Diretrizes para publicação de Dossiês Temáticos

A revista Educação em Foco, do Programa de Pós- Graduação em Educação da UEMG pretende, com a publicação de dossiês temáticos, reunir pesquisadores de diferentes Programa de Pós-Graduação em Educação do país que, em interação com pesquisadores nacionais ou internacionais, realizam investigações em campos temáticos que apresentam conexões claras com problemas candentes da educação.

A Revista adota três modalidades de chamadas para publicação de dossiês temáticos:

1) dossiê com temática definida e organizado pela Equipe Editorial da Revista;

2) dossiê de temática livre proposta pela comunidade de pesquisadores;

3) dossiê com a temática definida pela Equipe Editorial da Revista.

Juntamente com o dossiê, a Revista poderá publicar artigos de temáticas livres em conformidade com a sua Linha Editorial.

Cada dossiê temático, visando ao atendimento da política da Revista, deverá seguir as seguintes diretrizes gerais:

  1. a) Apresentar um mínimo de oito e um máximo de doze artigos, excetuando as demais seções que compõem ordinariamente a Revista.
  2. b) Os artigos deverão apresentar diversidade regional e serem todos resultantes de pesquisa sobre a temática em questão, sendo, pelo menos, um dos artigos de autoria de pesquisador estrangeiro;
  3. c) Artigos de autores cuja afiliação institucional seja a UEMG não poderão ultrapassar 20% do total de artigos aprovados;
  4. d) Os artigos deverão guardar estreita relação com a temática do dossiê de modo a contribuir para o aprofundamento do tema, quer pela diversidade de abordagem teórico-metodológica, quer pela diversidade de recorte temporal e de escala espacial em que o tema foi estudado;
  5. e) Os dossiês podem ser compostos das mesmas seções, que ordinariamente integram a Revista, descritos na Linha Editorial;
  6. f) Todos os artigos deverão ser escritos segundo as Diretrizes para Autores, constantes da página da Revista; obedecendo, inclusive, ao número de páginas, mínimo e máximo;
  7. g) Serão aceitos artigos nos idiomas português, espanhol, francês e inglês. Os artigos em idioma estrangeiro deverão ser devidamente revisados por especialista na língua, comprovado por meio de declaração assinada pelo revisor e submetida como documento suplementar;
  8. h) Artigo que for julgado não pertinente para compor o dossiê, mas que estiver adequado à Linha Editorial da Revista, pode ser avaliado pela Equipe Editorial para integrar a seção de artigos livres.
  9. i) É facultado ao organizador submeter artigo para compor o dossiê proposto.

Diretrizes específicas: além de atender às diretrizes gerais, as propostas deverão se ater às orientações conforme cada modalidade.

Modalidade 1: Dossiê com temática proposta e organizado pela Equipe editorial.

O artigo deve ser submetido pelo Sistema (http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco) e passará pelos trâmites regulares de submissão online da Revista podendo, portanto, ser aprovado, ou não, para compor o dossiê.

Artigo que for julgado não pertinente para compor o dossiê e que estiver adequado à Linha Editorial pode ser avaliado pela Equipe Editorial para integrar a seção de artigos livres da Revista.

Nessa modalidade, todas as decisões relativas ao dossiê são tomadas, unicamente, pela Equipe Editorial.

Modalidade 2: Dossiê com temática sugerida e organizado por pesquisadores da Educação, com titulação de doutor.

As propostas de dossiê submetidas serão avaliadas pela Equipe Editorial da Revista, cabendo unicamente a ela as decisões sobre o assunto.

A proposta deverá conter: apresentação do dossiê explicitando argumentos que justifiquem sua pertinência científica e importância social para a realidade brasileira; ser organizada por dois pesquisadores, vinculados a diferentes instituições situadas no âmbito nacional e ou internacional, devendo um deles ser de nacionalidade brasileira; resumo dos artigos que comporão o dossiê, acompanhados de um minicurrículo de cada um dos autores.

Caso aprovada a proposta de dossiê, cada um dos artigos passará pelo processo regular de avaliação e pode, ou não, ser indicado à publicação no dossiê.

Modalidade 3: Dossiê com a temática definida pela Equipe Editorial da Revista e organizado por pesquisadores da área, com titulação de doutor.

A proposta submetida deverá conter: apresentação do dossiê explicitando argumentos que justifiquem sua pertinência científica e importância social para a realidade brasileira; ser organizada por dois pesquisadores vinculados a diferentes instituições situadas no âmbito nacional e ou internacional, devendo um deles ser de nacionalidade brasileira.

Após aprovação da proposta, os organizadores, na condição de editores convidados da Revista, conduzirão todo o processo editorial do dossiê, a saber: seleção dos artigos; indicação de pareceristas, em conformidade com os critérios estabelecidos pela Revista; verificação do atendimento às orientações presentes nas diretrizes gerais, específicas e Diretrizes para Autores; verificação do atendimento às normas da Língua na qual o artigo for apresentado; organização final do formato e elaboração da Apresentação do dossiê.

A Equipe Editorial acompanhará e dará todo o suporte necessário, aos organizadores, durante todas as etapas de preparação do dossiê, responsabilizando-se pela conferência final de todo o material antes da publicação.