Ensino remoto, abordagem prático-teórica e conhecimentos linguísticos: experiências no estágio curricular supervisionado de Língua Portuguesa
Resumo
Resumo: Como resultado da reinvenção das atividades acadêmicas para um espaço de ensino remoto, devido à pandemia de COVID-19, o estágio curricular supervisionado obrigatório de língua portuguesa dos discentes do IF Sudeste MG - campus São João del-Rei, ocorreu por meio de intervenções em oficinas ministradas para turmas do técnico integrado ao ensino médio. Essas aulas em formato de oficinas, tem como base propiciar um espaço de estágio para todos os estudantes da Licenciatura em Letras, considerando a dificuldade de encontrar espaços para estágio online. Por outro lado, esse formato busca oferecer conhecimentos significativos para os estudantes de nível médio, futuros professores e docentes da instituição. Com enfoque nesses apontamentos, o presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências de estágio na oficina de conhecimentos linguísticos, que teve como propostas analisar a teoria da pragmática sobre Máximas Conversacionais a partir de exemplos de diálogos do programa televisivo Big Brother Brasil 2021. Neste trabalho, foi possível observar i) a experimentação e a maturação de práticas em aulas remotas de uma instituição pública; ii) como o estágio é uma atividade prático-teórica essencial do curso de letras; iii) o resultado de uma prática de ensino de língua como espaço de interação social, na qual as manifestações discursivas são orientadas por múltiplos significados inerentes aos seus diferentes contextos de circulação.
Palavras-chave: Estágio curricular supervisionado; ensino remoto; pragmática;
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.