v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco

					Visualizar v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco
Publicado: 18/12/2020

Edição completa

Editorial

  • Editorial

    Vera Lúcia Nogueira
    3-6
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.5306
  • Apresentação

    Fernando Luiz Zanetti, José Miguel Lopes
    7-14
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.5305

Dossiê

  • O tempo em várias vozes

    Francione Oliveira Carvalho, Claudio Melo
    15-32
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4745
  • Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco

    Ana Cristina Moraes, Mírian Soares Rocha, José Maximiano Arruda Ximenes Lima
    33-53
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4750
  • A matemática e o cinema: articulações e possibilidades no campo das práticas pedagógicas

    Juliano Bona, Camila Thaisa Alves Bona, Fabio Zoboli
    54-71
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4800
  • A literatura como potência para movimentar redes de pensamentos e de sentimentos na educação infantil

    Sandra Kretli da Silva, Hociene Nobre Pereira Werneck
    72-90
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4924
  • A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos

    Vinícius Stein, Marta Chaves
    91-109
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4785
  • O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental

    João Francisco Lopes de Lima
    110-127
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4838
  • Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura

    Clécia Juliana Gomes Pereira Amaral, Mário de Faria Carvalho
    128-148
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4870
  • Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação

    Júlio Vitorino Figueroa, Luciana Oliveira
    149-167
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4944
  • Experiências políticas sensíveis com as juventudes no contexto da escola pública – um debate sobre a Reforma do Ensino Médio no Rio de Janeiro.

    Beatriz Akemi Takeiti, Monica Villaça Gonçalves, Joana da Costa Macedo, Roberson Maturano
    168-189
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4931
  • Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte

    Rosiane de Jesus Dourado, Adriana Hoffmann Fernandes
    190-208
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4996
  • A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros

    Rosalina Rocha Araújo Moraes, Ana Maria Monte Coelho Frota
    209-234
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4956
  • O papel da arte na formação de professores

    Cristina Pereira Carvalho, Monique Gewerc
    235-254
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4991
  • A literatura como arte construtora da sensibilidade: propostas de atividades baseadas na leitura de “Tragédia no lar”, de Castro Alves

    Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Janyele Gadelha de Lima, Dannytza Serra Gomes
    255-273
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4933
  • A construção de uma sensibilidade para o trabalho a partir de canções da obra de Tião Carreiro e Pardinho

    Lucas Fíngolo Claras, Evelyn de Almeida Orlando
    274-292
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4938
  • Compartilhamento do conhecimento no ensino de moda: uma análise sobre a experiência arte e moda na modalidade EaD

    Dênis Martins Oliveira, Gabriel Coutinho Calvi, Ely Mitie Massuda, Letícia Fleig Dal Forno
    293-314
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4940

Artigos

  • O direito à educação infantil em Belo Horizonte: acesso, oferta e trabalho docente

    Daniel Santos Braga, Maria Cecília Conceição Gonçalves, Cíntia Pinheiro Franco de Araújo, Sandra Cristina Machado dos Santos Silva
    315-335
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4453
  • Síndrome de Burnout e autoeficácia em professoras da educação infantil

    Erika Cristina de Carvalho Silva Pereira, Maely Ferreira Holanda Ramos
    336-356
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4778
  • Ensino Técnico, Mercado de Trabalho e Incremento de Renda: evidências dos egressos do Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília.

    Nancy da Luz Davidis, Jorge Madeira Nogueira, Cicero Pereira Leal
    357-375
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4582
  • Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica

    Matusalém de Brito Duarte, Hérika Eustáquia do Carmo, Marcela Soares Machado, Romero Meireles
    376-401
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4375
  • O Jornal Despertar: vestígios da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul/RS (1947-1954)

    Elisângela Cândido da Silva Dewes, José Edimar de Souza
    402-421
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4644
  • Preposições legislativas para o currículo de formação inicial de professores: diálogo sobre o “desenho formativo” luso-brasileiro

    Helena Maria dos Santos Felício, Carlos Manuel Ribeiro da Silva
    422-445
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.3847
  • Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social

    Daniela Melaré Vieira Barros, Ana Maria Ferreira Nobre, Henrique Manuel Pires Teixeira Gil, Antonio Chenoll, Carla Alexandra da Silva Macedo
    446-461
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4444
  • A autoridade do professor universitário: elementos constitutivos e rupturas com práticas tradicionais

    Gildo Volpato, Janine Moreira, Ricardo Luiz de Bittencourt
    462-481
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.3839
  • Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educação

    Eliza Bartolozzi Ferreira, Roberta Freire Bastos, Erineusa maria da Silva
    482-498
    DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4597