Ensino remoto, abordagem prático-teórica e conhecimentos linguísticos: experiências no estágio curricular supervisionado de Língua Portuguesa

Autores

  • Mariana Sampaio Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - campus São João del-Rei https://orcid.org/0000-0001-6966-7231
  • Priscila Fernandes Sant'Anna Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - campus São João del-Rei https://orcid.org/0000-0002-1097-8841
  • Janaína de Assis Rufino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - campus São João del-Rei
  • Evelyn Pamplonia Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - campus São João del-Rei

Resumo

Resumo: Como resultado da reinvenção das atividades acadêmicas para um espaço de ensino remoto, devido à pandemia de COVID-19, o estágio curricular supervisionado obrigatório de língua portuguesa dos discentes do IF Sudeste MG - campus São João del-Rei, ocorreu por meio de intervenções em oficinas ministradas para turmas do técnico integrado ao ensino médio. Essas aulas em formato de oficinas, tem como base propiciar um espaço de estágio para todos os estudantes da Licenciatura em Letras, considerando a dificuldade de encontrar espaços para estágio online. Por outro lado, esse formato busca oferecer conhecimentos significativos para os estudantes de nível médio, futuros professores e docentes da instituição. Com enfoque nesses apontamentos, o presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências de estágio na oficina de conhecimentos linguísticos, que teve como propostas analisar a teoria da pragmática sobre Máximas Conversacionais a partir de exemplos de diálogos do programa televisivo Big Brother Brasil 2021. Neste trabalho, foi possível observar i) a experimentação e a maturação de práticas em aulas remotas de uma instituição pública; ii) como o estágio é uma atividade prático-teórica essencial do curso de letras; iii) o resultado de uma prática de ensino de língua como espaço de interação social, na qual as manifestações discursivas são orientadas por múltiplos significados inerentes aos seus diferentes contextos de circulação.

Palavras-chave: Estágio curricular supervisionado; ensino remoto; pragmática;

Biografia do Autor

Mariana Sampaio Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - campus São João del-Rei

Graduanda em Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e literaturas correspondentes, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)- campus São João del-Rei. É bolsistado do projeto de iniciação científica "O trabalhador-estudante frente à COVID-19: análise multivariada dos dados de um survey"  ligado ao grupo de pesquisa “Estratégias didático-pedagógicas voltadas ao estudante-trabalhador” (EDIPET) do IF Sudeste MG.

Priscila Fernandes Sant'Anna, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - campus São João del-Rei

Priscila Sant'Anna possui Graduação em Letras (2007), Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (2008), Mestrado em Linguística (2011) e Doutorado em Linguística (2017) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Seus estudos concentram-se na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Análise da Conversa Etnometodológica, interação em contextos escolares e formação de professores de língua materna. Atualmente, é professora efetiva da rede municipal de ensino de Juiz de Fora e professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (20h) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, campus São João del-Rei. Nesta instituição, atua como docente no Ensino Médio Integrado, na Licenciatura em Letras e na Especialização em Didática e Trabalho Docente.

Janaína de Assis Rufino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - campus São João del-Rei

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Presidente Antônio Carlos (1999), mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor eEBTT do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aálise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: canção, discurso, educação, modelo de análise modular e letramento. Atualmente leciono nas disciplinas de Língua Portuguesa e Arte para o Ensino Médio Integrado.

Evelyn Pamplonia Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - campus São João del-Rei

Graduanda do curso de Letras pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnoligia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)- campus São João del Rei, com habilitação dupla em Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Foi bolsista do projeto de extensão "A literatura e a arte como formação da identidade latino-americana", no ano de 2019, do IF Sudeste MG .

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Publicado

2023-02-10