Discursos (mal)ditos sobre inclusão escolar: os olhares dos gestores
Abstract
Este estudo é parte integrante de uma pesquisa intitulada “O Discurso Escolar sobre a Inclusão: dando voz aos gestores e professores”, fomentada pelo CNPq e objetiva promover uma reflexão acerca dos discursos dos gestores de escolas da rede pública estadual, em relação ao conceito de inclusão escolar. Para tanto, foram utilizados os pressupostos da pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 2006), tendo como instrumentos a entrevista semiestruturada e a observação. Os dados foram analisados na perspectiva de Bardin (2008). Através da análise de dados, emergiram três vozes dos discursos, mas optou-se por apresentar duas delas neste trabalho: A voz da comunidade escolar e a voz governamental. Dessa forma, de acordo com os resultados, foi averiguado que a deficiência, na maioria das vezes, é vista como uma dificuldade, por isso se torna um paradigma a ser rompido. Indo além, foi observado que não basta aceitar a matrícula da criança com deficiência na escola, apoiada nos parâmetros governamentais, para que seja estabelecida, verdadeiramente a inclusão. Portanto, conclui-se que, para mudar este contexto, é necessário o re(conhecimento) da diversidade afim de se buscar estratégias que respeitem a dignidade e concebam os sujeitos em sua totalidade.
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