PSICOLOGIA ESCOLAR PELOS OLHOS DE UMA ESTAGIÁRIA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Giovanna Silva Viana dos Reis Universidade Estadual do Estado de Minas Gerais
  • Laercio de jesus Café Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Estágio, Adolescentes, Relato de experiência, Autoestima

Resumo

A psicologia escolar desempenha um papel crucial no auxílio ao desenvolvimento e amadurecimento dos jovens no ambiente educacional. O psicólogo escolar atua como suporte para o autodesenvolvimento dos estudantes, promovendo reflexões e sensibilizando-os para a relação consigo mesmos e com os outros. Este relato de experiência abrange intervenções realizadas durante um estágio supervisionado em psicologia escolar, conduzido em uma escola pública em Ituiutaba (MG) para adolescentes de 11 a 17 anos. Ao longo de um semestre, foram realizadas rodas de conversa focando no autoconhecimento dos alunos no contexto escolar, abordando questões emocionais e comportamentais. O objetivo não é apenas apresentar as intervenções do estágio, mas também destacar a importância dessas práticas no contexto escolar, ressaltando sua contribuição significativa para o autoconhecimento dos estudantes e para o aprendizado dos estagiários em psicologia escolar. Além disso, enfatizamos a relevância do estágio em psicologia escolar na criação de um ambiente propício ao autoconhecimento dos alunos.

Biografia do Autor

Giovanna Silva Viana dos Reis, Universidade Estadual do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Psicologia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Campus Ituiutaba. Estagiária Clínica na abordagem Existencial-Humanista no Núcleo de Ensino e Aplicação em Psicologia (NEAP) na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Campus Ituiutaba. (Texto informado pelo autor)

Referências

ANDRADA, P. C.; DUGNANI, L. A. C.; PETRONI, A. P.; SOUZA, V. L. T. Atuação de Psicólogas (os) na Escola: enfrentando desafios na proposição de práticas críticas. Psicologia: Ciência e Profissão, 39, p. 1-16, 2019.

CRUZ, Dayane Santos; FELICISSIMO, Flaviane Bevilaque. A importância da autoestima em adolescentes que estão em contexto de vulnerabilidade social. Revista Visões, n.1, v. 8, 2021.

GUZZO R. S. L. (Org). Psicologia Escolar: LDB e educação hoje. São Paulo: Alínea, 2002.

MARTINELLI, M. L. Pesquisa Qualitativa um instigante desafio. São Paulo: Veras Editora; 1999.

MARTINS, J. (2003). A atuação do Psicólogo Escolar: Multirreferencialidade, implicação e escuta clínica. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 8, n.2, p. 39-45, 2003. Disponível em: . Acesso em: 24 de setembro de 2023.

MOURA, A. F., LIMA, M. G. A reinvenção da Roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, jan.-jun. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338/11399> Acesso em: 24 de setembro de 2023.

Souza, V. L. T., Petroni, A. P., Andrada, P. C. A Afetividade como traço da constituição identitária docente: O olhar da psicologia. Psicologia & Sociedade, 25(3), p. 527-537, 2013.

Souza, V. L. T.; Petroni, A. P.; Dugnani, L. A. C.; Andrada, P. C.; Barbosa. E. T. Psicólogo escolar e intervenções na escola: Partilhando experiências. In M. H. Bernardo, R. S. L. Guzzo, & V. L. T. Souza (Orgs.), Psicologia social: Perspectivas críticas de atuação e pesquisa, Campinas, SP: Alínea, p. 117-149, 2013.

Souza, V. L. T. Contribuições da psicologia à compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem. In V. L. T. Souza, A. P. Petroni, & P. C. Andrada (Orgs.), A psicologia da arte e a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem: Intervenções em contextos educativos diversos, São Paulo, SP: Loyola, p. 11-28, 2016.

VALLE, L. E. Psicologia Escolar: um duplo desafio. Psicologia ciência e profissão, v. 23, n.1, p. 22-29, 2003. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98932003000100004&script=sci_abstract>. Acesso em: 20 de setembro de 2023.

VIANA, Meire Nunes. Psicologia, educação e cidadania: um estudo sobre o papel do psicólogo nas raízes de cidadania em fortaleza. 2006. 194 p. dissertação (Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2006.

WARSCHAUER, C. Rodas e narrativas: Caminhos para a autoria de pensamento, para a inclusão e a formação. Psicopedagogia: Contribuições para a educação pós moderna (org. Beatriz Scoz et al.), Petrópolis, RJ: Vozes. (pp. 13-23), 2004

Downloads

Publicado

2024-07-16

Como Citar

Silva Viana dos Reis, G., & Café, L. de jesus. (2024). PSICOLOGIA ESCOLAR PELOS OLHOS DE UMA ESTAGIÁRIA:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Intercursos Revista Científica, 23(1), 104–121. Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/8213