AVALIAÇÃO DA FARINHA DE OSSO EM COMBINAÇÃO COM OUTRAS FONTES ORGÂNICASSOBRE A PRODUTIVIDADE DE ALFACE (lactuca sativa L.)NO MUNICÍPIODE ITUIUTABA (MG)

Autores/as

  • Ismael Ferreira, Jeová Luciano Barbosa Sobrinho, Mariana de Paula Gonçalves Frutuoso Ferreira.

Resumen

Com o objetivo de verificar a eficiência da farinha de osso usada isoladamente, ou em combinação com outras fontes sobre a produtividade de alface orgânica, foi conduzido um experimento no Campus da UEMG/FEIT em Ituiutaba (MG) utilizando canteiros de 1,00 m de largura por 7,25 m de comprimento,onde se distribuíram os seis tratamentos e as quatro repetições em delineamento de blocos ao acaso com espaçamento de 0,25 m entre plantas e 0,25 m nas entrelinhas. Nas parcelas com dimensões de 1,00 m x 1,25m foram colocadas 16 plantas, colhendo-se apenas as quatro plantas centrais para as avaliações. Foram testados os seguintes tratamentos: T1= controle; T2=farinha de osso; T3=farinha de osso+torta de mamona; T4=farinha de osso+composto de destilaria; T5=farinha de osso+húmus; T6=farinha de osso+torta de mamona+composto de destilaria+húmus.Os adubos foram incorporados aos canteiros três semanas antes do transplantio das mudas, sendo a colheita realizada 44 dias depois. As características avaliadas foram:produção de fitomassa fresca e seca, altura e o número médio de folhas das plantas. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. O uso isolado da farinha de osso autoclavada mostrou-se pouco eficiente, sendo que a mistura com mais fontes orgânicas refletiu-se em melhores produtividades.

Publicado

2017-07-07

Cómo citar

Mariana de Paula Gonçalves Frutuoso Ferreira., I. F. J. L. B. S. (2017). AVALIAÇÃO DA FARINHA DE OSSO EM COMBINAÇÃO COM OUTRAS FONTES ORGÂNICASSOBRE A PRODUTIVIDADE DE ALFACE (lactuca sativa L.)NO MUNICÍPIODE ITUIUTABA (MG). Intercursos Revista Científica, 11(1). Recuperado a partir de https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/2381