CONSIDERAÇÕES ACERCA DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR EM MINAS GERAIS
Keywords:
Curso pré-vestibular. Linguagens. Capacitação de voluntários. Correção textual-interativa.Abstract
O presente trabalho sintetiza o desenvolvimento de um curso pré-vestibular, vinculado a um projeto de extensão de uma Universidade no Estado de Minas Gerais, objetivando explicitar o processo de realização e as efetivas ações em âmbito social. Tendo como base a Linguística Aplicada que busca aproveitar a prática como próprio espaço de criação de reflexões teóricas (ROJO, 2006; MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2011), buscou-se refletir acerca de uma proposta para ajudar alunos cadastrados no Programa Social (CadÚnico), do Governo Federal, rememorarem conteúdos que possibilitam o ingresso em cursos superiores, bem como os alunos em formação do curso de Letras que já conseguiam atuar como professores e estavam aperfeiçoando a prática por meio de estágio. Assim, o projeto ofereceu aulas de linguagens, Literatura e Redação no período de 12 semanas, sendo somente aos sábados. Foram realizados simulados no intuito de avaliar a progressão do aluno e analisadas redações solicitadas conforme o exame (ENEM), que os alunos iriam realizar. A correção das redações foi feita de forma mais interativa (ANTUNES, 2003) mediante a correção textual-interativa (RUIZ, 2010), promovendo melhor desenvolvimento. Os resultados mostraram a evolução dos alunos, principalmente em relação à redação e melhor capacitação dos voluntários do curso de Letras.
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Artigo: " ________________________________________________"
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