PEDAGOGIA FREINET E ENGENHARIA: CARACTERISTICAS A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES E PROJETOS PEDAGÓGICOS

Authors

  • Natália Cornélia Silva Campos
  • Hélio Oliveira Ferrari

Keywords:

Pedagogia Freinet, Projeto Pedagógico de Curso, Diretrizes Curriculares.

Abstract

Este artigo apresenta a proposição da Pedagogia Freinet para o ensino de Engenharia. A pedagogia Freinet é uma metodologia baseada na prática vivencial e no uso intensivo de tecnologias para a construção de conhecimento. Comparam-se as invariantes pedagógicas com as proposições das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Além disso, o Projeto Pedagógico de Curso busca, também, compreender as diferentes normatizações que regulam a educação superior e, ao mesmo tempo, argumenta que o conhecimento desses preceitos auxilia sua concretização, esta parte deve incorporar objetivos, os estudos críticos e resultados, como procedimentos de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem dos cursos de engenharia, instrumentos normativos de apoio (TCC, estruturação do colegiado, processo de estágio).

References

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

BOURDARIAS, J. Schéma d'une classe Freinet (é cole élémentaire) IN. FREINET, C L’ organisation de la classe. Dossier pédagogique de l’ Ecole Moderne n°5 Supplément au numéro 2 du 15 septembre 1964 Disponível: https:www.icem-pedagogie-freinet.org/node/15560. Acesso em: 30 nov. 2019

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES 146/2002de 03 de abril de 2002. Disponível: http:portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0146.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.

Outros. . . .

Published

2021-06-21

How to Cite

Cornélia Silva Campos, N. ., & Oliveira Ferrari, H. . (2021). PEDAGOGIA FREINET E ENGENHARIA: CARACTERISTICAS A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES E PROJETOS PEDAGÓGICOS. Intercursos Revista Científica, 19(2). Retrieved from https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/5843