O professor e seu papel na prevenção e combate à homofobia
Palabras clave:
Combate à Homofobia. Educação para a diversidade. Políticas Públicas.Resumen
O presente artigo tem como objetivo geral investigar como os professores se posicionam diante a homofobia no ambiente escolar e como torná-los agentes de prevenção e combate ao preconceito contra minorias sexuais. Para isso foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: verificar se os educadores estão preparados para lidar com a diversidade sexual na sala de aula; compreender o nível de entendimento dos educadores sobre assuntos relacionados à pauta LGBTQIA+; e propor a formulação de políticas públicas para a formação de professores que permitam torná-los agentes de combate e prevenção à homofobia no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada com abordagens quantitativa e qualitativa, utilizando procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e levantamento (survey). Os dados foram coletados por meio de questionários distribuídos para professores e alunos LGBTQIA+ da cidade de João Monlevade-MG. Os resultados da pesquisa indicaram que a maioria dos professores entrevistados não se sente preparada para lidar com a diversidade sexual na sala de aula e apresenta um nível de entendimento baixo em relação aos assuntos relacionados à pauta LGBTQIA+. Esses resultados reforçam a necessidade da formulação de políticas públicas que promovam a formação de professores para atuarem como agentes de prevenção e combate à homofobia.
Citas
ALBUQUERQUE, G. A. et al. Homossexualidade e o direito à saúde: um desafio para as políticas públicas de saúde no Brasil. Saúde em Debate • Rio de Janeiro, v. 37, n. 98, p. 516-524, jul/set 2013. Disponível em https://www.scielo.br/j/sdeb/a/JhwFvPRq3LCSQTqkLgtHZ7f/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 6 abr 2023.
Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Secretaria de Educação. Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional no Brasil 2015: as experiências de adolescentes e jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em nossos ambientes educacionais. Curitiba: ABGLT, 2016. Disponível em https://abglt.org.br/wp-content/uploads/2020/05/IAE-Brasil.pdf. Acesso em 29 mar 2022.
BARIFOUSE, Rafael. STF aprova a criminalização da homofobia. BBC News Brasil, 13 jun. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47206924. Acesso em: 02 de abril de 2023.
ANTRA Brasil. Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil. Dossiê Antra. Brasília - DF. Disponível em: https://antrabrasil.files.wordpress.com/2022/01/dossieantra2022-web.pdf. Acesso em: 29 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Versão atualizada em 2020.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 6 abr 2023.
CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Tradução de Dirceu da Silva e Sandra Mallmann da Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. 342 p. ISBN 8565848884.
FUNDO BRASIL. A LGBTFobia no Brasil: os números, a violência e a criminalização. 2022. Disponível em: https://www.fundobrasil.org.br/blog/a-lgbtfobia-no-brasil-os-numeros-a-violencia-e-a-criminalizacao/. Acesso em: 29 abr. 2022.
FUNDO BRASIL. O que significa a sigla LGBTQIA+? Disponível em: https://www.fundobrasil.org.br/blog/o-que-significa-a-sigla-lgbtqia/#:~:text=%C3%89%20composta%20por%3A%20LGBTQQICAAPF2K%2B%20(L%C3%A9sbicas,2%2Desp%C3%ADritos%20e%20Kink). Acesso em: 10 out. 2022.
FURLANI, Jimena. Educação sexual na sala de aula - Relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). @Cidades: João Monlevade. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/joao-monlevade/panorama. Acesso em: 29 abr. 2022.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. 368 p. ISBN 8597026561.
LIMA, Edenilse Batista. Sexualidade e currículo escolar: um diálogo a partir da legislação. In: VI Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade, 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2012. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10183/38/112.pdf. Acesso em: 6 abr 2023.
MICHELS, Eduardo. Homotransfobia Mata. Relatório sobre a violência homofóbica no Brasil, 2018. Banco de Dados. Hemeroteca Digital. Disponível em: https://homofobiamata.wordpress.com/estatisticas/. Acesso em 6 abr 2023.
NATARELLI, T. R. P. et al. O impacto da homofobia na saúde do adolescente. Escola Anna Nery, v. 19, n. Esc. Anna Nery, 2015 19(4), p. 664–670, out. 2015. Disponível em https://www.scielo.br/j/ean/a/r6XgDz4MBBZtTGjYDrK64bP/abstract/?lang=pt#. Acesso em 2 abr 2023.
PUTTI, Alexandre. Um LGBT é agredido no Brasil a cada hora, revelam dados do SUS. 2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/diversidade/um-lgbt-e-agredido-no-brasil-a-cada-hora-revelam-dados-do-sus/. Acesso em: 29 abr. 2022.
RAMIRES, Luiz. Homofobia na escola: o olhar de um educador social do movimento LGBT. In: VENTURI, Gustavo; BOKANY, Vilma (Orgs.). Diversidade sexual e homofobia no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011. p. 41-58. ISBN 978-85-7643-084-1.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Breno Eustáquio da. O professor como agente de combate à homofobia no ambiente escolar. 2023. 179 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências da Educação, Universidad Politénica y Artística del Paraguay, Ciudad del Este, 2023.
STF - SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão nº 26/DF - Distrito Federal. Relator: Min. Celso de Mello. Tribunal Pleno. Julgado em 13 de junho de 2019. Publicado em 06 de outubro de 2020. Disponível em: https://jurisprudencia.stf.jus.br/pages/search/sjur433180/false. Acesso em: 02 de abril de 2023.
VALADARES, Gustavo. ALMEIDA, João Paulo Rodrigues. Direito Constitucional: a LGBTfobia copmo resultado do discurso de ódio. In: Homotransfobia e direitos sexuais. Keila Deslandes (org.) Ouro Preto: Grupo Autêntica, 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.