Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Edição atual
Edições anteriores
Sobre
Sobre a Revista
Corpo Editorial
Ficha Catalográfica
Contato
Declaração de Privacidade
Submissões
Diretrizes para autores
Diretrizes para Dossiê temático
Processo de avaliação dos artigos
Pareceristas
2019
2020
2021
2022
2023
Notícias
TEMPLATES
Indexadores e Buscadores
Buscar
Periódicos UEMG
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco
v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44
Publicado:
29/12/2021
Edição completa
Editorial
Apresentação do Dossiê
Dossiê
Educação e ensino profissional no Brasil: o estado do conhecimento das produções de pesquisas no âmbito da História da Educação Profissional
Pablo Menezes e Oliveira, Irlen Antônio Gonçalves, Fernanda Daniele de Abreu Pereira
9-33
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6124
O Ensino profissional entre “especialistas” e “produtores”
Carolina Mostaro Neves da Silva
34-58
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6064
Os profissionais norte-americanos e a organização do ensino industrial brasileiro (1946-1962)
Ísis de Freitas Campos, Francisca Leidiana de Souza, Olívia Morais de Medeiros Neta
59-79
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6121
A escola e a aluna:
ensino profissional feminino para superar entraves sociais, Belo Horizonte, 1920–50
Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, José Carlos Souza Araújo
80-107
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6067
Coordenação de cursos no Ensino Médio e Técnico:
aspectos históricos da função no Estado de São Paulo
Cristiano Pereira da Silva, Paulo Roberto Prado Constantino
108-134
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5705
Os instrumentos científicos e os manuais no ensino industrial na cidade do Porto (Portugal) na segunda metade do século XIX
Patrícia Carla Costa, Luís Alberto Alves
135-166
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6053
A proposta curricular da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte:
a formação integral frente ao avanço neoliberal
Ana Paula Marinho de Lima, Francisco das Chagas Silva Souza
167-191
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6102
“As indústrias reclamam técnicos”:
a introdução de métodos de trabalho racionais nas escolas técnicas e industriais como trajetória para o progresso nas publicações da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI)
Mario Lopes Amorim
192-211
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6062
Artigos
Narrativas e histórias de mulheres negras ex-cotistas do curso de Pedagogia
Kelly da Silva, Anderson Ferrari
212-229
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5130
“Elas ficam meio injustiçadas”:
infância, gênero e desigualdade em bairros de Curitiba
Valéria Milena Rohrich Ferreira, Sabrina Fiorese
230-258
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5542
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:
conhecimentos e práticas dos professores da educação básica do município de Belo Horizonte
Deolinda Armani Turci, Erika Lourenço, Giovana Moura de Souza
259-282
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5452
Realidade e desafios da Educação Ambiental:
o ensino de Geografia a favor de uma educação ambiental contínua
Aldéize Bonifácio da Silva, Maria Francisca de Jesus Lírio Ramalho
283-307
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5643
Convergências possíveis de potencialidades críticas:
diálogos entre Educação Ambiental e Direito
Bernard Constantino Ribeiro, Vanessa Hernandez Caporlingua
308-330
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5476
Aprendizagem narrativa no contexto do estágio supervisionado na Educação Infantil:
reflexos na formação inicial docente
Joelson de Sousa Morais, Maria Divina Ferreira Lima
331-351
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5616
Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura
Lethycia Lopes Pereira, Rita de Cássia Reis, Helena Rivelli de Oliveira
352-373
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5633
Sentidos do aprender a escrever e práticas em sala de aula
ensino de História e identidade
Maria Aparecida Lima dos Santos, Danielle Barreto
374-396
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5642
A cultura da avaliação e da responsabilização nas reformas educacionais pós-1990
Givanildo da Silva, Dayane Queiroz dos Santos Carvalho
397-421
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5867
Percepção da autoeficácia computacional docente dos professores da Educação Básica
Elis de Britto Santos, Magda Pischetola
422-455
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5887
A educação remota no contexto pandêmico:
a quem será que se destina?
Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Kleber Peixoto, Ruth Cunha dos Santos
456-475
pdf
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5891
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palavras-chave
indexadores
Indexadores e buscadores
redes
Redes sociais