Racismo Ambiental

negação da cidadania

Autori

  • Rebeca Freitas Ivanicska UFLA - Universidade Federal de Lavras
  • Celso Vallin UFLA

Abstract

Diante de um mundo dinâmico e heterogêneo, as mudanças culturais e sociais que ocorrem são inevitáveis. As relações são essenciais e o espaço social é construído diariamente por diferentes realidades, nada mais comum que surja uma diversidade e pluralidade cultural no ambiente escolar. É necessário que o docente tenha sensibilidade para abraçar a realidade o qual está inserido, por isso, ao estudar a disciplina Ensino, Cultura e Meio Ambiente com o professor Celso Vallin, pelo Mestrado Profissional em Educação na Universidade Federal de Lavras, foi possível vislumbrar as inúmeras oportunidades que abrangem esse componente curricular. O meio ambiente é um tema tão recorrente na atualidade, que o seu conhecimento se torna superficial e raso, podemos ouvir muito sobre o mesmo, sem nos apropriarmos e nem inseri-lo de forma efetiva no nosso dia a dia. Exatamente por acreditar que o meio ambiente se reduziria ao desmatamento, lixo, queimadas, poluição, etc, eu não tinha muitas expectativas para a disciplina. Acreditava que iria apenas estudar um pouco dos conceitos, a preservação e conservação do meio ambiente. Porém, a cada aula, nas trocas de experiências e conhecimento, descobri que compreendia mal esse conceito, minimizando determinados elementos. Existe uma vasta gama de possibilidades de se trabalhar a educação ambiental de forma integral e total, na contemporaneidade. O aluno sempre vai trocar informações de formas variadas, e caberá ao professor explorar o meio ambiente de diferentes maneiras.Foi possível observar a falta de conhecimento e comprometimento com o meio ambiente em nossa vida e na formação docente, e como podem ser enriquecedoras e significativas as experiências advindas desses aspectos. Quando nos propusemos a escolher um problema de pesquisa ligado a uma ação na escola referente aos temas estudados na disciplina, me senti um pouco perdida.

 

Palavras-chaves: Ambiente; cidadania; racismo; educação   

Pubblicato

2023-03-14