Gestão da extensão universitária nos cursos superiores de tecnologia em IES PRIVADA

Autores/as

  • Luciane Duarte da Silva Universidade Metodista de São Paulo
  • Eleonora Schettini Martins Cunha Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

Pesquisar de forma sistêmica a gestão da extensão universitária nas Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas é importante para a compreensão da estrutura e da operacionalização da extensão nestas IES. A partir das diretrizes propostas na Política Nacional de Extensão no ano de dois mil e doze, o presente estudo tem como objetivo analisar, por meio de um estudo de caso, as relações entre as diretrizes propostas pela citada política e a gestão da extensão. O caso é analisado a partir de uma IES privada, comunitária, que atua por meio de cursos superiores de tecnologia e de pós-graduação nas áreas de gestão e serviços. A trajetória metodológica é de caráter qualitativo, exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados indicam que, na opinião dos entrevistados, a maioria das diretrizes está presente na gestão da faculdade, o que aponta para uma avaliação positiva quando comparada às diretrizes propostas na Política Nacional de Extensão Universitária.

Biografía del autor/a

Luciane Duarte da Silva, Universidade Metodista de São Paulo

Administradora, Mestre em Administração de Empresas e Especialista em Docência no Ensino Superior e Extensão Universitária. Docente na Universidade Metodista de São Paulo.

Eleonora Schettini Martins Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência Política (UFMG e estágio de doutoramento na Universidade de Coimbra), com mestrado em Ciência Política (UFMG). Bacharel em Serviço Social (UFRJ), Pós-Graduada (Especialização) em Políticas Sociais e Movimentos Sociais (UFPA) e Política Social e Serviço Social (UnB). Professora do Departamento de Ciência Política da UFMG.

Publicado

2019-08-23