PSICOLOGIA ESCOLAR PELOS OLHOS DE UMA ESTAGIÁRIA:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Psicologia Escolar, Estágio, Adolescentes, Relato de experiência, AutoestimaResumo
A psicologia escolar desempenha um papel crucial no auxílio ao desenvolvimento e amadurecimento dos jovens no ambiente educacional. O psicólogo escolar atua como suporte para o autodesenvolvimento dos estudantes, promovendo reflexões e sensibilizando-os para a relação consigo mesmos e com os outros. Este relato de experiência abrange intervenções realizadas durante um estágio supervisionado em psicologia escolar, conduzido em uma escola pública em Ituiutaba (MG) para adolescentes de 11 a 17 anos. Ao longo de um semestre, foram realizadas rodas de conversa focando no autoconhecimento dos alunos no contexto escolar, abordando questões emocionais e comportamentais. O objetivo não é apenas apresentar as intervenções do estágio, mas também destacar a importância dessas práticas no contexto escolar, ressaltando sua contribuição significativa para o autoconhecimento dos estudantes e para o aprendizado dos estagiários em psicologia escolar. Além disso, enfatizamos a relevância do estágio em psicologia escolar na criação de um ambiente propício ao autoconhecimento dos alunos.
Referências
ANDRADA, P. C.; DUGNANI, L. A. C.; PETRONI, A. P.; SOUZA, V. L. T. Atuação de Psicólogas (os) na Escola: enfrentando desafios na proposição de práticas críticas. Psicologia: Ciência e Profissão, 39, p. 1-16, 2019.
CRUZ, Dayane Santos; FELICISSIMO, Flaviane Bevilaque. A importância da autoestima em adolescentes que estão em contexto de vulnerabilidade social. Revista Visões, n.1, v. 8, 2021.
GUZZO R. S. L. (Org). Psicologia Escolar: LDB e educação hoje. São Paulo: Alínea, 2002.
MARTINELLI, M. L. Pesquisa Qualitativa um instigante desafio. São Paulo: Veras Editora; 1999.
MARTINS, J. (2003). A atuação do Psicólogo Escolar: Multirreferencialidade, implicação e escuta clínica. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 8, n.2, p. 39-45, 2003. Disponível em: . Acesso em: 24 de setembro de 2023.
MOURA, A. F., LIMA, M. G. A reinvenção da Roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, jan.-jun. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338/11399> Acesso em: 24 de setembro de 2023.
Souza, V. L. T., Petroni, A. P., Andrada, P. C. A Afetividade como traço da constituição identitária docente: O olhar da psicologia. Psicologia & Sociedade, 25(3), p. 527-537, 2013.
Souza, V. L. T.; Petroni, A. P.; Dugnani, L. A. C.; Andrada, P. C.; Barbosa. E. T. Psicólogo escolar e intervenções na escola: Partilhando experiências. In M. H. Bernardo, R. S. L. Guzzo, & V. L. T. Souza (Orgs.), Psicologia social: Perspectivas críticas de atuação e pesquisa, Campinas, SP: Alínea, p. 117-149, 2013.
Souza, V. L. T. Contribuições da psicologia à compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem. In V. L. T. Souza, A. P. Petroni, & P. C. Andrada (Orgs.), A psicologia da arte e a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem: Intervenções em contextos educativos diversos, São Paulo, SP: Loyola, p. 11-28, 2016.
VALLE, L. E. Psicologia Escolar: um duplo desafio. Psicologia ciência e profissão, v. 23, n.1, p. 22-29, 2003. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98932003000100004&script=sci_abstract>. Acesso em: 20 de setembro de 2023.
VIANA, Meire Nunes. Psicologia, educação e cidadania: um estudo sobre o papel do psicólogo nas raízes de cidadania em fortaleza. 2006. 194 p. dissertação (Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2006.
WARSCHAUER, C. Rodas e narrativas: Caminhos para a autoria de pensamento, para a inclusão e a formação. Psicopedagogia: Contribuições para a educação pós moderna (org. Beatriz Scoz et al.), Petrópolis, RJ: Vozes. (pp. 13-23), 2004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ofício de Encaminhamento (MODELO)
Local e data
Caro Editor,
Estou (amos) encaminhando em anexo, o texto “..................................................” para análise e possível publicação na Revista Cientifica Intercursos da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG.
Declaro (amos) que o trabalho é original e não foi encaminhado para nenhum outro periódico ou revista científica, independente do idioma e que aceito (amos) ceder o direito de reprodução para a Revista Cientifica Intercursos, do texto cujo título está acima descrito (ou o título que posteriormente chegar a ser adotado, para atender às sugestões dos editores / avaliadores).
(SÓ NO CASO ESPECÍFICO)
Tendo em vista a impossibilidade do coautor assinar a declaração, o autor principal assume a responsabilidade pela concordância do mesmo em relação ao conteúdo do trabalho e desta correspondência.
Atenciosamente,
Assinatura do autor
(Nome completo, dados funcionais)
Assinatura do coautor (es):
(Nome completo, dados funcionais)
ANEXO II
TERMO DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS À INTERCURSOS
Utilize o modelo abaixo, preenchendo e enviando, via correio para Equipe/Contato Principal, no endereço de contato (pág.1).
Artigo: " ________________________________________________"
(As pessoas relacionadas como autor e coautor devem assinar este documento)
DECLARO (AMOS), caso o artigo acima titulado seja aceito para publicação na Intercursos Revista Cientifica que o mesmo é original e de minha (nossa) autoria e que nem este texto, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou está sendo aceito para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos) ainda, que participei (amos) significativamente na elaboração do trabalho para tornar pública minha (suas) responsabilidade (s) pelo conteúdo, revisão critica e pela aprovação final do mesmo.
EM CONSEQUÊNCIA, firmo (amos) o presente Termo de Cessão Gratuita e que concordo (amos) que os direitos autorais do referido manuscrito se tornarão propriedade exclusiva da Intercursos Revista Científica da Universidade de Minas Gerais (UEMG) – UNIDADE ITUIUTABA-MG, vedada a sua utilização para fins comerciais e qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia autorização seja solicitada e, se obtida, farei (mos) constar meu (nossos) agradecimentos à Intercursos Revista Científica, bem como, manifesto (amos) a concordância com as correções gráficas que poderão ser efetuadas pelos avaliadores.
Data: ....... /........./
Assinatura do autor principal
(Nome)
Assinatura do coautor (es):
(Nome)