A aquisição da língua escrita: uma abordagem dialógica-enunciativa bakhtiniana na alfabetização
Parole chiave:
Diálogo-enunciativo bakhtiniano: Paradigma indiciário: Alfabetização: Ensino da língua materna.Abstract
Buscando compreender o ensino da língua na fase de aquisição da língua escrita, este texto discorre a partir da concepção de linguagem dialógica-enunciativa bakhtinana, uma vez que acreditamos o ensino da língua como processo discursivo através das interações entre os sujeitos, seja mais eficaz para o desenvolvimento da criança enquanto ser de linguagem. É importante discutirmos esse processo, visto que ainda acredita-se que alfabetizar é apenas ensinar as letras, “sons das letras” e famílias silábicas. Olhando por outro ângulo buscamos novas concepções de ensino da língua que sejam mais eficientes para a formação da criança. Acreditamos que a escrita da criança é uma resposta a enunciados retrospectivos que nos permitem constituir enunciados prospectivos. Bakhtin (2016; 2019; 2020), Volóchinov (2020; 2021), Medvédev (2012) nos ajudam a constituir a concepção de linguagem enunciativa assumida aqui e Smolka (1999), Goulart e Gonçalves (2013) auxiliam a discussão acerca da alfabetização enquanto processo discursivo. Inspirados no paradigma indiciário de Abaurre, Fiad e Mayrink-Sabinson (1997), analisamos e refletir sobre o conhecimento que a criança demonstra conceber da língua escrita. Acreditamos que quando os alunos escrevem, eles escrevem se mostrando verdadeiros sujeitos de linguagem.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Este texto deverá ser transferido, via “Documentos suplementares”, no momento em que o autor receber a notificação de que seu texto foi aprovado. Para isso o autor deverá preencher e assinar o termo de próprio punho antes de transferi-lo digitalizado.