Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Condições para submissão:

  1. O não cumprimento das normas estabelecidas em “Condições para submissão” e “Normas para o autor” acarretará em recusa do trabalho.
  2. A contribuição é original e inédita (comprometendo-se o autor a não apresentá-la a outro periódico), e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  3. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  4. URLs para as referências foram informadas quando necessário ou sempre que possível.
  5. O arquivo submetido não contém a identificação do/a autor/a nem de sua afiliação institucional.
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para os autores:

  1. A revista receberá artigos de: graduandos, graduados, pós-graduandos, especialistas, mestres e doutores. Após a publicação, o autor deve aguardar o interstício de dois números para publicar novamente.
  2. Os artigos devem ter entre 12 e 20 páginas (incluindo bibliografia), título, resumo, abstract, e três palavras-chave, keywords. Aceitaremos artigos em português, espanhol e inglês.
  3. TÍTULO: O título, em português e inglês, deverá estar em negrito, centralizado, primeira letra maiúscula e demais em minúsculas (exceto nomes próprios), sem espaçamento entrelinhas e entre parágrafos.
  4. RESUMO: o resumo deve ser redigido em português e inglês (abstract), podendo também conter, além destes dois, resumo em espanhol ou francês com extensão de 100 a 250 palavras. O resumo deve seguir a NBR 6028. 3.6.7.
  5. PALAVRAS-CHAVE: Cada artigo deverá conter entre 03 (três) e 05 (cinco) palavras-chave em português e inglês (keywords), separadas por vírgula, com a primeira letra em maiúsculo e demais em minúsculo.
  6. IMAGENS: A inclusão das imagens seguirá a norma ABNT NBR 14724, ou seja, todos os recursos visuais (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, imagens, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e tabelas) devem ser identificados na parte superior contendo: a) palavra designativa (Imagem, Gráfico, Tabela etc.); b) número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (Imagem 1, Gráfico 3 etc.); c) respectivo título e/ou legenda explicativa sucinta. Na parte inferior, deve ser inserida a fonte. As imagens devem incluir fonte com referência bibliográfica completa, no documento suplementar; devem estar inseridas no documento de texto; Gráficos e tabelas também são considerados imagem. É fundamental que o autor se certifique sobre o uso de imagens e os direitos autorais de todo material ilustrativo.
  7. COAUTORIA: Serão aceitos artigos com um máximo de três coautores, devendo ser indicada a ordem dos nomes quando solicitado pela revista seguindo o seguinte critério: primeiro os nomes com maior contribuição no trabalho submetido ou, no caso de contribuição equitativa, seguindo ordem alfabética.
  8. RESENHAS: Entre 3 e 5 páginas. Serão aceitos textos que resenhem criticamente obras que tenham sido publicados recentemente ou então títulos há muito esgotados e com reedição recente (até três anos para obras nacionais e cinco anos para obras estrangeiras). Título opcional: Nesse caso, as referências completas da obra resenhada devem aparecer abaixo desse título. Também serão aceitas resenhas cujo título seja a própria referência da obra resenhada; não serão aceitas resenhas em coautoria.
  9. Quando houver financiamento da pesquisa, o autor deve indicar, em nota de rodapé posicionado após o título da contribuição, a instituição financiadora, e no campo específico no momento da submissão.
  10. Todos os textos deverão ser apresentados após revisão ortográfica e gramatical.
  11. As colaborações devem ser formatadas em Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 e com margens de 3 cm. As citações com mais de três linhas devem ser recuadas da margem esquerda (1,5 cm), sem aspas, em corpo 11 e espaçamento simples.
  12. As notas de rodapé devem ser de caráter estritamente explicativo e posicionadas antes da pontuação.
  13. As referências devem vir no corpo do texto tendo o seguinte formato: (SOBRENOME, ANO, página).
  14. As referências bibliográficas deverão ser integradas apenas por obras utilizadas no texto e devem ser apresentadas ao final do artigo e em ordem alfabética. Todas as submissões realizadas deverão utilizar as normas da ABNT NBR 6023:2018. Deve-se usar itálico e não negrito nos títulos de livros e periódicos. 
  15. Os nomes e endereços informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Somente os e-mails dos autores e coautores constarão no artigo publicado.
  16. No caso do artigo ser resultado de trabalho de conclusão de curso de graduação, é necessário que, no momento da submissão, em arquivos complementares, seja anexado também uma anuência do orientador do trabalho acerca da submissão. 

 

Política de Plágio


A Revista Histórias Públicas preza pelos critérios de originalidade dos trabalhos publicados. É responsabilidade de todos os autores garantir a originalidade de suas submissões, bem como realizar a devida citação das referências bibliográficas utilizadas. Na identificação de plágio, a Revista se reserva o direito de recusar e/ou retirar o texto do sistema. No mais, destacamos que a detecção de plágio será realizada por meio de software e revisão por pares.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.