ALFABETIZAÇÃO DE ITUIUTABA: VIVÊNCIAS NO GRUPO ESCOLAR GOVERNADOR CLÓVIS SALGADO - 1957-1971

Autores/as

  • Tânia Rezende Silvestre Cunha, Sonia Maria Santos.

Resumen

Esta é uma pesquisa dedicada a desvendar, a partir das práticas vivenciadas por duas alfabetizadoras, uma diretora e duas alunas, a História da Alfabetização no Grupo Escolar Governador Clóvis Salgado, do município de Ituiutaba, Minas Gerais, no período de 1957-1971. Apartir da análise qualitativa das entrevistas e de todo o levantamento histórico e biográfico das práticas no Grupo Escolar em questão, observamos que a hipótese inicial de que a cartilha Caminho Suave teria sido utilizada no período em estudo foi contrariada. Percebemos, contudo, que as cartilhas utilizadas nessa época pelas alfabetizadoras foram Cartilha da Infância e As Mais Belas Histórias. Constatamos também que na mesma escola, durante o mesmo período e com as mesmas condições de trabalho, as alfabetizadoras utilizavam cartilhas e métodos diferenciados. A história oral, como metodologia da pesquisa, foi fundamental para a realização deste estudo. Os resultados revelam que as práticas são carregadas de valores e representações que essas profissionais construíram e constroem ao longo de toda a sua vida. 

Publicado

2017-07-07

Cómo citar

Sonia Maria Santos., T. R. S. C. (2017). ALFABETIZAÇÃO DE ITUIUTABA: VIVÊNCIAS NO GRUPO ESCOLAR GOVERNADOR CLÓVIS SALGADO - 1957-1971. Intercursos Revista Científica, 11(1). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/2378