UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

  • Nayara Cristina de Sene Souza, Cláudia Macedo Coutinho Freitas.

Resumen

Este trabalho tem por objetivo refletir a respeito do ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa. A hipótese norteadora deste trabalho fundamenta-se na ideia de que a grande maioria dos alunos apresenta dificuldades no estudo das normas gramaticais, considerando-o difícil e desinteressante, porém são capazes de utilizar a língua em diferentes situações de comunicação. A pesquisa é de natureza bibliográfica e será fundamentada em estudos BECHARA (2001); NEVES (1999); PERINI (2003); POSSENTI(2004); SILVA(2000) ; TRAVAGLIA (2004,2006). A partir da pesquisa, defendemos que, faz-se necessário haver uma mudança de enfoque no ensino de gramática nas aulas de Língua Portuguesa, sobretudo no que se refere à apropriação de um conjunto de regras gramaticais arbitrárias.

Publicado

2017-07-07

Cómo citar

Cláudia Macedo Coutinho Freitas., N. C. de S. S. (2017). UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Intercursos Revista Científica, 11(1). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/2380