Gestão da extensão universitária nos cursos superiores de tecnologia em IES PRIVADA

Autores

  • Luciane Duarte da Silva Universidade Metodista de São Paulo
  • Eleonora Schettini Martins Cunha Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Pesquisar de forma sistêmica a gestão da extensão universitária nas Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas é importante para a compreensão da estrutura e da operacionalização da extensão nestas IES. A partir das diretrizes propostas na Política Nacional de Extensão no ano de dois mil e doze, o presente estudo tem como objetivo analisar, por meio de um estudo de caso, as relações entre as diretrizes propostas pela citada política e a gestão da extensão. O caso é analisado a partir de uma IES privada, comunitária, que atua por meio de cursos superiores de tecnologia e de pós-graduação nas áreas de gestão e serviços. A trajetória metodológica é de caráter qualitativo, exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados indicam que, na opinião dos entrevistados, a maioria das diretrizes está presente na gestão da faculdade, o que aponta para uma avaliação positiva quando comparada às diretrizes propostas na Política Nacional de Extensão Universitária.

Biografia do Autor

Luciane Duarte da Silva, Universidade Metodista de São Paulo

Administradora, Mestre em Administração de Empresas e Especialista em Docência no Ensino Superior e Extensão Universitária. Docente na Universidade Metodista de São Paulo.

Eleonora Schettini Martins Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência Política (UFMG e estágio de doutoramento na Universidade de Coimbra), com mestrado em Ciência Política (UFMG). Bacharel em Serviço Social (UFRJ), Pós-Graduada (Especialização) em Políticas Sociais e Movimentos Sociais (UFPA) e Política Social e Serviço Social (UnB). Professora do Departamento de Ciência Política da UFMG.

Downloads

Publicado

2019-08-23