Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Edições anteriores
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Expediente
Ficha Catalográfica
Declaração de Privacidade
Contato
Submissões
Submissões
Diretrizes para publicação de Dossiês Temáticos
Notícias
Indexadores e Buscadores
Buscar
Periódicos UEMG
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco
v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i41
Publicado:
18/12/2020
Edição completa
Expediente
Editorial
Editorial
Vera Lúcia Nogueira
3-6
PDF
Apresentação
Fernando Luiz Zanetti, José Miguel Lopes
7-14
PDF
Dossiê
O tempo em várias vozes
Francione Oliveira Carvalho, Claudio Melo
15-32
PDF
Ensino de arte com base na abordagem triangular: a fotografia em foco
Ana Cristina Moraes, Mírian Soares Rocha, José Maximiano Arruda Ximenes Lima
33-53
PDF
A matemática e o cinema: articulações e possibilidades no campo das práticas pedagógicas
Juliano Bona, Camila Thaisa Alves Bona, Fabio Zoboli
54-71
PDF
A literatura como potência para movimentar redes de pensamentos e de sentimentos na educação infantil
Sandra Kretli da Silva, Hociene Nobre Pereira Werneck
72-90
PDF
A arte no contexto educativo: reflexões sobre o desenvolvimento dos sentimentos estéticos
Vinícius Stein, Marta Chaves
91-109
PDF
O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
João Francisco Lopes de Lima
110-127
PDF
Pedagogia mítica: Cida Pedrosa e as articulações sensíveis entre educação, imaginário e cultura
Clécia Juliana Gomes Pereira Amaral, Mário de Faria Carvalho
128-148
PDF
Filmes sob o sensível de socioeducandos: ensaio sobre a recusa e a negociação
Júlio Vitorino Figueroa, Luciana Oliveira
149-167
PDF
Experiências políticas sensíveis com as juventudes no contexto da escola pública – um debate sobre a Reforma do Ensino Médio no Rio de Janeiro.
Beatriz Akemi Takeiti, Monica Villaça Gonçalves, Joana da Costa Macedo, Roberson Maturano
168-189
PDF
Práticas estéticas e práticas pedagógicas no campo da Arte
Rosiane de Jesus Dourado, Adriana Hoffmann Fernandes
190-208
PDF
A creche entre a poesia e a ludicidade: diálogos com Manoel de Barros
Rosalina Rocha Araújo Moraes, Ana Maria Monte Coelho Frota
209-234
PDF
O papel da arte na formação de professores
Cristina Pereira Carvalho, Monique Gewerc
235-254
PDF
A literatura como arte construtora da sensibilidade: propostas de atividades baseadas na leitura de “Tragédia no lar”, de Castro Alves
Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Janyele Gadelha de Lima, Dannytza Serra Gomes
255-273
PDF
A construção de uma sensibilidade para o trabalho a partir de canções da obra de Tião Carreiro e Pardinho
Lucas Fíngolo Claras, Evelyn de Almeida Orlando
274-292
PDF
Compartilhamento do conhecimento no ensino de moda: uma análise sobre a experiência arte e moda na modalidade EaD
Dênis Martins Oliveira, Gabriel Coutinho Calvi, Ely Mitie Massuda, Letícia Fleig Dal Forno
293-314
PDF
Artigos
O direito à educação infantil em Belo Horizonte: acesso, oferta e trabalho docente
Daniel Santos Braga, Maria Cecília Conceição Gonçalves, Cíntia Pinheiro Franco de Araújo, Sandra Cristina Machado dos Santos Silva
315-335
PDF
Síndrome de Burnout e autoeficácia em professoras da educação infantil
Erika Cristina de Carvalho Silva Pereira, Maely Ferreira Holanda Ramos
336-356
PDF
Ensino Técnico, Mercado de Trabalho e Incremento de Renda: evidências dos egressos do Campus Ceilândia do Instituto Federal de Brasília.
Nancy da Luz Davidis, Jorge Madeira Nogueira, Cicero Pereira Leal
357-375
PDF
Dispositivos didáticos para a abordagem do método da Cartografia com pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica
Matusalém de Brito Duarte, Hérika Eustáquia do Carmo, Marcela Soares Machado, Romero Meireles
376-401
PDF
O Jornal Despertar: vestígios da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul/RS (1947-1954)
Elisângela Cândido da Silva Dewes, José Edimar de Souza
402-421
PDF
Preposições legislativas para o currículo de formação inicial de professores: diálogo sobre o “desenho formativo” luso-brasileiro
Helena Maria dos Santos Felício, Carlos Manuel Ribeiro da Silva
422-445
PDF
Universidades Seniores em Portugal e o uso das redes sociais: inclusão digital e social
Daniela Melaré Vieira Barros, Ana Maria Ferreira Nobre, Henrique Manuel Pires Teixeira Gil, Antonio Chenoll, Carla Alexandra da Silva Macedo
446-461
PDF
A autoridade do professor universitário: elementos constitutivos e rupturas com práticas tradicionais
Gildo Volpato, Janine Moreira, Ricardo Luiz de Bittencourt
462-481
PDF
Gestão educacional, conhecimento e ação pública no sistema municipal de educação
Eliza Bartolozzi Ferreira, Roberta Freire Bastos, Erineusa maria da Silva
482-498
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
indexadores
Indexadores e buscadores
redes
Redes sociais