Menino, quem foi seu mestre? A formação do educador infantil em questão

Autores/as

  • Telma Jannuzzi da Silva Lopes Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro

Resumen

O objetivo central desta pesquisa foi levantar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de educação infantil da Rede Pública Municipal de Barbacena, Minas Gerais, durante o ano letivo de 2006 e a percepção dos professores sobre a mesma. A pesquisa descritiva, do tipo levantamento, caracterizou seu universo (23 escolas) e selecionou uma amostra (três) na impossibilidade de abrangê-lo integralmente. Foram entrevistados nove professores e construídos diários de campo abrangendo 30 dias letivos de imersão em diferentes turnos, envolvendo diferentes educadores. O estudo e analise das práticas pedagógicas já desenvolvidas pelos professores proporcionou uma atitude de reflexão da prática acontecida para subsidiar as possíveis alterações a serem feitas nos programas das disciplinas ministradas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na formação de professores para esta realidade.

Biografía del autor/a

Telma Jannuzzi da Silva Lopes, Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Doutoranda em Educação e Cultura Contemporânea.

Publicado

2010-12-05

Número

Sección

Artigos