Cultura visual, educação e comunicação intercultural:

grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7145

Palavras-chave:

Anti-racismo, Cinema, Educação

Resumo

Imersos num mundo onde as distinções tradicionais entre produção e recepção se esbatem, os jovens confrontam-se com uma multiplicidade de imagens e interpretações do passado. Ao mesmo tempo, a sua atenção é cada vez mais disputada e fragmentada e o uso de equipamentos tecnológicos e as competências criativas são mais estimulados. Este trabalho visa colmatar uma lacuna na investigação sobre o papel do cinema no processo de (des)construção crítica dos pontos de vista dos jovens sobre si próprios e sobre o mundo. São vários os estudos sobre a memória das elites, mas escassos os que partem do modo como os jovens dão sentido à história e como molda a comunicação intercultural no cotidiano. Neste artigo, exploramos de que forma os jovens visualizam e interpretam imagens e narrativas sobre os legados do passado no presente. Apresentamos resultados de 10 grupos focais conduzidos em escolas públicas em Portugal, com 69 estudantes do ensino secundário. Como estímulo à discussão, usamos excertos de filmes cujos temas abordam a ditadura portuguesa, o colonialismo, as lutas de libertação e as relações interculturais. Os resultados mostram a importância do cinema na discussão crítica de temas como o racismo, a xenofobia e a homofobia na atualidade.

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Biografia do Autor

Isabel Macedo, Universidade do Minho

Isabel Macedo é Investigadora Auxiliar no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho. É doutorada em Estudos Culturais, licenciada, e mestre em Ciências da Educação. A sua investigação atual cruza a comunicação intercultural e perspetivas deco- loniais para explorar os desafios das migrações contemporâneas e as representações veicula- das pelo cinema. É membro da equipa do projeto “Migrações, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos” (FCT, 2022- 2026) e do Museu Virtual da Lusofonia, tendo participado desde o início no desenvolvimento deste projeto. Publicou em revistas nacionais e internacionais sobre cinema, interculturalidade, memória, (anti)racismo e educação. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Comunicação Intercultural da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom; 2018-2022) e é Diretora Adjunta da Revista Vista.

Alice Balbé, Universidade do Minho

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, mestre em Ciências da Comunicação com especialização em Informação e Jornalismo pela mesma Universidade e jornalista por formação. É investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), editora da Revista Comunicando (SOPCOM/LABCOM) e coeditora do livro “Portugal e Moçambique. Travessias identitárias e imaginários do passado e do presente” (2022).

Rosa Cabecinhas, Universidade do Minho

Professora no Departamento de Ciências da Comunicação, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, onde foi diretora do Programa Doutoral em Estudos Culturais na mesma universidade. Tem desenvolvido investigação de natureza interdisciplinar e integra várias associações nacionais e inter- nacionais nas áreas da comunicação, psicologia, educação e estudos culturais. Os seus principais interesses de investigação conjugam as áreas da comunicação intercultural, memória social, representações sociais, identidades sociais e discriminação social. Entre as suas obras, destacam-se os livros “Preto e Branco: A naturalização da discriminação racial” (2017, 2a edição) e, em co-autoria, “Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios” (2017, 2a edição). Recentemente co-editou um número especial da Revista Comunicação e Sociedade sobre “Comunicação inter- cultural e mediação nas sociedades contemporâneas/ Intercultural communication and mediation in contemporary societies” (2019), um número da Revista Lusófona de Estudos Culturais sobre “Cinema, migrações e diversidade cultural/ Cinema, migrations and cultural diversity” (2019), um número da Revista Vista sobre “(In)visibilidades: Imagem e Racismo” (2020), e o livro “Abrir os gomos do tempo: Conversas sobre cinema em Moçambique” (2022).

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Publicado

29/04/2023

Como Citar

Macedo, I., Balbé, A., & Cabecinhas, R. (2023). Cultura visual, educação e comunicação intercultural:: grupos de discussão com estudantes no ensino secundário português. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7145

Edição

Seção

Dossiê Ativismo Visual e Educação: práticas formacionais na Cultura Visual