Equidade e inclusão curricular mediadas por recursos didáticos

Autores/as

  • Marcos Vinicius Amaral Ribeiro

Resumen

O presente artigo traz em seus procedimentos a seguinte questão: - Como a arte pode contribuir para a inclusão na formação de professores através das diferenças? O trabalho reposiciona os conceitos de corpo e de formação por meio de um estudo de caso, propondo deslocamentos na formação de professores que atuam na escola básica. Ao colocar o leitor em contato com o processo do campo, a escrita apresenta um exercício de práticas inclusivas nas licenciaturas pela via do corpo, focalizando a acessibilidade a partir da inserção da arte na profissionalização docente. Para além do uso instrumental dos recursos didáticos no processo de escolarização, o presente estudo tem como objetivo gerar alternâncias nas relações teoria/prática mediante um relato de experiência exercitado entre professores/as em processo de aprendizagem para a docência. Problematizamos, nesse artigo, a potência de recursos didáticos capazes de reposicionar as concepções tradicionais de docência e que permitem uma construção de conhecimento por meio das diferenças. Para essa finalidade, a política de narratividade do texto estabelece vizinhanças conceituais com a formação por meio da experiência, da arte e do corpo, tendo como fio condutor desse diálogo as filosofias da diferença de Deleuze, Guattari e o método de pesquisa de campo da cartografia. O trabalho produz efeitos curriculares na formação docente, trazendo contribuições para o ensino mediadas pela equidade curricular ao tocar em questões das diferenças, das artes visuais, do corpo, do gênero, da política e da construção de conhecimento de um modo inclusivo e multidisciplinar.

Publicado

2024-07-10