Diretrizes para Dossiê temático
A revista Educação em Foco pretende, com a publicação de dossiês temáticos, reunir pesquisadores de diferentes Programas de Pós-Graduação em Educação do país que, em interação com pesquisadores nacionais e/ou internacionais, realizem investigações que apresentem conexões claras com temáticas, objetos e problemas do campo da Educação brasileira.
A revista adota duas modalidades de dossiês temáticos:
1) Modalidade 1: Dossiê proposto e organizado pela Equipe editorial.
2) Modalidade 2: Dossiê proposto pela comunidade científica
Juntamente com o dossiê, a Revista poderá publicar artigos de temáticas livres em conformidade com a sua Linha Editorial.
Cada dossiê temático, visando ao atendimento da política da Revista, deverá seguir as seguintes diretrizes gerais.
- As propostas devem ser encaminhadas para avaliação da Editoria da Educação em Foco revista.educacaoemfoco@uemg.br,cabendo, unicamente, a ela as decisões sobre o assunto.
- Apresentar de oito a quinze artigos, excetuando as demais seções que compõem, ordinariamente, a revista.
- Os artigos deverão apresentar diversidade regional e serem todos resultantes de pesquisa sobre a temática em questão, sendo, pelo menos, um dos artigos de autoria de pesquisador estrangeiro;
- Artigos de autores cuja afiliação institucional seja a UEMG não poderão ultrapassar 20% do total de artigos aprovados;
- Os artigos deverão guardar estreita relação com a temática do dossiê de modo a contribuir para o aprofundamento do tema, quer pela diversidade de abordagem teórico-metodológica, quer pela diversidade de recorte temporal e de escala espacial em que o tema foi estudado;
- Todos os artigos deverão ser escritos segundo as Diretrizes para Autores, constantes da página da Revista; obedecendo, inclusive, ao número de palavras, mínimo e máximo;
- Serão aceitos artigos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês. Os artigos em idioma estrangeiro deverão ser devidamente revisados por especialista na língua, comprovado por meio de declaração assinada pelo revisor e submetida como documento suplementar;
- Artigo aprovado e adequado à Linha Editorial da Revista, mas que não puder compor o dossiê, em razão do critério de regionalidade, poderá integrar a seção de artigos livres, em edições futuras, a critério dos editores e do interesse dos autores.
- É facultado ao organizador submeter artigo para compor o dossiê proposto. Nesse caso, ele não poderá gerir o processo de avaliação de seu artigo, ficando a cargo do Editor responsável encaminhar o procedimento.
- Na modalidade 2, os organizadores serão orientados e acompanhados por um Editor da revista.
- Além de atender às diretrizes gerais, as propostas deverão se ater às orientações conforme cada modalidade.
Modalidade 1: Dossiê com temática proposta pela Equipe editorial.
Nessa modalidade, todas as decisões relativas ao dossiê são tomadas, unicamente, pela Equipe Editorial, tais como, a definição do tema, acompanhamento e realização dos trâmites editoriais e publicação. A critério da Equipe Editorial, poderão ser convidados pesquisadores para participar da organização do dossiê.
A revista elabora e faz a chamada abrindo o processo de submissão à comunidade acadêmica. Os autores interessados devem submeter seus manuscritos, exclusivamente, pelo Sistema e acompanhar o resultado do processo de avaliação dos artigos.
Modalidade 2: Dossiê proposto pela comunidade científica
São aceitos dois tipos de propostas:
a) Temática proposta e dossiê organizado por pesquisadores da área.
A proposta inicial do dossiê deverá conter um título, ementa, com justificativa da pertinência científica e/ou importância social do tema para a realidade brasileira, ser organizado por três pesquisadores vinculados a diferentes instituições situadas no âmbito nacional e ou internacional, devendo um deles ser de nacionalidade brasileira.
Os organizadores do dossiê terão o papel de editores convidados e serão responsáveis por:
- Redigir a chamada de artigos, nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, para divulgação no site da revista, após aprovação dos editores-chefes.
- Fazer a avaliação preliminar - (desk review) e encaminhar os artigos para a revisão por pares (double blind peer review) conforme política da Educação em Foco.
- Emitir decisão editorial final dos artigos, mediante os pareceres dos avaliadores ad hoc, a ser encaminhada aos autores pelo Editor da Revista.
- Redigir o texto de apresentação do dossiê.
- Acompanhar o processo de revisão e diagramação e dar a aprovação final para publicação.
b) Proposta completa, contendo o tema e os resumos dos artigos de autores convidados para compor o dossiê.
Nesse caso, o envio da proposta deverá ser acompanhado de uma apresentação, com justificativa da relevância do tema, e dos resumos dos artigos que comporão o dossiê, bem como de um minicurrículo de cada um dos autores e dos proponentes.
Caso aprovada a proposta de dossiê, cada um dos artigos passará pelo processo regular de avaliação e pode, ou não, ser indicado à publicação.
Aos organizadores caberá a escrita do texto de apresentação do dossiê.