os que partem do modo como os jovens dão sentido à história e como molda a comunicação intercultural no cotidiano. Neste artigo, exploramos de que forma os jovens visualizam e interpretam imagens e narrativas sobre os legados do passado no presente. Apresentamos resultados de 10 grupos focais conduzidos em escolas públicas em Portugal, com 69 estudantes do ensino secundário. Como estímulo à discussão, usamos excertos de filmes cujos temas abordam a ditadura portuguesa, o colonialismo, as lutas de libertação e as relações interculturais. Os resultados mostram a importância do cinema na discussão crítica de temas como o racismo, a xenofobia e a homofobia na atualidade.
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