CONSIDERAÇÕES ACERCA DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR EM MINAS GERAIS

Autores

  • Aline Cristina Flávio Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Curso pré-vestibular. Linguagens. Capacitação de voluntários. Correção textual-interativa.

Resumo

O presente trabalho sintetiza o desenvolvimento de um curso pré-vestibular, vinculado a um projeto de extensão de uma Universidade no Estado de Minas Gerais, objetivando explicitar o processo de realização e as efetivas ações em âmbito social. Tendo como base a Linguística Aplicada que busca aproveitar a prática como próprio espaço de criação de reflexões teóricas (ROJO, 2006; MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2011), buscou-se refletir acerca de uma proposta para ajudar alunos cadastrados no Programa Social (CadÚnico), do Governo Federal, rememorarem conteúdos que possibilitam o ingresso em cursos superiores, bem como os alunos em formação do curso de Letras que já conseguiam atuar como professores e estavam aperfeiçoando a prática por meio de estágio. Assim, o projeto ofereceu aulas de linguagens, Literatura e Redação no período de 12 semanas, sendo somente aos sábados. Foram realizados simulados no intuito de avaliar a progressão do aluno e analisadas redações solicitadas conforme o exame (ENEM), que os alunos iriam realizar. A correção das redações foi feita de forma mais interativa (ANTUNES, 2003) mediante a correção textual-interativa (RUIZ, 2010), promovendo melhor desenvolvimento. Os resultados mostraram a evolução dos alunos, principalmente em relação à redação e melhor capacitação dos voluntários do curso de Letras.

Biografia do Autor

Aline Cristina Flávio Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Linguística Sistêmico-Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: resenha acadêmica, modalização, produção de textos. Possui experiência em ensino de leitura e produção de textos nos anos finais do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio e escrita acadêmica na graduação, já tendo lecionado diversas vezes a disciplina Leitura e Produção de Textos em universidades.  Atualmente é professora do curso de Letras da UEMG- Unidade de Divinópolis.

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

Silva, A. C. F. (2023). CONSIDERAÇÕES ACERCA DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR EM MINAS GERAIS. Intercursos Revista Científica, 21(2), 53–68. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/6209