PSICOLOGIA ESCOLAR PELOS OLHOS DE UMA ESTAGIÁRIA:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Giovanna Silva Viana dos Reis Universidade Estadual do Estado de Minas Gerais
  • Laercio de jesus Café Universidade do Estado de Minas Gerais

Palabras clave:

Psicologia Escolar, Estágio, Adolescentes, Relato de experiência, Autoestima

Resumen

A psicologia escolar desempenha um papel crucial no auxílio ao desenvolvimento e amadurecimento dos jovens no ambiente educacional. O psicólogo escolar atua como suporte para o autodesenvolvimento dos estudantes, promovendo reflexões e sensibilizando-os para a relação consigo mesmos e com os outros. Este relato de experiência abrange intervenções realizadas durante um estágio supervisionado em psicologia escolar, conduzido em uma escola pública em Ituiutaba (MG) para adolescentes de 11 a 17 anos. Ao longo de um semestre, foram realizadas rodas de conversa focando no autoconhecimento dos alunos no contexto escolar, abordando questões emocionais e comportamentais. O objetivo não é apenas apresentar as intervenções do estágio, mas também destacar a importância dessas práticas no contexto escolar, ressaltando sua contribuição significativa para o autoconhecimento dos estudantes e para o aprendizado dos estagiários em psicologia escolar. Além disso, enfatizamos a relevância do estágio em psicologia escolar na criação de um ambiente propício ao autoconhecimento dos alunos.

Biografía del autor/a

Giovanna Silva Viana dos Reis, Universidade Estadual do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Psicologia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Campus Ituiutaba. Estagiária Clínica na abordagem Existencial-Humanista no Núcleo de Ensino e Aplicação em Psicologia (NEAP) na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Campus Ituiutaba. (Texto informado pelo autor)

Citas

ANDRADA, P. C.; DUGNANI, L. A. C.; PETRONI, A. P.; SOUZA, V. L. T. Atuação de Psicólogas (os) na Escola: enfrentando desafios na proposição de práticas críticas. Psicologia: Ciência e Profissão, 39, p. 1-16, 2019.

CRUZ, Dayane Santos; FELICISSIMO, Flaviane Bevilaque. A importância da autoestima em adolescentes que estão em contexto de vulnerabilidade social. Revista Visões, n.1, v. 8, 2021.

GUZZO R. S. L. (Org). Psicologia Escolar: LDB e educação hoje. São Paulo: Alínea, 2002.

MARTINELLI, M. L. Pesquisa Qualitativa um instigante desafio. São Paulo: Veras Editora; 1999.

MARTINS, J. (2003). A atuação do Psicólogo Escolar: Multirreferencialidade, implicação e escuta clínica. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 8, n.2, p. 39-45, 2003. Disponível em: . Acesso em: 24 de setembro de 2023.

MOURA, A. F., LIMA, M. G. A reinvenção da Roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, jan.-jun. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338/11399> Acesso em: 24 de setembro de 2023.

Souza, V. L. T., Petroni, A. P., Andrada, P. C. A Afetividade como traço da constituição identitária docente: O olhar da psicologia. Psicologia & Sociedade, 25(3), p. 527-537, 2013.

Souza, V. L. T.; Petroni, A. P.; Dugnani, L. A. C.; Andrada, P. C.; Barbosa. E. T. Psicólogo escolar e intervenções na escola: Partilhando experiências. In M. H. Bernardo, R. S. L. Guzzo, & V. L. T. Souza (Orgs.), Psicologia social: Perspectivas críticas de atuação e pesquisa, Campinas, SP: Alínea, p. 117-149, 2013.

Souza, V. L. T. Contribuições da psicologia à compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem. In V. L. T. Souza, A. P. Petroni, & P. C. Andrada (Orgs.), A psicologia da arte e a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem: Intervenções em contextos educativos diversos, São Paulo, SP: Loyola, p. 11-28, 2016.

VALLE, L. E. Psicologia Escolar: um duplo desafio. Psicologia ciência e profissão, v. 23, n.1, p. 22-29, 2003. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98932003000100004&script=sci_abstract>. Acesso em: 20 de setembro de 2023.

VIANA, Meire Nunes. Psicologia, educação e cidadania: um estudo sobre o papel do psicólogo nas raízes de cidadania em fortaleza. 2006. 194 p. dissertação (Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2006.

WARSCHAUER, C. Rodas e narrativas: Caminhos para a autoria de pensamento, para a inclusão e a formação. Psicopedagogia: Contribuições para a educação pós moderna (org. Beatriz Scoz et al.), Petrópolis, RJ: Vozes. (pp. 13-23), 2004

Publicado

2024-07-16

Cómo citar

Silva Viana dos Reis, G., & Café, L. de jesus. (2024). PSICOLOGIA ESCOLAR PELOS OLHOS DE UMA ESTAGIÁRIA:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Intercursos Revista Científica, 23(1), 104–121. Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/8213