Menino, quem foi seu mestre? A formação do educador infantil em questão
Resumo
O objetivo central desta pesquisa foi levantar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de educação infantil da Rede Pública Municipal de Barbacena, Minas Gerais, durante o ano letivo de 2006 e a percepção dos professores sobre a mesma. A pesquisa descritiva, do tipo levantamento, caracterizou seu universo (23 escolas) e selecionou uma amostra (três) na impossibilidade de abrangê-lo integralmente. Foram entrevistados nove professores e construídos diários de campo abrangendo 30 dias letivos de imersão em diferentes turnos, envolvendo diferentes educadores. O estudo e analise das práticas pedagógicas já desenvolvidas pelos professores proporcionou uma atitude de reflexão da prática acontecida para subsidiar as possíveis alterações a serem feitas nos programas das disciplinas ministradas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na formação de professores para esta realidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.