Fragmentos de uma história: uma análise das campanhas publicitárias da Benetton

Autori

  • Leila Bortolus Universidade Federal de São João del-Rei

Abstract

Este artigo analisa as imagens das campanhas publicitárias da empresa Benetton com base no conceito de comportamento restaurado, ou duplamente exercido, um dos postulados da teoria da performance, juntamente com o conceito de fragmento. A confluência desses dois conceitos possibilita elucidar a incrível capacidade do homem de construir e desconstruir a realidade de modo que, por meio de reflexões e resgates de elementos do passado, estes sejam trazidos novamente ao cenário da atualidade. Tal fato permite trazer à tona novos questionamentos acerca de assuntos que, devido às polêmicas que ainda suscitam, permaneceram sem um entendimento simbólico no presente.

 

Palavras-Chave: imagem; Benneton; performance.

Biografia autore

Leila Bortolus, Universidade Federal de São João del-Rei

 

Publicitária e mestranda em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Pubblicato

2011-11-29

Fascicolo

Sezione

Artigos